TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, dezembro 17, 2019

PLANO DA DUPLA ARGENTINA FERNÁNDEZ-KIRCHNER TERÁ O MESMO EFEITO DO BOMBEIRO QUE TENTA APAGAR O FOGO COM GASOLINA.

Cena que se tornou comum na Venezuela sob o regime comunista do tiranete Nicolás Maduro e que pode se repetir na Argentina: o lixo como restaurante para mitigar a fome.
As notícias procedentes da Argentina não são nada boas. Não é à toa que o tango, estilo musical tradicional dos nossos vizinhos tem sempre um viés de tragédia. As recentes eleições presidenciais na Argentina trouxeram de volta ao poder uma dupla esquerdista que cultua a ditadura peronista. 

O site Panam Post, editado em Miami (EUA), acaba de postar uma análise especial da lavra do jornalista e analista político argentino Marcelo Duclos. Pelo conteúdo de seu texto se pode inferir que a dupla presidencial Alberto Fernández e Cristina kirchner levará o país ao caos emulando o desastre venezuelano. 


Em tradução livre do espanhol para o português transcrevo o artigo de Marcelo Duclos. Leiam:

Alberto Fernández e Cristina Kirchner: Um desastre anunciado.
A Argentina não terá um "plano econômico", mas tem algo semelhante chamado "plano econômico de emergência", que nada mais é do que um primeiro passo na direção errada. Após a apresentação do gabinete de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, foram divulgadas as primeiras diretrizes de um programa inicial para solucionar os problemas da herança do kirchnerismo (2003-2015) e macroismo (2015-2019). Como esperado, este é o bombeiro que vem apagar um incêndio com gasolina.
«O limite de 4 pesos para cada dólar norte-americano, estabelecido no artigo 2 do Decreto nº 793, de 3 de setembro de 2018 e suas emendas, será anulado», com estas palavras, contidas no Decreto 37/2019, O novo presidente Alberto Fernández aplicou um novo imposto ao setor agrícola. "A taxa do imposto de exportação estabelecida no artigo 1º do Decreto nº 793/18 e suas modificações serão de 9%", diz o texto publicado no Diário Oficial.
Os regulamentos afetarão as exportações de carnes, farinha de trigo, arroz, amendoim, leite em pó, palha de milho e legumes. No caso da soja, o "imposto de importação" passa de 18% para 30%.
O ex-ministro e economista liberal Ricardo López Murphy criticou fortemente a medida, logo que ela ocorreu na mídia:
"Se você quer voltar a crescer, não pode aumentar os impostos sobre o setor produtivo, o setor que gera riqueza na Argentina. O tema central das sociedades modernas é como a riqueza é gerada, a pobreza é natural. Ou seja, se não fizermos nada, ficaremos empobrecidos."
Por seu turno, a mesa de ligação do setor agrícola pediu hoje a tarde, onde analisará as etapas a seguir. O famoso "conflito do campo" que ocorreu durante o governo de Cristina parece estar prestes a se reeditar em uma nova parcela. Naquela ocasião, os Kirchner perderam o voto no Senado e o projeto de "retenções móveis" que haviam levantado não teve efeito.
O golpe "imposto sobre 
compra de moeda estrangeira"
A partir deste momento, se um argentino deseja adquirir moeda estrangeira para tesouraria ou viagens ao exterior (o que pode obter antes do atual controle cambial), deve pagar 30% do "imposto". Logicamente, também se aplica a compras feitas fora do país com um cartão. A medida, que certamente impactará a taxa de câmbio "azul" (dólar livre no mercado negro), nada mais é do que outro golpe do Estado. O imposto de compra não tem outro objetivo senão desencorajar a compra de moeda estrangeira, de modo que as pessoas devem manter os pesos argentinos cada vez mais desvalorizados.
Do novo governo eles venderam as notícias com o otimismo do impulso que o turismo supostamente receberá dentro do país ... seria mais honesto dizer que a partir de agora as férias no exterior serão um privilégio para o setor de alta renda. Outra das armadilhas mais importantes dessa medida aparece no comércio internacional: os exportadores, no momento da liquidação, além das retenções - que apenas aumentaram consideravelmente -, o que resta da transação é pesado no dólar oficial. Uma farsa onde você olha para ela.
O antigo delírio peronista
da "dupla compensação"
O custo de demitir um funcionário na Argentina é, sem dúvida, uma das principais razões para o desemprego e o trabalho precário no país. Em vez de buscar uma forte flexibilidade trabalhista, que gera um choque formal de emprego, a dupla Fernández, no âmbito da "emergência", estabeleceu que, pelos próximos 180 dias, se um empregador decidir deixar um empregado, Você deve pagar o dobro. A medida, que pode adiar efetivamente ou impedir qualquer dissociação a curto prazo, torna mais viável a contratação de novos funcionários, especialmente em pequenas e médias empresas.
Seria interessante que o governo aproveitasse a oportunidade para dizer o que fará em 180 dias, quando essas medidas excepcionais (e contraproducentes) deixarem de ser válidas. Mas, conhecendo a história da Argentina, em vez do programa definitivo, que propõe uma mudança radical que libera as forças de produção, a única coisa que será vista será a "continuação" da emergência. Por enquanto, o futuro (pelo menos no curto prazo) é o aprofundamento do atual declínio. Haga clic aquí para leer en Español 

