Deputado Eduardo Cunha lutou até o fim, mas o desfecho era previsível. Foto: Câmara dos Deputados |
A Câmara aprovou às 23h44 nesta segunda-feira (12), por 450 votos favoráveis, 10 contrários e 9 abstenções, a cassação do mandato do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da Câmara enrolado no esquema de corrupção da Petrobras, já réu em dois processos e investigado em outros sete.
Para a perda do mandato, eram necessários 257 votos. Foi o processo de cassação mais demorado do Conselho de Ética, em razão de sucessivas manobras de aliados do peemedebista. No total, o processo demorou cerca de dez meses: começou a tramitar em novembro do ano passado, provocado por uma representação do Psol e da Rede - partidos que se colocaram contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Alvo da Operação Lava Jato, Cunha é acusado de manter contas bancárias secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras, no ano passado (2015). Cunha, apesar de negar ser o dono das contas, confessou ser o beneficiário de recursos geridos por trustes (empresas que administram fundos e bens), o que gerou polêmica durante todo o processo. Acabou acusado de mentir à CPI e por essa razão foi cassado. Leia MAIS no site Diário do Poder
MEU COMENTÁRIO: O desfecho era previsível. Bom que terminou. Pelo menos estamos livres daquela gritaria dos petralhas. Agora falta, no entanto, que o Supremo Tribunal Federal restaure o primado da Constituição cassando imediatamente os direitos políticos da ex-Dilma Rousseff, de acordo com o mandamento constitucional que é mais claro e objetivo do que a água pura.
Mais adiante tem de entrar na pauta do Congresso a proscrição de todos os partidos de viés comunista, começando pelo PT, PSOL, PCdoB e outras tralhas ideológicas que fazem das tripas coração para transformar o Brasil numa republiqueta bananeira comunista emulando Cuba e Venezuela.
Até quando seremos obrigados a ouvir os relinchos dessa malta de vagabundos que vive tumultuando os centros das cidades e a vida dos cidadãos decentes que trabalham, estudam e ralam no dia a dia? Que dizer dessa greve bancária política dos mortadelas da CUT?
É hora também de acabar com o dito imposto sindical que enche as burras da CUT e demais centrais sindicais pelegas.
Isso é apenas um tico das reformas que precisam ser urgentemente levadas a efeito para retirar a canga estatizante comunista que pesa sobre os ombros dos cidadãos, atravancando e impedindo o desenvolvimento do Brasil.
BARBA & BIGODE: Além de perder o mandato, Eduardo Cunha ficará inelegível até 2027. Ele também perde o foro privilegiado e seus processos agora correrão na primeira instância, nas mãos de Sérgio Moro, segundo informou O Antagonista.
No caso de Cunha não houve o fatiamento, ou seja, a votação de ‘destaque’ no que se refere à perda dos direitos políticos. Esse benefício ilegal auferido pela Dilma não alcançou Cunha. Neste caso o STF, como guardião da Constituição, terá de se pronunciar estendendo a pena igualmente à ex-Dilma.
BARBA & BIGODE: Além de perder o mandato, Eduardo Cunha ficará inelegível até 2027. Ele também perde o foro privilegiado e seus processos agora correrão na primeira instância, nas mãos de Sérgio Moro, segundo informou O Antagonista.
No caso de Cunha não houve o fatiamento, ou seja, a votação de ‘destaque’ no que se refere à perda dos direitos políticos. Esse benefício ilegal auferido pela Dilma não alcançou Cunha. Neste caso o STF, como guardião da Constituição, terá de se pronunciar estendendo a pena igualmente à ex-Dilma.
15 comentários:
O artigo não esclarece se a cassação foi pacote completo ou fatiado, como a de Dilma.
Seria bom esclarcer e comentar, se os privilégios de Dilma são exclusivos a ela ou extensivos a todos... ou seja, Dilma tem privilégios especiais? A lei não é a mesma para todos?
CARO LEITOR ANÔNIMO:
Grato pela lembrança. Já acrescentei a informação que faltava.
Muito obrigado.
Joice Hasselman pergunta se Lula terá coragem de debochar de novo da Nação?
https://www.youtube.com/watch?v=z7A-9rEGASU
Joice afirma que terminou a era Levandowski e espera tempos melhores, com Carmen Lúcia na presidência do stf, Toffoli na vice presidência, e Lula convidado para a cerimônia de posse. Joice está debochando da inteligência do seu público?
Joice não percebeu que Lula debocha da Nação todos os dias? Reportagens bombas, tsunami de denúncias contra Lula e ele não vai preso? Isto não é um deboche? E ainda por cima é convidado para a cerimônia no stf? Joice Hasselman não diz quem convidou o Lula. Joice está nos enganando, assim como Villa, Reinaldo Azevedo, PSDB, etc, que fingem ser oposição mas apóiam o Foro de São Paulo?
http://lucianoperim75.blogspot.com.br/2016/09/obrigado-eduardo-cunha.html?m=1
Caro Aluízio,
O comentário sobre o não fatiamento da cassação está bom.
Mas este tema merece destaque, talvez em um artigo separado.
Neste artigo, caberia lembrar que Cunha foi afastado pelo STF, invadindo a competência da Câmara dos Deputados, usando a palavra "excepcionalidade" para justificar a aberração jurídica.
Talvez seria bom mencionar textos de advogados questionando a intervenção do STF na Câmara, e, a "excepcionalidade" da Dilma. Então, nossa Constituição comportará tantas "excepcionalidades" que será como um queijo suíço jurídico.
