TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, outubro 02, 2010

ARTIGO: Lágrima, suor e bebida.

Por Nilson Borges Filho (*) 

Pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão visivelmente preocupadas com o seu comportamento, seja em público, quando ataca os adversários, seja no privado, quando suas reações oscilam do choro nada contido para o destempero verbal. No palanque, Lula já pediu que um determinado partido político, que lhe faz oposição,  fosse exterminado. Em outra oportunidade, perdendo por completo a compostura, se dirigiu ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como “esse sujeito”.

O desequilíbrio do presidente é sintomático e mais apropriado para quem não está de bem com a vida. Na prática, isso seria justificável se Lula estivesse mal avaliado pelos eleitores ou estivesse em dificuldades para fazer o sucessor. Algumas teses sobre as atitudes presidenciais já começaram a circular, que vão desde a sua obsessão em ganhar as eleições até ao fato de acreditar que a imprensa conspira contra o seu governo.

Nos últimos dias, em cima de palanques por esse Brasil afora, constatou-se um Lula totalmente transtornado, transpirando ódio, emporcalhando biografias, defendendo larápios contumazes do dinheiro público, desqualificando – sem qualquer motivo – adversários políticos e destilando toda a sua falta de apreço pela democracia.

Alguns políticos já levantaram a hipótese de o presidente estar indo com muita sede ao pote – ou seria ao copo? – pois nada, aparentemente, motiva certas manifestações fora do contexto da civilidade e dos bons costumes. Não é segredo para ninguém que Lula, desde os tempos de sindicalista, tem uma certa predileção por bebidas alcoólicas. Isso fica mais patente, quando se encontra sob pressão, seja por situações de ordem política, seja pelas de cunho pessoal.

Nos oito anos de governo, o presidente passou por diversas crises políticas e embaraços familiares. Mas de tudo o que se tem dito sobre os destemperos presidenciais, o mais provável é o de que, às portas de deixar o cargo, Lula caiu em si e sabe que, a partir de janeiro,  voltará para o exílio em São Bernardo do Campo. O vazio de poder que Lula enfrenta, antecipadamente, está se refletindo nas suas atitudes em público.

Desprovido de senso crítico,  amargurado com a perda do cargo e com a auto-estima lá embaixo, a raiva presidencial se concentra nos adversários. O presidente reconhece que precisa manter essa raiva, para que possa conviver com a própria solidão.  Logo, Lula perderá as facilidades da mordomia do palácio residencial, observerá em terra firme o Aerolula circulando pelas alturas e perceberá o afastamento dos bajuladores. Encontrará portas fechadas. Alguns desafetos vão lhe negar o cumprimento. Antigos companheiros deixarão de procurá-lo. Os serviçais, sempre atenciosos, estarão desviando suas atenções para o novo presidente.

Nada será como antes. Para os ouvidos presidenciais, essa ideia de voltar a ser mais um, faz coro com o silêncio do esquecimento público, com o ruído da crítica dos ressentidos e com o fantasma do futuro incerto. Lula será um melancólico a procura de um tempo perdido. Proust explica.
*****
Além do caso do genro de Ayres Britto e de algumas decisões esquisitas, está causando um enorme constrangimento à Corte, a desenvoltura do advogado Márcio Tomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula, entre alguns ministros do STF. O clima no Supremo é explosivo. 

(*) Nilson Borges Filho é metre e doutor em Direito, professor e articulista colaborador deste blog. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

22 comentários:

Anônimo disse...

PV avisa que no segundo turno ficará com Serra. Marina irá para o muro.
CLIPPING
Folha de S. Paulo
Sábado, 2 de outubro

Enquanto a presidenciável Marina Silva (PV) dá sinais de que ficará neutra num eventual segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), seu partido se inclina a apoiar o tucano, à revelia da candidata.
O PV é aliado do PSDB de Serra na maioria dos Estados, incluindo os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A ala ligada ao PT é minoritária na sigla. Outros dirigentes ouvidos pela reportagem dizem que a tese de apoio a Serra prevaleceria na executiva nacional do PV, que deve discutir o assunto no início da semana. Segundo Penna, o desempenho de Marina fará o partido sair mais forte das urnas amanhã, mesmo que ela não vá ao segundo turno. Para ele, optar pela neutralidade seria desperdiçar este capital político nas negociações para o segundo turno."O que está em jogo é a nossa capacidade de influenciar o próximo governo. O PV não ficará neutro. A neutralidade seria uma forma de dar as costas ao processo democrático." Ele não quis manifestar preferência entre Dilma e Serra, embora integre a base de apoio ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), aliado do tucano, na Câmara de Vereadores de São Paulo. Em São Paulo e Minas, o PV participa de governos estaduais do PSDB, e no Rio os tucanos apoiam Fernando Gabeira (PV) ao governo. O candidato verde ao governo paulista, Fabio Feldmann, é fundador do PSDB e fez dobradinha com o tucano Geraldo Alckmin nos últimos debates. Ricardo Young (PV) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) fazem dobradinha na corrida ao Senado.

