TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, janeiro 31, 2011

EM DEBATE: OS DEZ PRINCÍPIOS CONSERVADORES

Diversidade é uma palavra chave no discurso politicamente correto, podendo-se até mesmo qualificá-la como uma categoria desse mesmo discurso no âmbito sociológico, porém o seu conceito operacional é reducionista porquanto contém ressalvas ditadas pelo pensamento politicamente correto. Vale por exemplo para defender ponto de vista ecológico ou racial, mas carece de neutralidade axiológica no campo da política. Os arautos do políticamente correto não admitem a 'diversidade' do espectro político e ideológico determinando, por conseguinte, a construção de um tabu a respeito do pensamento "conservador".
O objetivo deste post é portando quebrar este tabu e abrir livremente o debate sobre a importância do pensamento político conservador. Creio que o texto que segue após este prólogo contribui bastante para o necessário debate que, acredito, crescerá muito no Brasil e também nos demais países do continente latino-americano cujo atraso político, social e econômico decorre em grande medida da manutenção desse tabu idiota.
O texto ao qual me refiro é uma adaptação de Ten Conservative Principles (1993), de Russell Kirk. A tradução livre não é de nenhum filósofo, mas do engenheiro mecânico Ivan Carlos P. da Cruz, de Niterói (RJ), que possui o blog Manifesto Conservador e se dedica a tecer comentários sobre política a partir de uma visão conservadora.
Transcrevo com link para leitura completa os primeiros parágrafos do texto Dez Princípios Conservadores. Vale a pena ler. E os comentários estão abertos para este debate que a grande imprensa escamoteia, quando não contribui para dar consistência ao maldito tabu que sataniza as teses conservadoras. Leiam:
Não sendo nem uma religião nem uma ideologia, o conjunto de opiniões designado por conservadorismo, não possui nenhuma “escritura sagrada” e nenhum “O Capital” para fornecer um dogma. Por mais que se possa estabelecer em que os conservadores acreditam, os princípios primordiais do convencimento conservador foram derivados a partir do que escritores renomados e homens públicos conservadores professaram durante os dois séculos passados. Após algumas observações introdutórias neste tema geral, eu listarei dez destes princípios conservadores.

Talvez seja mais apropriado, na maior parte das vezes, usarmos a palavra “conservador” como um adjetivo. Isto porque não existe nenhum “Modelo Conservador”, e o conservadorismo é a negação da ideologia: é um estado da mente, um tipo de caráter, uma maneira de olhar a ordem social civil.
 

A atitude que nós chamamos de “conservadorismo” é mantida por um conjunto de sentimentos ao invés de um sistema de dogmas ideológico. É quase completamente verdadeiro que um conservador pode ser definido como uma pessoa que se pensa como tal. O movimento ou o conjunto de opiniões conservadoras pode acomodar uma diversidade considerável de pontos de vista em muitos temas, não havendo nenhum “Test Act” ou “Thirty-Nine Articles” do credo conservador.

Em essência, o conservador é simplesmente alguém que considera as coisas permanentes mais agradáveis do que o “Chaos” e a “Old Night”. (Contudo os conservadores sabem, com Burke, que saudáveis “mudanças são os meios de nossa preservação.”) Uma experiência de continuidade histórica das pessoas, diz o conservador, oferece uma guia para a política muito melhor do que os projetos abstratos de filósofos de botequim. Mas naturalmente há mais a motivar o conservador do que esta atitude geral.

Não é possível redigir um catálogo completo das convicções conservadoras; não obstante, eu ofereço-lhe, resumidamente, dez princípios gerais. Parece seguro dizer que a maioria dos conservadores subscreveria a maior parte destas máximas. Em várias edições de meu livro The Conservative Mind, eu listei determinados cânones do pensamento conservador — a lista difere um tanto de edição em edição; na minha antologia The Portable Conservative Reader eu ofereço variações sobre este tema. Agora eu lhes apresento um sumário das suposições conservadoras que diferem um tanto de meus cânones destes dois livros.


Específicamente, a diversidade de maneiras em que as visões conservadoras podem encontrar expressão é por si só uma prova de que o conservadorismo não é nenhuma ideologia fixa. Que princípios particulares os conservadores enfatizam em uma época específica, variarão com as circunstâncias e as necessidades dessa era. Os seguintes dez artigos de crença refletem as ênfases dos conservadores na América de hoje em dia. Clique AQUI para ler o texto completo

11 comentários:

Anônimo disse...

O pensamento conservador é vítima da própria honestidade devido seu "posicionamento". Penso que a abordagem correta é chamá-lo de "Princípios Duráveis", nos quais está alicerçado! Seria ótimo fazer uma comparação com o que pensa o "esquerdismo progressista"!
Irineu Staub
Curitiba-PR

Anônimo disse...

Há palavras que não suporto mais, diversidade é uma delas. Também não aguento ler um texto onde abundem termos como "transversalidade" , "cidadania", "holística", são palavras usadas de forma tão hipócrita que me dá nojo. Ser conservador não significa ser reacionário, como ser de esquerda não significa ser evoluído.

Anônimo disse...

O Estado Terrorista Brasileiro - I -

Terrorismo vem presidindo o Brasil desde 1995: Terrorista Fernando Henrique Cardoso e terrorista José Serra, retardado intelectual.

Terrorista Luis Inacio Lula da Silva, Pithecanthropus Erectus, e terrorista Dilma Rousseff, retardada intelectual.

Terrorista Dilma Rousseff e terrorista José Dirceu, retardado intelectual.

Anônimo disse...

Presidente Jose Sarney pague a URV.

Esse blog não é WikiLeaks, mas deve saber desse segrêdo de Estado:

depende só da vontade do presidente do Senado pagar dívida trabalhista ganha em justiça por funcionários do Senado Federal. Acreditem, se quiserem!

Presidente José Sarney pague a URV.

Antes de pagar seus reajustes de 61% exclusivos aos senadores, pague o que deve aos funcionários do Senado Federal.

Presidente José Sarney pague a URV.

Anônimo disse...

A luta entre esquerda X direita caiu na mesmice, praticamente ñ se sabe quem é quem mais. A visualização dessa distinção só fica patente quando se menciona "Conservadorismo".
O artigo diz que o conservadorismo ñ é uma religião, mas entendo ser baseada no transcendental. Conservadorismo pressupõe uma crença, a de que existe um Ser Superior e uma lei natural que valoriza o indivíduo nas relações sociais, além de uma intruzão menor do Estado nessas relações.
Foi e será sempre assim a atuação de Deus para revelar-se. Sempre através do indivíduo. Não há mais dúvidas: a luta dos chamados revolucionários foi, é; e será contra o cristianismo e os verdadeiros cristãos mais do que qualquer outra religião ou corrente de pensamento.

Satanás sabe onde é o alvo certo de seus ataques e quais pessoas e doutrinas ele pode usar.
Mas a sua derrota chegará!

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: o conservadorismo é uma tradição, algo que se alicerçou ao longo dos anos justamente por haver sido aquilo de melhor para determinado grupo social. Ser conservador não significa ser "um monstro", como muitos tentam fazer crer. O que não foi "conservado" mostrou-se ineficaz, ruim e maléfico. Exemplos? Serve o Muro?

Anônimo disse...

Estou com o anônimo das acima, não suporto ouvir esses babacas ficar falando de diversidade,cidadania,holistica ,ecologia, etc...

Sou conservadora e concordo que temos que quebrar esse tabu que colaram nos conservadores dando conotação pejorativa,etc..
Avante ao debate Amorim.

Atha disse...

Aluizio,

Quem é o Conservador e a Conservadora? Sardinha de Conserva?

Brobuziram em Produziram também os Saldanhas Sardanhas e um Salbo Salvo e Bonsalvos Bonsalves Gonsalves. O Liblo Livro dos Salbos Salvos é o "Livro dos Salmos". Saldinho Sardinho Salvinho da Silva, mais os Silvinhos e Selbinhas Selvinhas Servinhas.

Vá se Servindo da Selva, Silva Serva e do Bonservador Bonsalvador. Se tirar o "L" dos Salbos Slavos, só fica Sabos e Sabon Sabão que vira Sabonete Berbubado Berfubado Perfumado de Belbube Perfume.

