Facsímile do Participa Brasil. Clique AQUI para ir direto ao site |
Acaba a de ser lançado na internet o site Participa Brasil que oferece uma ferramenta para que cada cidadão possa expressar sua opinião diretamente aos senadores e deputados. Os criadores do site pertencem a uma entidade denominada DD>>BR Democracia Digital Brasil e no lançamento dessa nova ferramenta oferecem a oportunidade dos cidadãos se manifestarem sobre o projeto do novo Código Florestal. Ao preencher um formulário simples no próprio site o voto dado será recebido pelos parlamentares através do email e do Twitter, tornando muito fácil e simples a participação de qualquer pessoa nesse importante debate que pode selar o futuro da agricultura brasileira.
O próprio site além de mostrar um vídeo sobre a importância da produção agrícola explica de forma suscinta o que está em jogo sobre o novo Código Florestal em votação na Câmara Federal que vem sofrendo pressões da militância ecológica. E explica;O Código Florestal Brasileiro existe desde 1965 e tem como função garantir a presevação do meio ambiente delimitando a ocupação e uso de nossas matas. Porém, com a mudança das configurações geográficas, sociais e econômicas do país, se tornou obsoleto e não corresponde mais a um mecanismo eficiente para o Brasil.
Em 2010 foi apresentado um substitutivo deste projeto que flexibiliza a delimitação das áreas de reserva e preservação, regulariza a situação de produtores rurais, hoje na ilegalidade, e oferece condições de desenvolvimento econômico para o país ampliando nossa produção agrícola.
Porém, apesar de aprovado pela maioria dos produtores rurais, que chegaram a criar um abaixo-assinado pedindo urgência na votação do substitutivo, o MST e alguns ambientalistas mostram-se contra o projeto e emperram a votação.
É importante destacar que sem a aprovação deste projeto, os pequenos produtores rurais poderão perder suas terras e receberão multas exorbitantes de até R$ 5.000,00 por dia por terem cometido o crime de plantar em suas terras.
O problema, é que estes trabalhadores impulsionam nossa economia, baseada na agricultura e no agronegócio e sem crédito e terra, deixarão de produzir. Com a produção agrícola comprometida, teremos menos comida na mesa do brasileiro e preços que podem chegar a um aumento de até 50%, de acordo com estimativas. O desabastecimento também pode chegar às prateleiras dos supermercados e o Brasil poderá passar pela maior recessão dos últimos tempos.
Por isso, é importante conhecer melhor o projeto substitutivo e se posicionar em relação a votação. Você pode dar a sua opinião sobre o projeto e ajudar a mobilizar a população para o debate.
Vote no projeto e convide seus amigos através das redes sociais. Ainda dá tempo de participar!
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário