TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, outubro 21, 2009

TONY BENNETT PASSA POR CIMA DE FLORIPA



O fabuloso Tony Bennett (foto) inicia nesta quarta-feira, em Porto Alegre, uma turnê pelo Brasil e passa por cima de Florianópolis.

A revista Época desta semana traz uma boa entrevista com ele. O título: O último grande crooner. Aqui a introdução da matériam de Época com link para ler a entrevista na íntegra. De quebra, acima um vídeo muito bom em que Tony Bennett faz um excelente dueto com Stevie Wonder, outro grande da música americana.

Qual é o maior cantor popular americano de todos os tempos? A resposta natural seria, é claro, Frank Sinatra. Quando, em 1965, no auge da carreira, o próprio Sinatra respondeu essa pergunta, colocou outro descendente de italianos a seu lado. “Para o meu dinheiro, Tony Bennett é o melhor cantor no mercado. Ele me empolga quando canta. Me toca. Ele é o cantor que vai além do que o compositor tem na cabeça, e provavelmente um pouco mais”, disse, em entrevista para a revista Life.

Tony Bennett não era bonito como Sinatra – talvez algum charme no sorriso. Também não tinha o talento do amigo para o cinema.
Seu grande trunfo sempre foi a voz, rouca, polida com as técnicas do bel canto, tradição dos cantores líricos italianos do século 19.

A disciplina trouxe longevidade. Sua voz não é a mesma aos 83 anos, mas o fôlego permitiu que ele se tornasse o último dos grandes crooners de sua geração.

Vivo, e sempre no palco.
Tony Bennett chega ao Brasil nesta semana para uma turnê de sete shows, em seis cidades diferentes: Porto Alegre (21 de outubro), Brasília (23), Salvador (24), São Paulo (26 e 27), Rio de Janeiro (29) e Recife (31). Em entrevista por telefone a ÉPOCA, Bennett fala da paixão pela música e pela pintura, sua rusga com o rock n’ roll e ainda conta sobre um encontro com João Gilberto nos anos 60, em plena praia de Copacabana.
Leia AQUI a entrevista completa

Nenhum comentário: