TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 08, 2010

CHIKUNGUNYA: A NOVA DOENÇA QUE CHEGA AO BRASIL E É TRANSMITIDA PELO MOSQUITO DA DENGUE. PODE SE ESPALHAR!

O Ministério da Saúde determinou nesta quarta-feira o aumento das ações de vigilância e prevenção relativas a uma doença que nunca havia sido registrada no Brasil, a chikungunya. Três casos importados da infecção foram identificados no país entre agosto e outubro. Os pacientes, um do Rio de Janeiro e dois de São Paulo, passam bem. Provocada por um vírus, o CHIKV, a doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus contaminado.

A preocupação das autoridades é que, como existe grande número de criadouros do
Aedes aegypti, haja maior risco de a chikungunya se instalar no país. "Não há perspectivas de aumento da doença no momento. O que as pessoas precisam fazer é reforçar aquilo que já falamos há tempos: ações de combate ao mosquito transmissor", afirmou o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.

A chikungunya provoca, em um primeiro estágio, febre alta, mal estar e dores nas articulações. Os sintomas aparecem entre 3 a 7 dias depois de o paciente ser picado pelo mosquito transmissor da doença contaminado. Durante os primeiros cinco dias do aparecimento dos sintomas, se o paciente for picado pelo
Aedes aegypti, ele transmite o vírus para o mosquito. Leia MAIS sobre essa nova doença resultante da falta de sanemento básico 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Escatopholes disse...

É preciso urgente encontrar algo novo para apavorar o povo. O povo precisa ser mantido sempre como se estivesse pisando em ovos, assim a manipulação fica mais fácil.

Sai de cena a gripe suina e entra isso aí!!!

Anônimo disse...

Brasil: Gigante comandado e habitado por idiotas e fracos, que só olham para seus umbigos. Até mosquistos derrubam essa gente como tem feito há séculos e ainda há esse com nome chulo chegando aí nessas paragens.
País eternizado na lixeira.