Postado por PB às 06:23

Francisco de Taubaté disse...

O sapo barbudo pinguço fedorento ainda dará um tiro nos miolos. Irá tarde. O mundo ficará um pouco mais civilizado.

Atha disse...

Como você pode responder a Lula por tamanha provocação? A URNA aceita tudo, porém, muitos não servem nem pra Fazer Bebez Fezez que diz que faz e fez, só Fezes que chama de Obra do Abro Afro.

Responda sem Bazilo Vacílo e enm com Vazilina, mas com PSDB para não precizar fazer Bolibation Goligacion Coligação.

Cola para dia da votação - São Paulo.

Deputado Estadual
Fernando Capez - PSDB Número 45700
Deputado Federal
José Anibal - PSDB Número 4586
Senador
Aloysio Nunes - PSDB Número 451
Governador
Geraldo Alckmin - PSDB Número 45

Presidente
José Serra - PSDB Número 45

Aparece na relação mais um Candidato a Senador a ser escolhido, porém, não há opção, pois o DEM não tem candidato para o Senado em São Paulo.

No PTB, nem que a Vaca tussa, pois o Jefferson que se coligou com Serra, disse que vai votar no Plínio, pois o Serra, segundo disse, estava "morno" no debate Globo TV.

Se assim é, vamos aquecer o Serra para o Jefferson não esquecer, porque o Lula já é o "eu não sabia", pra esse não tem remédio.

Atha disse...

Aluizio,

A URNA manda dizer que não tem mais pra ninguém.

Vai ser Serra em primeiro.

Plínio Ajuda em segundo.

Marina da silva na Terça rezando Terço.

Diva Dilema roendo as Unias em derradeiro com Lula caçano perereca e pescano a Ebibe Efige de Babá Bazár Bezar Saezar.

Varlice disse...

Gostei do texto.
Por favor, corrija: obsessão.
Abraço.

Anônimo disse...

o cuzido é covarde, nunca irá tomar a atitude honrosa de estourar a cabeça.lulla, voce pode ficar tranquilo, será lembrado como o governo mais corrupto, mentiroso e enganador da história deste país.

Anônimo disse...

Bebado, destemperado e criminoso: já está preparando a festa na ilha da fantasia, para comemorar a vitória da guerrilheira. Certeza absoluta...urnas fraudadas???
Fogo nelle!!!
Eduardo.45

Atha disse...

Aluizio,

Alô Alô Reporter Esso, Alô!

Noticia de Última Hora. São Paulo, DataFolha acaba de informar que Aloysio Nunes está empatado com Netinho e Marta, isto é só o começo da Virada.

O candidato Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) oscilou positivamente um ponto e empatou tecnicamente com Netinho de Paula (PC do B) e Marta Suplicy (PT) na disputa por duas vagas de São Paulo no Senado.

Segundo o Datafolha, os três brigarão pelas cadeiras voto a voto, e não é possível afirmar quem ficará de fora.

Netinho e Marta estão numericamente à frente com 24% dos votos válidos, segundo levantamento Datafolha realizado nos dias 1º e 2. Aloysio teria 20% dos votos válidos.

Os três chegam às urnas empatados no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ferreira Pena disse...

"Na prática, isso seria justificável se Lula estivesse mal avaliado pelos eleitores ou estivesse em dificuldades para fazer o sucessor". Nílson, eu penso que o Lula pressentindo seu lugar na história, O LIXO, olhou-se no espelho e não gostou do que viu. O encontro consigo mesmo foi assustador, ele viu um sujeito completamente inútil, manipulador, imoral ao extremo, um sujeito sem qualidades. É isso. A Farsa acabou também com o STF, nada mais nos resta de alguma grandeza. Só lixo!

Aluizio Amorim disse...

Varlice,
grato pelo aviso. Correção feita.

Atha disse...

Dileto Aluizio e comentaristas,
peço que sejam pacientes com este Reporter de Plantão, pois pretendo postar nesta página os dados que forem surgindo em relação à eleição deste domingo.

Tem mais um fato que pode ser de interesse: O Turno Dois vai acontecer, gostem ou deixem de gostar, o petismo.

Dilma tem 50% dos votos válidos, e 2º turno continua indefinido, mostra Datafolha.

