TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 01, 2008

Expedição conclui roteiro nas terras geladas

Eis aí uma seleção das últimas fotos da Expedição Los Andes 2008 e também o último relato enviado pelo Renado Hadlich, que se tornou o correspondente do blog nessa aventura de 12 casais catarinenses e gaúchos que durou cerca de duas semanas pela região andina.

A foto do casal é o Renato e sua esposa. Os demais componentes dessa expedição aparecem em fotos dos primeiros posts noticiando aspectos dessa aventura que poderão se conferidos no arquivo do blog.

Neste último relato, Renato chama a atenção para a caótica economia argentina, ainda que segundo as estatísticas tenha crescido mais que o Brasil no último ano.
Isto indica que os argentinos estão experimentando o que é um governo comuno-populista comandado pelo casal Kirchner.
Há locais onde inclusive o combustível é racionado, fato que causou sérios problemas ao cumprimento do roteiro que fora traçado para a expedição.

Eis o relato do final da expedição e as fotografias com paisagens fantásticas. Basta clicar sobre as fotos para vê-las ampliadas.


No dia 24 de agosto, oitavo dia, saímos do Hotel rumo ao Valle de La Luna, mas tendo em conta que desviaríamos 700 km da rota de retorno e a grande dificuldade de combustível na Argentina, e a ocorrência de vazamento de óleo de um dos carros, decidimos deixar o Valle de La Luna para a próxima expedição.

O Parque Ischigualasto também chamado de Valle de La Luna está a 330 quilômetros ao norte da cidade de San Juan em uma extensão de 25 km. Lá se encontra restos de fosseis de mais de 225 milhões de anos. A reserva contém a mais completa seqüência do Período Triásico da Era Mesozóica. Hoje declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, requerendo muito tempo para uma melhor apreciação.

Partimos então em direção a Córdoba fazendo off-road, por estrada jesuítica que leva a Estância Jesuítica Candelária. Esta Estância era uma, entre outras, responsável por sustentar as instituições religiosas e educativas que fundaram os jesuítas de Córdoba. Um passeio imperdível, repleto de curvas, estrada estreita, vários riozinhos e com muitas pedras e que nos levaram ao passado daquela região.

Rodamos em direção a Córdoba passando por várias cidades, entre elas a cidade balneária de La Falda, na qual está instalado o Hotel Éden, hoje desativado, famoso por ter hospedado várias celebridades como Albert Einstein e Príncipe de Gales Ortiz. Chegamos em Córdoba por volta das 21:00 horas famintos e cansados.

A CAÓTICA ECONOMIA ARGENTINA
Apesar de ter crescido mais do que o Brasil no último ano, os argentinos sofrem com a economia caótica.

Vimos desempregados, pedintes, pessoas formadas em sub-empregos e um país com cara de velho e decadente. Nos postos de combustíveis os serviços praticamente não existem, como a lavagem dos vidros, água para o motor ou lavação.

Difícil encontrar um posto de combustível novo ou pessoal uniformizado. A frota de veículos é velha, refletindo bem a economia.

Cartão de crédito é aceito em poucos locais, obrigando o uso da moeda. Esse fato trouxe dificuldades para nós, pois andar com dinheiro é arriscado tanto lá como aqui no Brasil. Prova disso, um dos integrantes foi roubado em Buenos Aires na saída do Hotel, ficando até sem documentos.

A moeda ainda é fraca. O peso vale R$ 0,60, tornando os preços atrativos para nós brasileiros. Um bom almoço custa cerca de R$ 21,00 ( 35 pesos). Nas cidades de San Juan, Uspallata, Mendoza e outras que passamos, o horário do comércio é muito estranho, abrindo as 9 horas – de forma não britânica – e fechando as 12:30 horas reabrindo as 16:00 ou 17:00 horas e fechando as 21:00.

O ENCERRAMENTO DA EXPEDIÇÃO
Os dias 25 e 26, começamos os preparativos para o retorno. Novamente um dia lindo amanheceu e já saudosos do passeio que acabava, iniciamos o retorno. Os casais Demétrio Serratine/Beatrice e Paulo Cezar/Graça mais aventureiros, continuaram viagem rumo a Terra do Fogo, ou final do mundo, Ushuaia, última cidade da América do Sul, enquanto outra parte do grupo seguiu para curtir a metrópole argentina e atravessar o Rio da Prata pelo Buque Bus.

Após a burocracia do preenchimento dos papéis na alfândega (Aduana) agora unificada em um mesmo prédio – Argentina/Uruguai – seguimos rumo às Termas do Arapey no Uruguai onde jantamos. Dormimos em Santana do Livramento. Seguimos no dia seguinte para Porto Alegre e rumo às nossas casas.

Uma viagem inesquecível, paisagem sem igual com uma dimensão de calar os mais falantes. A neve, coisa rara para nós, é encantadora e impossível dela não gostar e para ela voltar com um forte espírito de aventura, em especial com um 4x4.

Não é para menos que o rally mundial de cross country (para veículos 4x4) passou pelos mesmos lugares onde estivemos. Por isso se justifica realizar nessa região o rally Paris Dakar.

Quem já assistiu cenas do Paris Dakar pode imaginar o que passamos e o que vimos, como retas de mais de 50 km de poeira como se fosse talco. Altitudes de fazer sangrar o nariz, temperaturas abaixo de zero e um ar tão seco que a umidade relativa chega a 0%.

A Argentina não é só Buenos Aires e Bariloche, locais onde você não vê a hospitalidade do argentino, a educação e a camaradagem que encontramos no interior. As belezas são de rara expressão e um infinito de paisagens. Vale a pena conhecer!

Agradecemos o apoio da DVA Veículos – concessionária Jeep – da grande Florianópolis, que custeou toda organização da expedição e proporcionou apoio técnico aos quatro novos Wranglers que rodaram mais de 7 mil quilõmetros sem nenhum problema. Aliás, os jeeps super modernos proporcionaram conforto e demonstraram toda sua capacidade para o off-road.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de ver mais fotos...fiquei fascinada!!!

Aluizio Amorim disse...

Pesquise no blog no mês de agosto, quando começou a expedição. Na coluna ao lado há o "arquivo do blog" ou então ao clique sobre "postagem mais antiga" ao final deste post. Há muitas fotografias nos posts anterioresd sobre essa ventura.
Grato
Aluízio Amorim

Anônimo disse...

Obrigada...porem acho que nao existem mais nenhuma a nao ser as postadas diariamene.
Grata