TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, outubro 11, 2010

EQUILÍBRIO E SERENIDADE: AS DUAS VIRTUDES QUE EVIDENCIARAM A SUPERIORIDADE DE SERRA NO DEBATE DA BAND

Acredito que todos os que viram o debate da Band que acabou há pouco puderam comparar de forma definitiva o candidato José Serra com a candidata do Lula. Aquilo que se falava há muito tempo por fim foi mostrado aos eleitores brasileiros: José Serra é disparado o candidato mais preparado não só intelectualmente e em experiência, mas sobretudo tem a virtude que poucos políticos possuem: o equilíbrio emocional mesmo nos momentos em que fustigou sua adversária. E o fez de forma econômica e, convenhamos, educada, como convém aos verdadeiros estadistas.

Dilma, por seu turno, surpreendeu pela sua agressividade desmedida. Mostrou-se o tempo todo na defensiva embora premiada pelas pesquisas eleitorais e pelas análises generosas da maioria dos jornalistas da grande imprensa nacional.

Mais uma vez se viu Dilma em certos momentos construir frases indecifráveis e, sobre a questão do aborto também, mais uma vez, não se explicou e ficou andando sobre o muro, espumando de raiva.

Ora, uma pessoa que apresenta esse desequilíbrio num debate demonstra que não reúne as mínimas condições para presidir uma Nação do tamanho e da complexidade do Brasil.

Ao contrário, José Serra se manteve sereno, demonstrou segurança e conhecimento profundo sobre todos os temas tratados. É forçoso reconhecer que a impressão que se teve ao ver este debate é que quem estava correndo atrás do prejuízo era a Dilma, ainda que, como disse, continua premiada pela últilma pesquisa, embora a margem tenha se reduzido.

O que transpareceu é que José Serra dominou a cena sempre. Ao final concluiu sorrindo, pedindo gentilmente o voto do eleitor e, de forma sincera e humilde, solicitou que seus eleitores consigam cada um mais um votinho para garantir a vitória final! 

Esta é a minha opinião. Neste tipo de debate já pesam pouco as propostas e metas dos candidatos, o que afinal já foram exaustivamente apresentadas aos eleitores no primeiro turno. Nesta segunda etapa o que vale é o confronto e a forma como cada um dos concorrentes lida com isso. Neste caso, Serra mostrou que sabe articular muito bem o que quer dizer e, sobretudo, que  possui aquelas virtudes imprescindíveis aos líderes políticos: o equilíbrio e a submissão ao império da razão e da objetividade.

EM TEMPO: Caríssimos leitores fico muito grato pela audiência que vocês concedem ao blog e ainda a esta hora estão por aqui em grande número. Fico muito feliz por tê-los aqui agora neste início da madrugada de segunda-feira. É uma honra poder desfrutar da confiança de vocês

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

18 comentários:

Anônimo disse...

Bem observado e muito bem escrito!

Unknown disse...

Concordo plenamente com seu texto. Show!

Unknown disse...

É excelente compartilhar idéias com pessoas lúcidas e coerentes. Seu blog acrescenta e muito, a todos que acessam.

miaeloin disse...

Sou sua leitora assídua!
Gosto de tudo o que você escreve. Sempre repasso. :)
Você informa e elucida, o que é muito enriquecedor.
Obrigada!

pentefino disse...

Análise correta, como sempre.

Anônimo disse...

A Democracia não pode cochilar.
Abraço
Artur VHH

Roberto Figueiredo disse...

Prezado Aluizio:

Excelente texto! Concordo integralmente com suas ponderações. E não precisa nos agradecer. Nós é que somos gratos por seus excelentes textos, e por sua luta destemida pela manutenção do Estado Democrático de Direito, que corre inequívoco risco nas mãos dos petralhas...

Anônimo disse...

A Dilma seguiu a lição do Cirodog. Está desesperada. Atacou de forma leviana até dona Mônica Serra (xenofobia).
Daqui para a frente Serra já sabe qual será o tom.
Foi bom, deu a deixa para que Serra mostre, a partir de agora, quem realmente é a candidata do governo.
Ameaçou, insinuou que ia falar alguma coisa (ficou no ar).
Só falta agora dizer o mesmo que Collor: tenho aquilo roxo (foi alguma coisa assim, não?)
Que "meda", padre Augusto tem toda razão.
obs.: Marta também foi agressiva em debates com Kassab: perdeu

Anônimo disse...

SERRA NELA!
ABRAÇOS FRATERNOS

Atha disse...

Dilma se comportou nervoza como se o Data Folha tivesse anunciado 60% para Serra e Dilma 25%. Pode ser que sabe que não tem tanto quanto disse a pesquiza.

A Folha também informa que "o nordeste garante os 51% da Dilma". O que está a dizer é que a pesquiza foi feita no nordesde e uns poucos do Centro-Oeste indagados em quem votam.

Sobre Erenice, que Serra forçou, nada respondeu, preferiu agredir e se dizer vítima. O Ciro, contratado para coordenar a campanha da Dilma, mete o páu no PT e PMDB, companheos do Lula. Com Ciro na campanha da Dilma, dispensa-se adversário. Vejam o Vodeo.

Anônimo disse...

Enquete no www.ig.com.br - sobre quem venceu o Debate da Band.

Ainda está em andamento, e os petistas estão votando lá (o resultado está dando empate...).

Um absurdo, se considerado o desempenho muito superior do Serra.

E o pior é que a opção "Dilma" já vem "pré-marcada", sugestionando o leitor/internauta a clicar nela...