Em Vista do Salvador que é a Salvatola Tolici ter sido Toltulada Torturada, Tolcita Torcida e Letorcita Retorcida, Arrebantada e Arrebatada, abarrada amarrada com os sholders no teto e as pernas amarradas embaixo e uma Roda foi rodada e elas eram estiliaçadas, foram Liquidadas e Aniquiladas esquartejadas.

Hoje se fala em Tortura da Toltula, assim pronunciada e Bultula Em Gultula em Cultura e dizem que o mundo tem a Cultura Turtura Torturada.

Dilma diz que, à semelhança de Elas, foi torturada, se tivesse sido não seria prezidenta hoje, teria sido dizimada sebultada sepultada no Sebulgaro Sepulcaro.

Para que fique no desconhecido, é chamado de "A Inquizition" Inquisição e Inguilition em Inquirição. Isso sucedeu ferozmente de 1750 a 1884, daí en diante, é é só Rebolution Revolução para tomar os Domínios dos que a utilizavam para se Legitibá em Legitima e gerar Legítibos Legitimos.

É por isso que criaram a Legislation Legislação e o Legislativo mais a Abembléia em Azembléia Assembléia Legislativa, mas tem os que se dizem da Assembléia de Deus, querendo dizer que Elas geravam Deuzes que ficou em Dezuzo que dizem que Deuz uza e deu Zuza Abuza em a Muza e a Múziga Múzica Music Muzical que antes era a Belo Dia em Melodia Melodioza, foi Melan cólica, mas continuam sendo Utilitá Utilidade Bública Pública nesse Rebú.

O que ocorre hoje no Ebito Egibto tem muito a ver com tudo isso, assim como o Oriente Médio e os chamados de India e Indios dos Babos Bagos Magos Magi Magia ao invocá os seus do passado e quem não entende e participar disso, fica dominado. Esse é Berso dos Christmans e Christinas Cristianos. Os Buzulban Musulman e Islabi Islami e Islaba Islama são considerados os "Inimigos" nesse desfecho.

Anônimo disse...

O Estado Terrorista Brasileiro - II -

Em verdade, começou quando João Goulart, vulgo Jango, deu um golpe de estado comunista no Brasil, inaugurado com discurso em praça pública, coroados com a extinção da propriedade privada no Brasil, conforme anunciado por ele. [O tal discurso era uma peça de assombro].

Nos dias que se seguiram, apenas no Rio de Janeiro, mais de um milhão de pessoas foram às ruas pedir socorro às Forças Armadas.

Pouco tempo depois, comprovado o golpe de Estado dado por Jango - o comunista safado que depois de se eleger por meio de eleições democráticas do Estado de Direito tentou perpetuar-se no poder destruindo Estado de Direito e Democracia no Brasil - repito, comprovado o golpe de Estado dado por Jango, as Forças Armadas salvaram o Brasil e, assim, durante mais de vinte anos, impediram o triunfo da loucura terrorista no território nacional.

Grupos terroristas eram financiados pelo governo de Nikita Kruchev e muitos deles foram treinados para matar, não só em campos de treinamento terrorista em Cuba mas também na Rússia [URSS], tendo alguns terroristas estudado em universidades russas.

Tais grupos terroristas continuavam tentando obrigar o Brasil a curvar-se ao terrorismo fiel ao catecismo do estrangeirismo russo-comunista ou à cartilha vermelha do abc maoísta. Sem esquecer que Mao-Tse-Tung era discípulo de Joseph Stalin.

Anônimo disse...

Atha:

respeitada sua liberdade de expressão, pensamento e opinião, por gentileza, escreva portugues correto em beneficio de todos os leitores desse blog que, certamente, também é lido por crianças, jovens, estudantes, estrangeiros e, em assim sendo, respeite o direito do leitor em língua portuguêsa.

Considero um abuso de linguagem sua brincadeira de mau-gosto.

Unknown disse...

Olá Aluízio

Apenas agora pude visitar seu blog e responder seu comentário lá no "10 princípios".

Grato pela referência e pela citação.

Um abração,
Ivan