Vale a pena esclarecer aos leitores sobre a tendência da mais alta corte de abolir o princípio da isonomia e adotar o princípio da "excepcionalidade". Vale a pena explicar aos leitores o que é o princípio da isonomia, ou seja, todos são iguais perante a lei, e a "excepcionalidade", ou seja, cada um recebe um tratamento diferente, excepcional, favorecimento ou desfavorecimento, segundo critérios diversos, externos à lei.
O PASTOR EVANGÉLICO CUNHA FOI O 2 CARAS: MAMOU, EXPLOROU E SUGOU o Brasil com o PT, E ENQUANTO NÃO TEVE PROBLEMAS FICAVA CALADINHO, até que surgiram as divergencias com os larapios PT, aí partiu fervendo para a briga e venceu a parada x Dilmerda!
Fez um bem imenso para o Brasil, mas não de caso pensado, assim fosse, tivesse consciencia como pastor - o deus Mamon falou mais alto - teria denunciado muito antes os quadrilheiros bossais que infestavam dentro do bueiro PT, mas se aproveitava, caladiiiiiihhhhoooo...
Os pulhas do PT, Lulladrão em primeiro lugar, devem estar satisfeitíssimos com a cassação COMPLETA de Eduardo Cunha (Dilma foi poupada por que é mulherzinha?). O caso Cunha foi a maior sorte e oportunidade acontecidas ao metalúrgico porque tirou dele, para a mídia cooptada e militontos ativos, o protagonismo oficial de maior delinquente da República. O PT agarrou a deixa com tanto fôlego que o Fora Cunha se tornou a bandeira mais ostensiva dos últimos tempos, o menu diário das redes sociais, gente ingênua que foi engrupida pela palavra de ordem petista. E por quê mais? Pela velha luta de classes que, por incrível que pareça, ainda embala o “pobre retirante” agora bilionário à custa do Erário e das estatais assaltados. Sim, Cunha também é corrupto, mas é limpinho, escovadinho e tem domínio da língua e da palavra, trafega pelo mundo internacional com desembaraço – sem o deslumbramento daquele lá – e mulher bonita, com diploma! E, mais, é o responsável pela abertura do processo de impeachment da presidAnta! PORTANTO, INIMIGO IDEAL PARA TRANSFORMAR EM BODE EXPIATÓRIO. Mas cadê o resto da patota que meteu a mão grande no Tesouro Nacional? Os Sarneis, Renans, Eunícios, Jucás, Mercadantes, Edinhos, Wagners, a Anta-mor - pela ordem de entrada na fuzarca - e tantos etcéteras? Com a palavra os três poderes da res publica! (lídia)
Num país onde um salafrário elevado à corte suprema é capaz de VERGONHOSAMENTE violar a constituição, admitindo tal violação com grande descaramento desavergonhado, não é um país, é um traque. Sobretudo por tal ter sido cometido para favorecer uma organização criminosa.
Eswquecem-se que VIOLAR a LEI É CRIME. Portanto Teori Zavascki COMETEU um CRIME ao violar a constituição: deveria ser PRESO!
Na sequencia Lewandovski em deslumbre da canalhice TAMBÉM VIOLA A CONSTITUIÇÃO para favorecer uma quadrilheira. Um desavergonhado comportamento criminoso.
Barroso violou a lei ao canalhosamente SUPRIMIR TRECHO ao LER A LEI e assim beneficiar o BANDITISMO de um poartido e sua quadrilheira.
Toffoli igualmente violou a lei. Celso de Mello (o pavão sonso) não deixou pór menos e violou deliberação do PLENARIO do stf. Marco Aurélio Mello não se fez de rogado e igualmente viola aas leis sem constrangimento algum, sempre em benefício de bandidos.
QUE PAÍS É ESSE?????
Grande Aluizio, desmascararam FHC e os tucanalhas. Eles são os pais dos comunismo no Brasil!
http://redebrasildeativismo.com.br/psdb-e-o-pai-do-comunismo-de-lula-e-do-foro-de-sao-paulo-no-brasil/
Bla, bla, bla. E a bola da vez não é o renan calheiros?
Era Vendetta!!! O PT se vingou!!! Pudera, dizem que o Cunha negava-se em dividir a propina cobrada com o PT!!! Também aí já é demais, pensou Jararaca, e mandou a Câmara dar cabo do crentão safadão!!!
Cunha só foi cassado porque se indispôs com o PT! Ele e Dilma eram unha e carne!! Os dois foram pra banha!! Hilário!
Existe om acordo de cavalheiros.O EC não vai contar nada,e a cúpula,mais adiante vai encontrar um jeito de livrar ele.Talvez a nova presidente já tenha algo pensado,mas tem que esperar.Lobo não come lobo.
Assim como o novo governo não vai acabar com o fundo partidário,nem com IMPOSTO sindical e nem com as verbas destinadas às centrais sindicais que mamam todo ano uma grana fabulosa,o espetáculo de pão e circo(mais circo do que pão)vai continuar.Vender a preço de banana tudo o que não é seu, o governo acha que vai resolver os problemas sociais que temos.
Ninguém comenta,mas segundo o Tesouro Americano,até julho o Brasil possuia US$ 256 Bi em titulos,então somos a 4ª maior nação credora dos EUA.São tantas aves de rapina que é difícil distinguir quem é o maior ladrão,e se é daqui ou de fora.O dinheiro que sai dos cofres públicos para toda essa gama de salafrários,volta para os politicos como "doações".
Então tem que fechar o Brasil, todos são de esquerda.
Postar um comentário