"O Brasil tem soberania de fazer política internacional independentemente do que pensam os outros países", disse em entrevista ao SBT ao comentar as críticas das potências ocidentais à posição brasileira diante do impasse iraniano.
A viagem ao Irã faz parte da estratégia de conquistar para o Brasil um espaço maior no cenário internacional, embora o movimento seja visto com ceticismo por outros países. Na capital Teerã, Lula irá se reunir com o presidente Mahmoud Ahmadinejad.
O Irã está no centro de uma disputa internacional envolvendo seu programa nuclear. Lideradas pelos Estados Unidos, potências ocidentais afirmam que o país busca a fabricação de armas nucleares e defendem a aplicação de uma nova rodada de sanções pela Organização das Nações Unidas (ONU). Teerã nega as acusações.
O Brasil mantém um programa nuclear para fins pacíficos, sobretudo para a geração de eletricidade, tem em sua Constituição um veto ao uso da tecnologia para a construção de armas e defende o mesmo direito ao país islâmico.
"Eu quero para o Irã o que eu quero para o Brasil", disse Lula. "Eu não tenho outro compromisso com o Irã a não ser o compromisso de tentar convencer o Irã de que a paz é melhor do que a guerra."
Lula também destacou a falta de diálogo das grandes potências com o Irã e o isolamento político imposto a Ahmadinejad.
"O que eu acho grave é que nenhuma grande potência até agora conversou com o presidente do Irã. São funcionários de terceiro escalão que estão conversando", disse.
"É preciso fazer um esforço político... As pessoas não conversam quando têm que conversar."
Lula concedeu a entrevista nesta manhã, em Brasília, antes de embarcar rumo a Moscou, na Rússia, onde inicia viagem internacional que, além do Irã, incluirá o Catar. Do site G1
MEU COMENTÁRIO: Essa declaração de Lula é vergonhosa. Em busca desse protagonismo idiota Lula abençoa Ahmadinejad e a corriola islâmica que patrocina o terrorismo internacional e que deseja varrer Israel do mapa.
Ainda bem que ninguém é eterno. Cáspite!
3 comentários:
Lula aguarde Israel...
Coreia do Norte, Síria e Irã formam o novo 'eixo do mal', diz Israel.
Chanceler do Estado de Israel diz que países fabricam e compartilham armas de destruição em massa.
"Eixo" que também aqui se fala, é Eijo e Beija em Beixa e Seixas e muda para Deixa e deixo, que é dito Queijo em Queixo e os queixumes que faz Quija Queixa, "aprezentew a sua Quija Queixa". O "Mal" é o Bal que aqui mudou para Val e Vale Valor, mas tem o Bau Mau e Pau, o Bau de Alala em Pau de Arara. Tudo e todos têem Aber Aver com Bê Vê e Ber Ver que mudaram para a Veracidade dos Batos Fatos Matos PaTos.
O Ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse nesta quarta-feira, 12, que Coreia do Norte, Síria e Irã estão cooperando de maneira a formarem o novo "eixo do mal". O chanceler ainda disse que as armas da Coreia do Norte descobertas em um avião em Bangcoc em dezembro eram destinadas ao Hamas e ao Hezbollah.
Lieberman, que está em visita ao Japão, disse que os três países são a maior ameaça ao mundo na atualidade, já que estão criando e compartilhando armas de destruição em massa. "Vimos este tipo de cooperação há dois anos ou até mesmo três meses com o avião da Coreia do Norte interceptado em Bangcoc com todo o tipo de armas destinadas ao Hamas e ao Hezbollah", disse o chanceler.
No dia 12 de dezembro, as autoridades tailandesas descobriram 35 toneladas de armas em um avião que havia saído de Pyongyang. Os documentos informavam que o voo ia para o Irã, mas as autoridades deste país negaram que estivessem importando armas. A Coreia do Norte é proibida pela ONU de exportar armas.
Analistas disseram que, embora o avião estivesse viajando para o Irã, as armas poderiam ser destinadas a grupos radicais do Oriente Médio como o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o Hezbollah, que atua no sul do Líbano contra Israel.
"Faixa de Gaza" é Baixa de Baba e Baba em Baza e as Bazes do esquerdismo e comunismo é Gaz Gaza e Caza no Bazabento Gaza e Cazamento, tudo abafado em Casamento, que os submetidos e subalternos se submetem são bixados e pixados como o Abismo é, mas nem disconfia do Bizgo Fisco Fisco Disco Obelisco defensores dos HD DH.
O eixo do mal é sempre formado pelos países que não lambem as botas (para não ser mal educado e dizer outra coisa!!!) dos EUA!!!
Postar um comentário