TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, maio 29, 2017

"PERSONALIDADES DA ILHA" , É O TEMA DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE CLÓVIS MEDEIROS QUE ABRE ÀS 19 HORAS DESTA 2a. FEIRA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

A Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, promove às 19 horas desta segunda-feira, 29 de maio de 2017, a abertura da exposição dos trabalhos do jornalista, chargista e artista plástico Clóvis Medeiros, intitulada "Personalidades da Ilha".

O tema da atual exposição reflete o trabalho do artista desenvolvido nos últimos anos em torno de releituras das técnicas da pop art, o importante movimento artístico  dos anos 50 e 60, que até hoje influenciam o design e a arte contemporânea. Uma influência que vai da utilização da linguagem dos quadrinhos na moda e na arquitetura, à interferência dos grandes grafites e murais na paisagem urbana.

Clóvis Medeiros começou muito cedo suas atividades profissionais. E fui testemunha disso, quando nos idos do início da década dos anos 70 do século passado, aos 11 anos de idade, Clóvis Medeiros passou a publicar uma história em quadrinhos no suplemento infantil do jornal O Estado, aqui de Florianópolis que não existe mais. Nessa época eu era redator da editoria nacional e internacional do jornal. Pouco tempo depois assumi o cargo de editor e acompanhei o crescimento profissional de Clóvis. Em determinados dias da semana chegava à redação aquele garotinho trazendo nas mãos seus desenhos. Nessa época Clóvis Medeiros emplacava uma historieta em quadrinhos no suplemento infantil "O Estadinho", intitulada "Araújo', que era o personagem central dos quadrinhos.

E o tempo passou. Clóvis Medeiros acabou abraçando a profissão. Mais tarde cursou Arquitetura na UFSC, mas lá pelo meio do curso desistiu para se dedicar ao jornalismo, fotografia e artes plásticas. Seu primeiro emprego, como não poderia deixar de ser foi em O Estado, onde iniciou a carreira profissional como chargista.

Na redação, exerceu várias atividades ligadas ao jornalismo, passando pela criação da charge editorial diária do jornal, além de ilustrações nos cadernos culturais, diagramação e fotografia.

Nos anos 1990, criou publicações para diversas empresas e instituições da cidade de Florianópolis, algumas até hoje em circulação com as revista Review, do Costão do Santinho e a Chef Magazine, uma publicação do Clube dos Gourmets de Florianópolis. Em paralelo à atividade jornalística sempre cultivou seu trabalho artístico, ao lado da produção de ilustrações e matérias especiais para veículos de circulação nacional.

A ilustração deste post já dá uma ideia do colossal trabalho de Clóvis Medeiros que mescla a fotografia com pintura e desenho evocando as características culturais peculiares de Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina, e das quais são emblemas diversos políticos, empresários entre outros cidadãos que se transformaram em ícones da denominada "Ilha da Magia". A maior parte do município de Florianópolis espraia-se pela Ilha de Santa Catarina. Por tudo isso, vale a pena conferir na noite desta segunda-feira o excelente trabalho de Clóvis Medeiros.
TECNOLOGIA & ARTE
Vale observar que os trabalhos artísticos de Clóvis Medeiros não derivam da manipulação das tintas e pincéis, mas são produzidos por meio de sofisticados programas computacionais que permitem o desenho e a pintura digitais. 
Este vídeo dá um exemplo de como funciona um equipamento de arte digital. Vejam:

8 comentários:

Cactus disse...

.
"releituras das técnicas da pop art"
.
isto não existe, é uma frase idiota, satanista.
.
O quadro apresentado também é satanista, é todo colorido, sem harmonia, sugere o gayzismo, para piorar, forma um efeito hipnótico pela adversidade de informações totalmente distintas e sem sentido.
.
Portanto, não há o belo, não há arte, não existe releitura alguma, só existe a idiotia.
.

Anônimo disse...

Este senhor, ou senhora? que mandou o primeiro comentário é de um primarismo e grosseria sem igual. Ele tenta se passar por independente, mas seus comentários são tão explícitos e simplistas que não conseguem disfarçar seu esforço em defender "a causa".

Que raiva gratuita pelo trabalho de Clóvis Medeiros. Vade retro, chifrudo!!

De SC também disse...


Nessa polêmica que se instalou com a decisão do Dória de excluir sanitariamente a Cracolândia do centro de S. Paulo e que açulou a banda mais boazinha dos politicamente corretos NA SALVAÇÃO DOS CRAQUEIROS E DOS TRAFICANTES que os mantêm no vício, felizmente existem algumas opiniões e atitudes sensatas: é o caso do artigo publicado em 28/05, no alertatotal.net, da médica catarinense Adriana Lisboa - “Cracolândia: mais amor e menos demagogia” - defendendo a internação compulsória dos nóias com exemplo vivido no seu consultório.

Cactus disse...

.
Chifrudo é você, comentarista ignóbil (anônimo do segundo comentário), que não tem como se defender do que eu disse.
Tem algum argumento que desmonte o meu? Não, então volta para o inferno, junto com as suas bibas.
.

Anônimo disse...


Cactus concordo com você,
As pessoas deveriam parar de admirar coisas insanas só porque outras pessoas dizem que é bom. Mais opinião própria, menos idiotismo.

Anônimo disse...

Caro Aloisio

O Cactus está seco, como sempre . Seco para entender as manifestações de artistas que vivem o dia a dia de suas comunidades. Creio que Cactus escreveu da caverna onde chafurda.


Cactus, venha pra Luz meu filho

Toloco.

Cactus disse...

.
Ao anônimo acima.
.
Não me chame de filho, e diga, o que eu tenho a ver com o dia a dia da comunidade gay?
.
Você não tem um mínimo de raciocínio lógico para desmontar o meu. Então, volta para as trevas, onde você chafurda com todo o seu colorido parecendo um arco-iris gay. .
.

Anônimo disse...

Uma porcaria mesmo, cheia de cores gayzistas. Tudo bem, o blog precisa sobreviver, mas o editor, que tanto da da canalha esquerdista dar espaço a esse lixo. O que dizer de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio do arco íris gay?
Caça teu rumo Aluízio!!!