TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 03, 2009

GAÚCHO INTERPELA LULA NO STF POR RACISMO

O Supremo Tribunal Federal recebeu, nesta quinta-feira (2), pedido de Interpelação Judicial (Pet 4553) contra o Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva pela declaração feita à imprensa de que a atual crise econômica mundial é “fomentada por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise pareciam que sabiam tudo, e que agora demonstra não saber nada (sic)”. A afirmação foi feita durante a recente visita do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown.

O autor da ação, Clóvis Victorio Mezzomo, alega ter se sentido pessoalmente ofendido pela declaração e pede que o Presidente seja “notificado a apresentar suas explicações para a alegação de que a causa da crise mundial repousa em razões genéticas, ou seja, uma raça ou etnia portadora de genes recessivos é culpada pela crise internacional, mais especificamente a ‘gente branca, de olhos azuis’”.

Clóvis Mezzomo explica que é brasileiro de ascendência italiana, com pele de tez extremamente alva e olhos verdes. Diz ainda que nasceu em Caxias do Sul (RS), foi criado em Estância Velha, também em terras gaúchas, e trabalhou desde a infância cercado por homens e mulheres de “pele branca e olhos azuis”, os quais, “juntamente com europeus ibéricos, negros e índios muito fizeram pela prosperidade e progresso da região”.

De acordo com a ação, o Presidente Lula, ao afirmar, categórica e publicamente, que o homem caucasiano engendrou e foi o culpado pelo atual estado de coisas, imputou a uma etnia a responsabilidade integral pela crise internacional, em uma postura intoleravelmente racista.

Segundo o autor, o ordenamento jurídico reprime com veemência a prática de racismo, a iniciar pelo preâmbulo da Constituição Federal. São citados ainda o artigo 5º, pelo qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e o inciso XLII, para o qual “a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.

Outros dispositivos que compõem a alegação do direito violado são o artigo 140 do Código Penal – “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”; o Regimento Interno do Senado Federal, segundo o qual ao senador é vedado fazer pronunciamentos de preconceito de raça; a Lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. (Do site do STF)

MEU COMENTÁRIO: acredito que Lula não é racista mas ofendeu uma etnia de forma desabusada e utilizou a afirmativa para açular a luta de classes. Mas como bem observou o Reinaldão, surge uma oportunidade para o Lula pedir desculpas publicamente pela sua declaração.

O ajuizamento no Supremo dessa interpelação contra o Presidente da República, tem um viés pedagógico e poderá - notem, disse que "poderá" - fazer com que Lula pare de comportar-se como um monarca absolutista. Este estaria não só acima da lei, mas seria a própria lei e encarnaria poderes divinos. O emblema do absolutismo se encerra na frase atribuída a Luiz XIV: "o Estado sou eu".

Já por ocasião da visita de Bush ao Brasil, Lula valeu-se da metáfora do ponto G, esboçando aquele sorriso jocoso que desconcertou o líder americano e foi motivo de pilhéria e risos contidos da platéia.

Por outro lado, a interpelação faz lembrar a Lula que a sua condição de Presidente da República, exige o decoro pertinente ao cargo.

Portanto, menos Lula, menos.

8 comentários:

Alexandre, The Great disse...

"acredito que Lula não é racista..."
Pode não parecer ao não discriminar negros, mas imagine se a frase fosse alusiva à raça negra e proferida por Jorge Bornhausen, o que diriam os aduladores do petralhismo e a imprensa acocorada?
Quando se pretende analisar um fenômeno, devemos ponderar TODAS as suas variáveis, não acha?

Aluizio Amorim disse...

Alexandre,
é claro que vc tem razão. O que eu quero dizer é que Lula, ainda que tosco, é esperto e usou de forma marketeira a frase. É claro, de fosse um branquelo a assacar dessa forma contra os negros estaria na cadeia.

Atha disse...

Antes que Lula fosse tratado como “o cara” por Barack Obama, o querido de Lula, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, quis demonstrar grande intimidade com o presidente americano.

Foi logo depois da foto oficial do encontro do G-20. Os dirigentes já se dispersavam quando Berlusconi tentou chamar a atenção de Obama, falando alto como se estivesse numa cantina.

Quem não gostou nadinha foi a rainha Elizabeth 2ª. “O que é isso? Por que ele tem de gritar?”, reagiu a monarca. O Palácio de Buckingham tentou desmentir que ela tenha ficado brava com a gafe, mas não teve jeito: a imagem já virou hit na internet.

O que Lula chmou de Brancos e de olhos azuis, até pouco era dito, "de pele clara e Olho azul para não falar Lules e Alyules em aliures. Eles, segundo Lula, foram os que produziram a Cise, só que é Atly com acréscimo de "B" em Atrib e Atributo, Atribuir e a Tribuna e o Tribunal.

É aqui que surge a cruz Criz em apenas crise. Quem formou a crise, como dizem, que em inglês é Crash que aqui dizem que é apenas um Craxá e Crachá para se identificar? Foram os chamados de Negos de Bebos mudasdos para Bebro em Negro, mas Beba em Nebe e Nega e chamado de Mega.

Esses foram mudados para Bebro que també muda para Bdro em Pedro, o chamado San Pedro e Don Pedro, o negro. Para confundir ainda mais, são mudados de Bedre Pedro para Petro, então emendaram Óleo dos ólios em olhos claros que chamam de Azyl em Azul e Azilio e Ezilio mais Auzilio em Auxilio.

Então produziram a "Nossa Senhora Axiliadora", mas depois de as terem assassinadas, torturadas e os Negos negros Bebros Pedro, foram "abisolvidos" que diz respeito a esses cribinozos criminosos, mas hoje são chamados de "religiosos" e de modo genérico com o propósito de confundir e não serem identificados, mas isso acabou.

Entenderam o por que de Lula, que fala o que o Bizpo quer, ser o defensor dos negros? E chama de racista quem não aceita se submeter aos negros como seu Deus e Chefe Sub Subrebo em Supremo, mas Lula é que pratica racismo, ao ser contra os claros dos quais saiu ou foi gerado.

jânio disse...

Esse gaúcho é macho, tchê! Que vergonha pro MP.

Anônimo disse...

Esse ridículo bufão petista é na verdade um mal educado, grosseiro e prepotente. Como não tem nada que preste para falar e precisa falar, abre a boca como um otário e delinquente. É o fim de mundo termos um apedeuta na presidência como esse. Infelizmente essa é o representante da maior parte do povo brasileiro, retratada nesse presidente inerte e retardado. SUMA DA PRESIDÊNCIA SEU PALHAÇO DE MERDA!!!

Anônimo disse...

Grande Aluizio

O dom mulla 51 o unico, não passa de boneco de ventriloco do mag........

patriota

Anônimo disse...

Vamos todos subscrever a petição. É necessário dar um basta nessa boca de latrina do Lulla. Devemos fazer com que essa nova marolinha vire um pesadelo pior que o economico. Quero cotas para os brancos loiros e de olhos claros, afinal nós é que somos a minoria, e isto não é piada de loira.

TULIO disse...

O problema é que o molusco sempre pensa que está falando com putas e cafetões.