9 comentários:

Anônimo disse...

A crônica de uma morte anunciada...

disse...

América Latina e seus ridículos socialistas!

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Aluízio
Argentina insistindo nos erros, nada diferente do que foi feito por aqui durante anos.
Esther

Anônimo disse...

Já eu, estou satisfeito com as medidas do novo governo! Explico : nasci na fronteira, nas quebradas de Uruguaiana, e quero que os castelhanos se lasquem!!!




samuel disse...

Lembram da Maria Conceição Tavares, a portuguesa naturalizada brasileira, ministra da economia do Salvador Allende? Após Pinochet voltou ao Brasil e.... foi elogiada pela presidente Dilma. Ocasionou a derrocada do Chile e foi elogiada pela Dilma. Eu estava no Chile nos dias de Allende: No Aeroporto fui obrigado como turista a trocar 40 dolares aos oficiais 40 escudos chilenos por dolar, quando em Santiago city fiz meu cambio ao paralelo de .... 400 escudos por dolar.
ESSES ESQUERDISTAS SÃO IMBECIS E LOUCOS!!!!!!!

Anônimo disse...

Eles irão escravizar o povo argentino usando a fome como moeda de barganha,depois de famintos eles oferecerão cestas básicas como em Cuba,é o fim da liberdade dos Argentinos.

Alexandre, The Great disse...

Los hermanos... sífu.

Anônimo disse...

O comunismo com suas variadas máscaras de representação, usando as mais diversas camuflagens, inclusive a palavra socialismo para abrandar o seu real e cruel significado nunca passou de ditadura do que eles mesmos denominam “classe dirigente” sobre o povão estritamente vigiado e controlado. A História recente de todos os fracassos - da URSS à Venezuela - concretizados por essa ideologia ainda não foi suficiente para que as pessoas se conscientizem dessa furadíssima via? Parece que os Hermanos gostam de sofrer e, pelo andar da carruagem da seita kirchinerista logo, logo vão competir com os venezuelanos na disputa pelo lixo da camarilha (lá, só Maduro e sua gang comem, inclusive, churrasco...) Sobre uma das ditaduras comunistas mais desumanas, a chinesa de Mao Tse Tung, tem um livro que todos deveriam ler: “Cisnes Selvagens – Três filhas da China” de Jung Chang, ela mesma filha de dirigentes comunistas, fez parte da Guarda Vermelha da Revolução Cultural, aquela do Livro Vermelho do Camarada Mao, que não tratou só de queima pública de qualquer publicação “burguesa”, mas de uma razia sobre os bens culturais e a antiga arte chinesa, invadindo domicílios, prendendo, torturando e assassinando os remanescentes “burgueses”. UM HORROR! (lídia)

Histórico disse...

O papa Francisco deve estar muito contente. A OBRA DA SUA VIDA: MAKE ARGENTINA POOR AGAIN!