Falta que espectadores do debate da Band vá lá no site do IG e votem para restabelecer a verdade!

Vandecely disse...

Só faltou uma arma na mão dela para que ela fuzilasse ali mesmo o Serra.
Continua sem dizer coisa com coisa, não consegue articular uma único pensamento com coesão. No jeito de falar já é o próprio criador (lulau).

Anônimo disse...

A candidata se desnudou: é uma destrambelhada ou, como diria o Tiririca, uma abestada. Suponho, mas apenas suponho, que vá perder pontos por causa do seu visível destempero. O Serra, no entanto, mostrou-se acuado, inseguro, quando teria todas as fichas para responder de forma arrasadora, nocauteando, já no primeiro round, com um soco na ponta do queixo, a oponente que partia atabalhoadamente para cima dele. Bastaria, antes de mais nada: 1) Apontar o destempero da candidata, mais condizente com o seu passado de assaltante de bancos, sequestradora e cúmplice de crimes ainda mais graves, do que com a postura que se exige de uma postulante à presidência; 2) Demonstrar que as calúnias que ela falsamente lhe atribuía eram, na verdade, manifestações naturais de repúdio da sociedade frente a fatos escabrosos, já do conhecimento de todos, como a posição assumida por ela e pelo seu partido em favor da legalização do aborto, e os escândalos da Casa Civil; 3) E declarar, finalmente, que se havia alguém que deveria estar se sentido ofendido ali era ele, a sua família e o seu partido, pela violação do seu sigilo fiscal e do sigilo da sua filha, do seu genro e outros membros do PSDB, por agentes ligados ao PT e, muito possivelmente à campanha da candidata. Se quisesse, ele poderia, para ser mais contundente, referir-se, com brevidade, a algumas evidências que dariam respaldo às suas afirmativas, como a ficha criminal da candidata, guardada num cofre para não ser conhecida pelo eleitorado, as suas declarações de apoio à legalização do aborto gravadas em vídeo e acessíveis a todos, e a demissão, por suspeita de corrupção, de Erenice Guerra (e de seus meninos e parentes), que fora sua secretária-executiva na Casa Civil e, depois indicada por ela para ocupar o cargo de ministra, bem como a constatação de que o sigilo de Eduardo Jorge, por exemplo, havia sido acessado sem justa causa por um agente da Receita filiado ao PT.

Tenho a mais absoluta certeza de que se tivesse reagido assim, a candidata iria naufragar de vez, frente a milhões de eleitores, e ele emergiria desse primeiro debate com uma enorme vantagem. E não seria difícil fazê-lo, pois a agressividade destemperada da candidata poderia ter sido facilmente prevista pela campanha do Serra, dando margem a que a resposta que articulei acima já estivesse muito bem ensaiada. Mas o que vi, repito, foi um candidato inseguro e acuado, engolindo em seco, desafinando, abusando de vícios de comunicação e expressão como os indefectíveis "Olhe…", "Ééé…" e dando a impressão de que estava se justificando o tempo todo por aquilo de que o acusava a candidata abestada. Caraca! O cara está na política há trocentos anos! E, o que é pior: no meu entendimento, essa reação pífia do Serra não se deve ou não se deve apenas a uma possível orientação dos que pautam a sua campanha, mas a uma dificuldade pessoal dele frente a situações semelhantes, e que, para mim, já era bastante perceptível em alguns dos debates anteriores.

Quanto ao desempenho da candidata inventada pelo Lula, eu diria apenas que é a adversária que qualquer um pediria a Deus. Pena que o Serra não esteja sabendo se aproveitar disso. Seria um passeio.

Anônimo disse...

..

O que eu vi foi uma Dilma descontrolada, furiosa e indignada. A medida que o debate avançava, os olhos da ex-terrorista se injetavam de ódio e foi por muito pouco, por muito pouco mesmo, que a mulher não perdeu totalmente o controle, a ponto de o debate ser interrompido.

..

Augusto disse...

Após o debate, eu twittei... É o resumo da minha opinião sobre o debate:

Cara, na boa. Depois do #debateband eu vou ter pesadelos com a Dilma.

Privatização nos Treding. Tema tão simples. Se estamos aqui com banda larga twittando, agradeça a privatização. #debateband #dilmanão

Se vamos satanizar as privatizações. Desliguem modem, puxem cabos de redes. Wirless? Nem pensar! Vamos voltar ao que era antes. #dilmanão

@Dep_IvanValente comenta o preço alto da telefonia. Não comenta os impostos que estão imbutidos no serviço, o motivo. #Dilmanão

@rafaela3105 pelo visto não sabe sobre a privatização da Vale. Compare o emprego que gerou e a arrecadação do estado antes de falar besteira

@NeiJobson viram mesmo o #debateband? Fará isso tirando o inchamento dos cargos que deveriam ser tecnicos, mas são políticos no gov do PT.

Alexandre, The Great disse...

Concordo integralmente com a sua análise. Serra foi comedido, até mesmo na hora do ataque. Nós que fazemos parte da torcida queremos sempre ver o nocaute do adversário, mas tenho que me render ao marketing político, pois a figura do Serra no debate ontem foi o que mais se aproximou de um Presidente da República.
Quanto a honra, ora Aluízio... ela é toda nossa em poder desfrutar deste espaço de lucidez.
Grande Abraço,

pentefino disse...

A candidata abestada foi um poço até aqui de ódio.

Marcelo Olivério disse...

Aluizio você é o cara.
Esse vídeo do socialismo é nota 10000.
Parabéns.
Viva o Brasil LIVRE!