TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, junho 27, 2011

INCERTEZAS E AUSÊNCIA DE CHÁVEZ GERAM CRISE NO GOVERNO DA VENEZUELA

Ante os crescentes riscos de um crise de governabilidade, assessores oficiais recomendaram à máxima cúpula da Venezuela que o caudilho Hugo Chávez regresse o mais rápido possível ao país para que explique publicamente a severidade da doença que o tem retido em Cuba durante as últimas semanas, disseram fontes próximas ao governo de acordo com reportagem do jornal El Nue Herald.
As fontes, segundo o Herald, que não quiseram ser identificadas e têm acesso a informação altamente qualificada, disseram que especialistas na leitura de matrizes da opinão pública advertiram sobre a cada vez menor credibilidade nas declarações de diferentes funcionários afiançando que Cháverz se recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido na capital cubana.
O mistério em torno da enfermidade, produto da fala de informação e a ausência pública de Chávez desde que alegadamente foi operado de um abscesso pélvico no último dia 10 deste mês, gera uma avalance cada vez maior de conjecturas e dúvidas sobre se está em condições de seguir governando, concluíram os especialistas, segundo as fontes. 
Ainda de acordo com El Nuevo Herald, os especialistas indicaram que los venezuelanos suspeitam que Chávez não é o autor das mensagens que aparecem através de sua conta no Twitter. Também aumenta a dúvida sobre a autenticidade das fotos divulgadas há umas duas semanas, nas quais o caudilho aparece entre os irmãos Fidel e Raúl Castro. Muitos consideram que essas fotografias foram tiradas em um época anterior e reclamam que Chávez apareçca retratado com um periódico do dia, a fim de confirmar a data da foto.
Assessores do governo que monitoram a opinião pública cuidadosamente, advertiram sobgre a ineficácia dos comunicados reafirmando que Chávez se recupera bem, pois que somados à contínua ausência do caudilho, resultam num torpe esforço por ocultar sua verdadeira condição. Os especialistas dizem que o mais conveniente para a governabilidade do país é que Chávez diga a verdade sobre a sua enfermidade uma vez que apareça publicamente, inclusive se essa doença é muito séria, e especialmente se se trata de câncer. Clique AQUI para ler a reportagem completa - En español

4 comentários:

Atha disse...

O que cauza ezbanto espanto é que Chavez não foi para dar cursus de Médici Medicinal e formar Médicos e Enfeneiras, só Infernos e Enfermos. Sua Ibage Image já Imaginô se os que habitam Bene Buel Vene Zuel Zuera coneçar a rezá pro Bibel Basto Gasto Gastro curar seus e suas infernidades? fica mais infernizado que já é.

Anônimo disse...

Aposto que o Apedeuta vai dar uma voadinha até a ilha cárcere e fazer declaração à humanidade atestando que o bolivariano está tão bom mas tão bom, que já está tendo até ereção...

Anônimo disse...

Morto não fala....

Anônimo disse...

Se as coisas seguirem como começram, logo chegará aqui também, na venezuela a desgraça chegou primeiro do que no brasil, agora o sujeitinho parece que está ao encontro do chê, pela lógica logo chegará a vez dos nossos, espero...