TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 16, 2011

POVO ARGENTINO DÁ O SEU APOIO AO ATO GOVERNAMENTAL QUE PODE REPRESENTAR O GOLPE FINAL À LIBERDADE DE IMPRENSA. A AMÉRICA LATINA JAMAIS DEIXARÁ DE SER UM LIXÃO!

A Câmara dos Deputados argentina aprovou ontem, por 134 votos a favor, 92 contra e 13 abstenções o projeto do governo federal que declara o papel-jornal um bem de interesse público.
O Senado já começaria a tratar do tema em comissões ontem à noite, e espera-se a aprovação nesse plenário até hoje. Para virar lei, terá depois de passar apenas pela presidente Cristina Kirchner.
A lei permitirá ao Estado regular a produção e a comercialização do papel-jornal em todo o país.
O projeto é uma das prioridades do novo governo de Cristina, que começou no último sábado. Se realmente for aprovado com a rapidez com que foi levado à discussão, será a primeira lei importante do novo governo a começar a vigorar.
Na prática, a lei permite que o governo aumente sua participação na empresa Papel Prensa S.A., a principal fornecedora de papel-jornal aos diários do país. Atualmente, a empresa tem participação do Estado de 27%. São também sócios no negócio o Grupo Clarín (com 47%) e o "La Nación" (com 22%).
A lei obrigará a Papel Prensa a trabalhar em seu limite máximo e a prover de papel todos os meios que dele necessitarem.
"Pode-se dizer que se trata de um confisco. Além disso, viola-se a Constituição no que diz respeito aos artigos que garantem a liberdade de expressão na Argentina", disse à Folha o porta-voz do Grupo Clarín, Martín Etchevers.
Em um longo editorial publicado ontem, o jornal "La Nación" reagiu ao avanço do governo nesta questão dizendo que, desde o confisco promovido pelo general Juan Domingo Perón (1895-1974) contra o jornal "La Prensa", em 1951, "nunca um governo eleito pelo voto popular havia avançado tanto como este nem com maior hostilidade contra a liberdade de imprensa".
O discurso de Cristina no último sábado, em sua posse, e declarações dadas nos dias anteriores já apontavam para a intenção do governo de ampliar seu controle sobre os meios de comunicação.
Cristina disse que a Lei de Meios, aprovada parcialmente em 2009, era uma conquista da sociedade, porque partira de uma decisão tomada por um conjunto significativo da mesma. E reforçou a necessidade de sua aprovação por completo.
Para isso, falta que a Justiça libere o artigo que trata da "desinversão" de grandes grupos. Por meio dele, o "Clarín" teria de se desfazer de alguns de seus meios. O grupo hoje possui emissoras de TV, jornais, rádios e sites.
A ofensiva do governo contra meios como "Clarín", "La Nación" e "Perfil" começou em 2009, quando criticaram as ações do governo no embate com produtores rurais. Da Folha de São Paulo desta segunda-feira

5 comentários:

Anônimo disse...

Manchete tendenciosa! Em que parte da reportagem diz que o Povo apoiou essa medida ditatorial? Políticos apoiaram e eles não são o povo são só uma súcia se apegando à vida fácil com o espólio que fazem do povo burro e carneiro.

Sam Spade disse...

Eu tenho vergonha de ter nascido e estar atualmente habitando na América Latina. Queiram ou não queiram, a AL é território para Generais, esse lixo ocidental (by Aluízio) jamais saberá viver numa Democracia.

Anônimo disse...

É que a maluca do botox segue a cartilha do baiacu venezuelano. Não vou chorar por ti, Argentina. Quem pariu Mateus que o embale.

jânio disse...

Se fosse o papel higiênico eu até aceitaria. Não há bem mais público
que esse...

Atha disse...

A Brit Grit grita e vira Chriti. Griti mais! Agrit Grita e Grista e fica Gritiana Gristina Cristina Cristiana e ficô uma Cristandade de Eucaristia. Foi uma Caristia e tudo muito Caru. Então a Cristina Eucaristina foi baganhada por uma Barata que ainda não baratiô os Agentis Argenti argentinos Urgenti.

Chistina Cristiana ficô Dona do Babel Papel Babelon Papelon Paperon. Assim, se Cristina não Quircner Quizer, ninguém vai lê Jornal de Babel de Papel, só Digital com mais de Try Thrue Trio Três Digitos. Cautela pra não ir Digitar Digital no Ebito Egito Ezito Êxito.

www.jornal cristina. arg Sem argumes e lêgumes nem algubento argumento.

Em tempo, indague a Cristina se a Biúba Viúva viu Uva nas Caracas do Chavez e dizer a data do Bazabento Vazamento Gazamento Cazamentero e Chavinhoz vazados vão herdá a Argentina e formá seu Embero Empero e Emperá até Emperrá.