TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, agosto 13, 2015

CABLOCO TRANCA-RUA NO TSE: FUX PEDE VISTA EM PROCESSO QUE POSTULA CASSAÇÃO DO MANDATO DE DILMA PROCRASTINANDO EXAME DA MATÉRIA.

Gilmar Mendes votou a favor mas Fux pediu vista paralisando a votação no TSE. Agora não há previsão para a retomada do julgamento do pedido do PSDB de impugnação do mandato face às graves irregularidades que viciam a campanha eleitoral de Dilma-Temer. 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar nesta quinta-feira um recurso apresentado pelo PSDB contra a decisão da ministra-relatora Maria Thereza de Assis Moura, que rejeitou uma ação pela impugnação do mandato da presidente Dilma Rousseff. Neste momento, o placar está em 2 votos a 1 a favor da impugnação - os ministros Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha votaram a favor.
O recurso tucano argumenta que, durante a campanha eleitoral, houve abuso de poder político da presidente pela prática de desvio de finalidade na convocação de rede nacional de emissoras de rádio e televisão e também aponta manipulação na divulgação de indicadores socioeconômicos. Sustenta ainda que houve abuso de poder econômico, gastos de campanha em valor maior que o limite informado e que a campanha petista foi financiada com doações de empreiteiras contratadas pela Petrobras num esquema de distribuição de propinas. Ou seja: o PSDB afirma que essas irregularidades comprometem a legitimidade das eleições do ano passado e pede a cassação do mandato de Dilma e seu vice, Michel Temer.
Nesta quinta-feira, após o voto de Gilmar Mendes, o ministro Luiz Fux pediu vista do processo, o que voltou a paralisar a análise do caso - não há prazo estipulado para retomar o julgamento.
Em seu voto, Mendes criticou o enfraquecimento das instituições e apontou como exemplo o Tribunal de Contas da União (TCU). "Quando as instituições não funcionam, elas perdem o seu sentido e não são levadas a sério. Estamos a ver neste momento o que está acontecendo no TCU. Veja o mal que isso está causando às instituições", disse.
O TCU concedeu na quarta-feira prazo adicional de quinze dias para que a presidente Dilma Rousseff apresente explicações complementares sobre irregularidades apontadas nas contas de 2014 - as chamadas "pedaladas fiscais". A proposta foi aprovada pelo tribunal após pressão do Palácio do Planalto e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Durante a votação no TSE, Gilmar Mendes lembrou a Operação Lava Jato, que apura o esquema de desvios de recursos da Petrobras, e disse que a operação tem reflexo nas ações que estão sendo analisadas pelo TSE. Ao justificar a demora em devolver o processo, Mendes disse que levou cinco meses - de março, quando pediu vista, até agora - porque "a toda hora tinha que fazer atualizações" no caso devido à evolução da Lava Jato. "A cada nova operação, há fatos conexos aqui", argumentou. "Puxa-se uma pena e vem uma galinha na Lava Jato."
Mendes ainda ressaltou a importância de julgar casos de corrupção. "A Justiça Eleitoral não pode ficar indiferente a esse tipo de exame ou liminarmente indeferir um pedido de busca esclarecer. Não se trata de cassar mandato aqui, mas de ver o que ocorreu", disse.
O ministro João Otávio de Noronha manifestou sua indignação sobre as denúncias de corrupção e valorizou a necessidade de apurá-las. "É notório que houve desvio (de dinheiro). Se repercutiu ou não nas eleições de 2014, é o que tem que ser apurado. Até pouco tempo dizia-se que não, mas de repente um dos empreiteiros contratados em delação premiada 'sigilosa' - todo mundo sabia menos os juízes aqui - disse que ele foi contabilizado porque a forma de doar era ilegítima", ressaltou. Do site da revista Veja

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro jornalista Amorim, o TCU estremeceu e procrastinou, por mais quinze dias, a decisão referente aos mal-feitos da Gerentona.
O TSE, via Fuks, procrastina (ad infinitum?)o seu parecer.
Parece que esses julgadores querem medir a temperatura no país dia 16. Se for alta, resolverão logo.
Cambada de bundas-moles! Aspecto técnico o caralho. Frouxos, moralmente, e servis à causa petralha.

Viva MORO!
Viva MENDES!
Viva o Brasil, acima de tudo!

Gaudêncio Sette Luas

Anônimo disse...

Deve ter o rabo preso!

Lourdes

leandro disse...

Aluizio, veja esse vídeo.... https://www.youtube.com/watch?v=MSRsTJk__zA

Marat da Silva disse...

.
Rabo preso Fux não deve ter, mas com certeza uma vaguinha para sua filha num tribunal qualquer, ah! isso ele quer.
.
Mas este "Ministro do PT"(apenas mais um esquerdopata), não se esqueça da HISTÓRIA e de sua descendência. O Brasil do futuro com certeza julgará esses levianos.
.
O que eles defendem? Apenas ganhos pessoais, nada mais, pois o que esse governico do PT representa, é ZERO à ESQUERDA, ou seja NADA, aliás nunca foi em lugar algum do planeta desde o séc. XIX, no séc. XX eles conseguiram apenas mais de 100 milhões de mortes, isso foi a única grandiosidade do comunismo/socialismo/progressismo/bolivarianismo, ou como queiram chamar qualquer esquerdopatia.

Paulo Rocha disse...

A ORCRIM tem muitos cumplices, isto sim é golpismos into que estamos muito próximos de uma guerra civil , STJ e CUT já acenderam o pavio...................*

roberto7c disse...

Deve ser a moeda que está usando para conseguir a nomeação da filha.