TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 16, 2016

ADEUS, CORONEL.

Existem aquelas pessoas que quando se vão desta vida fazem uma falta danada. O Coronel, que por anos editou o famoso Blog do Coronel, é um desses casos. Faleceu nesta terça-feira. Raros são os blogs independentes fora dos grandes portais da internet com qualidade e profissionalismo. O Blog do Coronel se destacava justamente pela qualidade sem falar nos inúmeros 'furos' jornalísticos e o bom humor.

Além disso tudo, Coronel - pseudônimo que dava o nome ao blog - era uma irreverência. Seu titular era um civil inteligente e obstinado defensor da liberdade e da democracia.
Quando me transferi para o jornalismo digital a esposa do Coronel mantinha então com atualização diária o Blog da Nariz Gelado. Coisa de quase 10 anos atrás. E Foi Nariz Gelado quem me ajudou a aparecer na dita blogosfera numa época em que as redes sociais apenas engatinhavam e nem sequer tinham essa capilaridade de hoje em dia. Nariz linkou o meu blog ajudando muito a difundí-lo.

Algum tempo depois descobri que Nariz Gelado morava aqui em Florianópolis. Nessa época o seu marido, o Coronel, ainda não estava com o blog no ar. Nos conhecemos e nos tornamos amigos. Anos depois levantaram acampamento e mantivemos a amizade por meio da internet.

Mas nesta terça-feira fui colhido pela infausta notícia. E foi Nariz Gelado quem comunicou o falecimento do Coronel.

É com grande pesar esse adeus ao Coronel. Para Nariz Gelado e familiares o meu abraço de conforto nessa hora fatídica em que reina, lamentavelmente, a tristeza.

Transcrevo a nota que Nariz Gelado postou no Blog do Coronel:
Prezados leitores e amigos,
É com imensa dor e tristeza que cumpro a tarefa de comunicar o falecimento do titular deste blog.
Nos últimos quatorze meses, Coronel lutou sua maior batalha: uma batalha pela vida e contra o câncer. Se é verdade que caiu, o fez, como ele mesmo gostava de dizer, “atirando”. Lutou feito um leão até o último suspiro.
Não irei me estender aqui em homenagens ao homem, marido, pai e amigo que foi. São coisas que dizem respeito à esfera pessoal, um tanto distante deste espaço. 
Deixo aqui apenas a minha homenagem ao brasileiro, blogueiro, guerreiro implacável, que tantas horas dedicou ao combate daqueles que roubam e violentam o país – atividade que só deixou na última semana porque já não era fisicamente possível prosseguir.
Fica, também, como ele queria, o agradecimento aos leitores que o acompanharam durante todos esses anos. Muito obrigada, de coração.
Sei que vocês poderão entender que, a despeito do grave momento pelo qual passa o país, não me é possível decidir, agora, qualquer coisa a respeito deste espaço. Também não passa pela minha cabeça que o Coronel possa ser substituído – não creio que alguém tenha condições de fazê-lo à altura.
Em algum momento, quando a dor amainar, retornarei às redes com o meu perfil. Por ora, contudo, prefiro me manter em silêncio, afastada tanto das homenagens quanto das demonstrações de falta de respeito que certamente virão. Bem sei que o Coronel combatia hienas. E é para não ouvir o riso mórbido delas que me manterei afastada por algum tempo.
Adeus, meu guerreiro. Tua luta está registrada na história deste país. 
Nariz Gelado

29 comentários:

Luciano Perim disse...

Lamento muito a morte dele. O seu blog e o dele sempre me nutriram das melhores informações. Deus o acolha e conforte os seus
Forte abraço.

Unknown disse...

Triste muito triste, sem palavras

José Ricardo Ferreira Netto disse...

Lamentável! Eu era leitor assíduo do "Coronel". Que Deus conforte a família.

Adhemar disse...

Muito tocante e justa sua homenagem ao destemido e inteligente Coronel que, assim como o seu blog, preencheu durante tanto tempo o espírito sedento da verdade dos fatos de tantos leitores e fãs diários. Que a Nariz Gelado continue a sustentar a bandeira que seu incansável guerreiro tanto honrou. A luta não pode parar.
Obrigado, Coronel.
Obrigado, Aluizio.

Anônimo disse...

Bom blog, bom combatente! Os meus sentimentos para familiares.

Anônimo disse...

bonito...

parabéns, Aluizio...

foi o único blog que vi que teve a decência e a honradez de fazer o merecido registro...

Anônimo disse...

Obrigado pela sua justa homenagem ao Coronel. Ele ficará para sempre na nossa memória.

Anônimo disse...

Caro Aluizio,

fiquei emocionada com sua homenagem ao nosso Coronel do Coturno Noturno.

Peço licença para que iniciemos uma nova fase aqui no seu blog... Conclamo aos Coturneiros a escrevermos aqui e prosseguirmos o que nosso Coronel sempre fez: lutar contra o PT!

Prossigamos lutando contra essa Organização Criminosa que se apoderou do Brasil e que prepara seu golpe fatal com Lula dentro do governo:
ele acabará com a operação Lava Jato, acabará com a liberdade de imprensa e com a internet livre!

Precisamos continuar o trabalho do Coronel! Não podemos desistir por mais desespero sintamos!
Por amor ao Brasil, por amor à liberdade e em honra do nome do nosso Coronel anônimo, sem rosto ou voz conhecida, mas com sua letra preciosa que durante anos lutou bravamente contra o PT!

A HORA É AGORA! CHEGA! BASTA!

OU NOS LIVRAMOS DO PT,
OU O PT ACABARÁ DEFINITIVAMENTE COM O BRASIL!


Flor Lilás

Anônimo disse...

