TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 02, 2008

A Carta que blindou a democracia brasileira

"Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca", disse o deputado Ulysses Guimarães, no dia 5 de outubro de 1988, no histórico discurso com que declarou promulgada a Constituição Cidadã.
Vinte anos depois, a frase de Ulysses soa profética. O País atravessou os últimos 20 anos sem sofrer qualquer ameaça de fratura institucional, a despeito de ter processado um impeachment e ter sido governado por todos os quadrantes do arco ideológico.
A Constituição gera controvérsias até hoje. Muita gente a critica, mas todos lhe reconhecem passagens memoráveis. Ninguém a afrontou.
Os parágrafos acima constituem o início de um ótimo texto do jornalista Carlos Marchi, do Estadão, lembrando os 20° aniversário da Constituição de 1988, que transcorre no próximo domingo, dia 5 de outubro.
Como observa o articulista até hoje "ninguém a afrontou". Ao que eu retruco: por enquanto...
A foto acima registra o momento histórico de sua promulgação emoldurado pelo memorável discurso do Deputado Ulisses Guimarães, que lutou contra a ditadura em favor da democracia, nunca almejando substituí-la por qualquer outro tipo de regime discricionário.

Vale a leitura do texto de Carlos Marchi. Clique aqui para ler na íntegra.

Nenhum comentário: