TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, agosto 14, 2010

URNA ELETRÔNICA DA ÍNDIA SIMILAR A BRASILEIRA PODERIA SER MANIPULADA POR CELULAR

Um estudo realizado por um grupo internacional de especialistas em informática e votação eletrônica considerou as urnas eletrônicas indianas inseguras. Os especialistas demonstraram como é possível alterar os resultados de uma eleição e até como instalar um componente que permitiria o controle da máquina por meio de um celular. A solução proposta é a existência de um voto impresso que deve ser confirmado pelo eleitor [As urnas eletrônicas indianas são semelhantes às brasileiras: possuem registro virtual do voto, ou seja, não imprimem comprovante de votação].

Diversos pesquisadores da Holanda, da Índia e dos Estados Unidos trabalharam juntos em um projeto de pesquisa cuja conclusão foi a de que as urnas eletrônicas usadas na Índia são vulneráveis a adulterações. Segundo os especialistas, alguém com a intenção de mudar os resultados das eleições só precisaria de pouco tempo para instalar um componente na urna que seria difícil de detectar e poderia mudar os votos dos eleitores. [Existem pessoas mal intencionadas em todas as partes do mundo, seja na Índia ou no Brasil, sempre existem aqueles que querem obter vantagens por vias obscuras].

O estudo foi organizado e liderado por Hari Prasad, um indiano que foi desafiado a mostrar que as urnas poderiam ser alteradas. Mas a comissão eleitoral indiana decidiu não permitir o teste e não cedeu a Prasad uma urna para que pudesse conduzir sua pesquisa. Os pesquisadores afirmaram que obtiveram a urna por meio de uma fonte anônima, já que o governo indiano não cede o equipamento para testes independentes. [O Brasil também NUNCA permitiu a auditoria independente dos softwares utilizada nas urnas eletrônicas brasileiras – quem acompanha nosso site sabe que o “Caso dos Hackers” foi história para “boi dormir”]

O componente criado pelos pesquisadores permite que um criminoso controle como a urna contará os votos remotamente usando um telefone celular. Prasad contou com o auxílio de Alex Halderman, professor da Universidade de Michigan com experiência em urnas eletrônicas e de Rop Gonggrijp, um ativista que foi responsável por urnas eletrônicas serem banidas nos Países Baixos. [As urnas eletrônicas tipo às brasileiras, ou seja, sem a impressão do voto, são inconstitucionais na Holanda, na Alemanha e em vários estados norte-americanos.] Leia MAIS - do site Fraude Urnas Eletrônicas.

CLIQUE E SIGA --->BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Anônimo disse...

As nossas urnas já devem estar devidamente preparadas para a fraude.
Desse governo não espero nada que preste, esse governo é mestre em trapaças e vigarices. Quer ganhar na marra as eleições!

Lou

Esperança disse...

Urnas eletrônicas comprovadamente possíveis de fraude. O autor da demonstração foi PRESO pq não quis dizer quem lhe arrumou a urna.
http://www.wired.com/threatlevel/2010/08/researcher-arrested-in-india