Aluízio, fiquei órfão. Não tinha uma manhã que não me informava e me orientava pelo Blogueiro que ora se vai. Sinto um vazio . Quando a desesperança me alcançava com tendências desfavoráveis nas eleições era no Coronel que buscava alento e forças para continuar lutando nas nossas lutas . Ele deixou um vazio porém preencheu um grande vácuo com discípulos e seguidores. Peço ao criador que o receba e que ele vá sabendo que o trabalho dele não foi em vão .

Anônimo disse...

Fui leitora e fa do Coronel desde os tempos em que ele fazia comentarios no blog do Noblat. Sempre o admirei pela coragem, pelacultura, pela coragem. Acessava seu site varias vezes por dia. Espero que sua esposa consiga vencer a dor e continuar sua obra.

Anônimo disse...

O ano passado faleceu o Thomaz Magalhães, do blog trem azul, agora o Coronel, que triste.
Meus sentimentos a família.
Fica com Deus Coronel.

glauco disse...

Perdemos um CORONEL de verdade em prol de um Brasil decente. Paz e nossos profundos sentimentos `a familia enlutada.

Edmundo disse...

O Coronel se foi, que vá em Paz, Grande Guerreiro, sempre acompanhei o Blog do Coronel e foi com muita tristeza que recebi a notícia da sua partida. Ainda bem que temos Você, Antagonista, entre outros, para nos informar com todas as verdades dos bastidores dessa que ainda posso chamar Republica. Como disse o Adhemar a Luta não pode parar. Obrigado Coronel. Obrigado Aluizio

Anônimo disse...

Lamento, um soldado deixa a trincheira. Deus o tenha.

Anônimo disse...

Caro Aluizio,

peço licença novamente...

Coturneiros!

por favor, passem lá no Coturno Noturno, o Coronel do blog para prestar homenagens e dar as condolências à Nariz Gelado! Foram 14 meses de luta contra o câncer, sem abandonar a batalha contra o PT! Agora pela manhã há 194 mensagens. Lindas e emocionadas mensagens.

Grata Aluizio!

Flor Lilás

Serjão disse...

O Coronel foi justamente o pioneiro em mudar o patamar do blogs independentes mudando de algo simplesmente opinativo para algo informativo e com viés investigativo. Que tenha o descanso merecido.

Ferreira Pena disse...

Acompanhei o Coronel por anos. Grande jornalista e com certeza é uma baixa de peso no jornalismo sério.

Paulo Helmich disse...

Acompanhei e comentei no Coturno Noturno desde o início! Mas já lia os comentários atilados do Coronel quando ele era presença garantida como comentarista do Blog do Noblat!
O Coturno Noturno era o primeirão na minha lista de favoritos (depois vem Aluízio Amorim, Reinaldo Azevedo...)!!! Um soldado que perdemos na luta contra o nefasto lulopetismo! Um soldado não, um CORONEL!!!!

Finish them! disse...

Nossa... que surpresa! Frequentei o site dele desde os primórdios. Realmente, ele era tudo isso que Vc diz acima. Pioneiro incansável na defesa da Democracia, com posições claras e sem papas na língua. Tinha, claro, o seu estilo próprio de fazê-lo, o que às vezes desagradava a alguns. Mas acima de tudo um Brasileiro honesto não só de princípios, mas sobretudo de ação. Que Deus o tenha.

Anônimo disse...

Prezado Aluizio,

Obrigada por prestar esta homenagem ao nosso Querido Coronel!

Foi-se mais um grande guerreiro, em todos os sentidos! Que ele descanse em paz.

De tanto que cativou seus coturneiros, com seus posts inteligentes, milhares de guerreiros nasceram graças ao blog Coturno Noturno.

Por esta razão, os leitores cativos do Blog do Coronel darão sequência à sua luta contra esta canalha que se apoderou de nosso país.


Chris/SP











Anônimo disse...

As peças mais preciosas são as que perdemos primeiro.Vá em paz meu velho.Deus preparou uma grande festa para sua chegada em seu reino,e de lá,olhe para quem ficou .Deixe a porteira aberta,pois passaremos por ela também.


.'.

Anônimo disse...

Fui leitor pioneiro e fanático do Coronel.Agora, mesmo com enorme tristeza, temos que respirar fundo e seguir na guerra para libertar o Brasil desses marginais do PT. Olhe nós Coronel e um abraço!

Eduardo RJ

Anônimo disse...

Adeus, Coronel. Sua luta por um Brasil decente não vai ser em vão! Deixa uma enorme saudade. Nós, leitores, estamos um pouco mais órfãos. Deus o receba como um bravo lutador!

Unknown disse...

Nos leitores do Coronel estamos órfãos ,várias vezes ao dia passeava pelos melhores blogues : Coronel,Aluizio,Cláudio Humberto,O Antagonista ,nessa ordem ,fica um vazio,descansa em paz.

Anônimo disse...

Porque só os bons estão indo!... O mudo está cada vez mais órfão.
Descanse em Paz.

Anônimo disse...

Eu sempre acompanhava o blog dele. Combateu com bom combate e vai fazer muita falta. Descanse em paz!

Anônimo disse...

Lamentei profundamente a morte dele, Aluizio. Ele, da mesma forma que você, representam um baluarte em defesa da democracia, da honra e da liberdade. Que ele encontre a recompensa de sua luta ao lado de quem venceu todas as lutas.

Continuaremos aqui, na trincheira, sem esmorecer. Jamais!

Antipetista disse...

Os guerreiros estão indo embora, enquanto os crápulas estão ficando. Triste!

Elenir disse...

boa tarde ! Volto aqui pra chorar mais um pouco pelo acontecido com Coronel, fiquei . Não consigo aceitar....