Pesquisa Datafolha realizada hoje e ontem indica que a disputa presidencial segue incerta sobre terminar ou não hoje, já no primeiro turno. Quando se consideram só votos válidos, Dilma Rousseff (PT) está com 50% contra 50% de todos os outros candidatos somados.

Para vencer no primeiro turno é necessário ter mais da metade dos votos.

No levantamento anterior, realizado terça e quarta-feira, Dilma tinha 52% dos votos válidos. Agora, oscilou dois pontos percentuais para baixo. Essa variação está dentro da margem de erro máxima da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos conformes dessa pesquiza, Dilma teria 50%, mas não acredito, deve ter uns 47%. Os demais candidatos somam os mesmos 50%, seugundo a pesquiza.

Seja 50% ou 47%, o Turno Dois está mais que confirmado e Dilma desce para onde nunca devia ter saido, o Fundo do Poço.

Anônimo disse...

Que o sapo barbudo vá p/ o inferno!

Lou

Anônimo disse...

Nilson,
e aquela festança que vai rolar amnhã em Brasilia sobre a viória dela?
será que o chopp até 2º turno não vai esquentar???

Anônimo disse...

o sapo barbudo quer ser lembrado como Getúlio,
eu tb quero lembrar dele como Getúlio, com um Tiro bem dado pr ele mesmo na Cabeça,
eu até compro e pago uma p ele usar...

Anônimo disse...

Presidentes,politicos em geral deviam fazer exame de sanidade mental de tempos em tempos,afinal a demência pode acontecer a qualquer um de nós,e ser politico nao os livra dos males da saude,nem os torna imortais,apesar da crença de alguns na imortalidade do poder.O grande perigo é que eles nos governam,e um louco ou depressivo no comando da nação.....
ABRAÇOS FRATERNOS

Anônimo disse...

Sr. Aluízio, é cruel mas deve ser a pura verdade. Não é de hoje que se comenta o porquê da marcação cerrada da mulher dele, seja em reuniões ministeriais, viagens, palanques, comícios, a ponto do foco ser só ele e não o seu verdadeiro papel como primeira dama. Ele é um problema em tempo integral! E em sua recente e famosa passagem por Campinas (SP), por atacar descaradamente a imprensa, Lula pernoitou no Hotel Vitória(!) (que coisa, o desespero bateu mesmo! Ou nos força uma mensagem subliminar ou deve ter tido visões e alucinações etílicas com o nome!) e, depois de receber para um café da manhã aquele ator que interpretou o porco fedorento no cinema, foi embora mas deixou uma péssima impressão pois, nas poucas horas que lá ficou, pediu 15 (quinze!) doses de whisky e ainda teve a deselegância de deixar para trás uma garrafa desta bebida VAZIA! É ou não é uma esponja! Não me espanta nada esta festa antecipada da vitória(!) que elles estão armando. Qualquer motivo é motivo para entornar todas!!
Abçs, Á.

Mag disse...

Vale a pena ver e divulgar o real motivo pelo qual o PT quer tanto liberar o aborto:

http://www.youtube.com/watch?v=4cJZZzWysN4

Atha disse...

Se o Serra está com os pontos que tem, é porque é excelente, é competente e conhece o metiê. Se dependesse só dos hermanos gerados no próprio PSDB, estaria disputando com o Plínio e Marina quem vai receber o troféu de último lugar. Veja se isso é de se esperar que aconteça.

No interior de MG, campanha tucana apaga Serra de 'santinho' e pede voto a Dilma.

A campanha do PSDB em uma cidade do leste de Minas Gerais recorreu a um "jeitinho" para promover o chamado “Dilmasia”, como ficou conhecido localmente o voto em Antonio Anastasia (PSDB) para o governo estadual e em Dilma Rousseff (PT) para o federal.

A equipe riscou dos santinhos que tem distribuído o nome e o número de José Serra, candidato do PSDB à Presidência. No lugar, escreveu o número 13, de Dilma.

O santinho, cartão com nomes e números de candidatos espalhado às vésperas de eleições, foi entregue à BBC Brasil pelo vice-prefeito de Belo Oriente (cidade a 259 km de Belo Horizonte) e coordenador da campanha tucana no município, Geci Gomes.

Nele, constam os nomes de Antonio Anastasia e Aécio Neves, respectivamente os candidatos do PSDB ao governo estadual e ao Senado, e de Itamar Franco (PPS), o outro candidato a senador apoiado pelo partido.

Indagado sobre o porquê de Serra ter sido riscado, o vice-prefeito limitou-se a dizer, constrangido: “O Serra não dá”.

