TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 24, 2016

É COISA MUITO SÉRIA: CERCADO POR MÚLTIPLAS INVESTIGAÇÕES LULA DIFICILMENTE ESCAPARÁ DAS MALHAS DA LEI.

Em 25 de novembro de 2015, por volta das 6 horas da manhã, a Polícia Federal chegou ao hotel Royal Tulip, em Brasília, para cumprir uma ordem de prisão. Antes que os agentes dissessem qualquer coisa, um dos recepcionistas informou: “O quarto do presidente Lula é por ali”. O alvo, porém, era outro. O senador petista Delcídio do Amaral ainda dormia quando os policiais anunciaram que ele estava preso por participar de um complô para sabotar a Operação Lava-Jato. O resto da história é conhecido: preso, Delcídio fez acordo de delação e contou que, ao oferecer dinheiro para silenciar uma testemunha sobre o papel do PT na corrupção da Petrobras, estava a mando do ex-presidente Lula.
Na semana passada, o Ministério Público Federal reforçou a denúncia contra Lula e outras seis pessoas pela tentativa de obstruir a Justiça, crime cuja pena máxima chega a oito anos de prisão. Apontado como chefe da trama, o ex-­presidente, segundo os investigadores, “impeliu a adoção de medidas para a compra do silêncio de Nestor Cerveró”, ex-diretor da Petrobras envolvido no escândalo. A intenção do grupo, de acordo com a denúncia, era ocultar fatos que pudessem comprometer o ex-presidente e um de seus amigos mais próximos, o pecuarista José Carlos Bumlai, também preso, numa operação fraudulenta que rendeu 12 milhões de reais ao PT.
SUBORNO COMO MÉTODO
Para evitar que os detalhes do golpe fossem revelados, o ex-presidente escalou Delcídio, ex-líder do governo Dilma, para “contornar” o problema. O método para conseguir chegar lá? O suborno. No documento encaminhado à Justiça, obtido por VEJA, o MPF anexou extratos bancários com as transferências de dinheiro, mensagens de funcionários do Instituto Lula e bilhetes aéreos que comprovam as reuniões entre o ex-presidente e o senador, cujo mandato foi cassado após o escândalo.
Não é a primeira vez que Lula é suspeito de tentar atrapalhar a Lava-­Jato. VEJA revelou no início de julho que o ex-presidente está no topo da lista de outra investigação por obstrução da Justiça. Fracassada a tentativa de suborno de Nestor Cerveró e na iminência de ter um pedido de prisão decretado, Lula foi nomeado ministro-chefe da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff. As investigações revelaram que a nomeação escondia o ardil de contemplar Lula com o foro privilegiado e assim fa­zê-lo escapar das sentenças do juiz Sergio Moro, de Curitiba. Ganhara, com a ajuda de Dilma, um salvo-conduto. As conversas telefônicas acerca da nomeação estavam sendo monitoradas pela polícia. Mostraram Lula, Dilma e um ministro do governo articulando incursões para tentar impedir as investigações. O ex-­presidente chegou a recomendar a seu advogado que “conversasse” com o procurador-ge­ral Rodrigo Janot e lembrasse a ele que só fora indicado para o cargo com o aval dele, Lula. Sugeria que era uma boa hora para Janot retribuir a gentileza. Os diálogos, segundo o MPF, apontam que “Lula atuou diretamente com o objetivo de interferir no trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Ministério da Justiça, seja no âmbito da Justiça de São Paulo, seja do Supremo Tribunal Federal ou mesmo da Procuradoria-Geral da República”.
CERCADO POR TODO LADO
O ex-presidente é alvo de múltiplas investigações em três capitais. Em Curitiba, há duas investigações que apuram suspeitas de corrupção, ocultação de patrimônio e organização criminosa a respeito da compra de um sítio em Atibaia, interior de São Paulo, e de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista. Em São Paulo, o Ministério Público pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de ter praticado os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Em Brasília, o terceiro polo das investigações, além dos dois casos de obstrução da Justiça, Lula é investigado por suspeita de tráfico de influência internacional em favor da Odebrecht em países onde a empreiteira desenvolve projetos financiados pelo BNDES.
A lista de enroscos na Justiça aumenta na mesma proporção que encolhe a de aliados e correligionários fiéis. Lula tem visto seu prestígio político derreter cada vez que decide pô-lo à prova. Sentiu-se humilhado com a ampla derrota de Dilma na votação do impeachment na Câmara, que ele se empenhou pessoalmente em evitar. Recentemente, quando tentou reunir apoiadores para reverter o resultado do processo no Senado, não encontrou mais que meia dúzia de senadores dispostos a dividir com ele a mesa de jantar. Dono de uma fortuna superior a 30 milhões de reais, o ex-presidente está cada vez mais só e encrencado. Mas nega todas as acusações ao seu modo peculiar de fazer hipérboles: “Não existe ninguém mais honesto do que eu”. Do site da revista Veja

9 comentários:

Anônimo disse...

É forçoso admitir, caro Aluízio Amorim, que os membros do Judiciário têm uma pontinha de medo do Jararaca, talvez superestimando uma possível reação de seus asseclas dos "movimento social"!!!!

Anônimo disse...

"Não existe ninguém mais onéstu que eu" - pensando bem - sabem que essa atribuição a si está correta?
Onestidádi, cinsseridádi, ntegridádi, probidádi, ceriedádi, imparssialidádi, equidádi, conssença limpa, lealdádi, correçaum, onradeis, dignidádi, lizura, retidaum etc!
Ajuntem-se mais, como seu decôru, castidádi, respeitabilidádi, mudestia, dessença, pudô e muitos mais, infinitos mais...
Mesmo com todos esses dotes, de nada sabendo ou vendo, não teria de como se safar do sol quadrado!
Dia 31/07 nas ruas!

Anônimo disse...

O problema é o tempo!! É preciso que Lula seja condenado em 2ª instância até meados de 2018, caso contrário poderá se candidatar!! Lula, apesar de tudo, é imbatível em 2018, infelizmente!!!

Anônimo disse...

A única questão agora é: Quando este pinguço psicopata vai para a cadeia!

samuel disse...

AVISO AO Anonimo acima: O movimento pras ruas foi transferido para a AGOSTO 2016 DIA 20/22/ devido ao Levandoski ter transferido a sessão de cassação Definitiva de DIRMA...

Anônimo disse...

"O problema é o tempo!! É preciso que Lula seja condenado em 2ª instância até meados de 2018, caso contrário poderá se candidatar!! Lula, apesar de tudo, é imbatível em 2018, infelizmente"!
Pelo jeito, v ainda acreditaria em Papai Noel e seria devoto da Mula-Sem-Cabeça para acreditar em asneiras desse tamanho!
Acorda, sô!

Anônimo disse...

Alguem o prende, seja quem for,"SpTF" o solta.
E' fato!

Anônimo disse...

Lula e' "imprendivel"! `A prova de cadeia. Nao conseguem prender nem pimentel e similares, jamais prenderao lula. Contentemo-nos com a prisao de tesoureiros, doleiros e empresarios, que publicamente sao pouco conhecidos.
Os populares(Lula et caterva) ninguem se atreve.

SUCRIS disse...

DIA 31 CONTINUA O MOVIMENTO DE PROTESTOS NAS RUAS!QUEM DISSER QUE NÃO TEM,OU ESTÁ DESINFORMANDO PROPOSITALMENTE OU É UM GRANDE DESINFORMADO!PORTANTO `AS RUAS NO 31 E SE O POVO TIVER JUÍZO NÃO SAIR DELA ATÉ A TERRORISTA SER DEFENESTRADA E LULARÁPIO PRESO, ETC...