O caso ilustra a ampla penetração do fenômeno “Dilmasia” em Minas, também atestada pela liderança que Dilma e Anastasia mantêm nas pesquisas eleitorais no Estado. Segundo o Datafolha, a petista tem 51% das intenções de voto dos mineiros, contra 24% de Serra. Anastasia, por sua vez, lidera a corrida ao governo estadual com 43% dos votos, contra 36% de Hélio Costa, do PMDB.

Rejeitado pelo PSDB mineiro, que oficialmente apoia Serra à Presidência, e pelo PT federal, que participa da campanha de Costa ao governo de Minas, o voto “Dilmasia” pode ser explicado como uma reação dos mineiros à não indicação do tucano Aécio Neves à disputa presidencial, segundo Ricardo Guedes, diretor do instituto de pesquisa Sensus.

Aécio decidiu concorrer ao Senado após abrir mão da disputa com José Serra pela candidatura do PSDB à Presidência.

“Minas tinha a expectativa da indicação do Aécio. A não indicação gerou uma rejeição ao Serra no Estado”, disse ele à BBC Brasil.

Anônimo disse...

Mag, obrigada por divulgar o vídeo. É esclarecedor e ao mesmo tempo terrível! Já repassei a todos os meus contatos e espero que esta semente tenha caído em terra boa.
Abraços fraternos,
Águeda.

Anônimo disse...

Transtorno Esquizofrênico - Presentation Transcript
1.Transtorno Esquizofrênico
2.
A alienação mental, sob qualquer aspecto considerada, constitui tormento de grande porte, em face da distorção da realidade que envolve o paciente.
3.
Incapaz de compreender as ocorrências existenciais, arma-se de revolta e de animosidade contra tudo e todos, em mecanismo inconsciente de defesa, de modo a enfrentar quaisquer situações de maneira agressiva, sem idéia das conseqüências que advirão.
4.
Apresentando-se em qualquer período da existência física, tem caráter hebefrênico, quando atinge os jovens em plena adolescência, neles produzindo alterações na área da afetividade, estados de regressão, hipocondria...
5.
Na idade adulta, expressando-se de maneira perversa, induz a vícios e dependência alcoólica, ou deles decorrentes, à perda da sensibilidade afetiva, da lucidez racional lógica, encarcerando o paciente em conflitos íntimos tormentosos, que o levam a delírios e à agressividade inesperada.
6.
Na mente distorcida em que se encontra o paciente, a realidade comparece de maneira mágica e perturbadora, apresentando quadros terrificantes que impelem à violência como consequência do terror que se lhe instala.
7.
Pode apresentar-se de um para outro momento, ou desenvolver-se lentamente, sempre grave a dissociação entre os sentimentos e a inteligência, isto é, acontecem as alterações afetivas enquanto ainda se expressam relativamente bem as faculdades intelectuais.
8.
Há uma grande variedade de sintomas, porquanto alguns pacientes apresentam distúrbios na esfera moral, levando-o a atos delituosos, enquanto outros sofrem de despersonalização, não mais identificando-se ou deixando-se desintegrar, indiferentes, na área psicológica.
9.
Normalmente apresentam-se perturbações da conduta, exteriorizando-se de maneira bizarra e esdrúxula, traduzindo a desagregação mental.
10.
De alguma forma, no começo, em forma psicastênica progride até ao estado de adinamia funcional, adicionando-se obsessões, fobias, escrúpulos, remorsos, conflitos contínuos.
11.
Podem ser classificados diversos tipos de perturbações características da conduta esquizofrênica: rigidez, desagregação do pensamento, incoerência, ideias delirantes, entre as quais as de perseguição.

www.slideshare.net/ield/transtorno-esquizofrnico-presentation

MariEdy disse...

Estou npreocupada co os problemas de saúde de meus familiares. Dele? Tô nem aí. Sei que não é cristão, mas ele fez de um tudo para ser tratado assim.

Anônimo disse...

Data venia, entendo que é muita ingenuidade deste articulista em dizer que Lula está é de mal com a vida ou desequilibrado. Não é nada disso, sr. Nilson. Fico perplexo com o pouco conhecimento em relação ao antogonismo ideológico de tantas e tantas pessoas. Lula sabe mto bem o que está dizendo. A luta "eterna" entre direita e esquerda é mortal. Só os direitistas sonsos ou esquerdistas lights como o PSDB, além de vários articulistas e jornalisas é quem não conseguem enxergar. Isso é lamentável!!! As esquerdas estão super-organizadas para destruir a qualquer custo os partidos de direita e até mesmo, oposições centro-esquerdistas. Acordem senhores, pois enquanto vocês estão brincando, PTralhas e comunistas estão mandando chumbo e arquitetanto coisas que vocês nem imaginam. Chega de doçura com esses canalhas esquerdopatas. Quanta delicadeza e servilidade com essa gente, meu Deus!!!