TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 10, 2011

VERSAILLES CUMPLE 40 AÑOS [HOMENAGEM DO BLOG AOS EXILADOS POLÍTICOS DA AMÉRICA LATINA EM MIAMI]


Com a postagem deste vídeo desejo fazer uma homenagem aos exilados políticos latino-americanos que vivem em Miami acolhidos pela grande democracia americana. O vídeo, do site do jornal El Nuevo Herald, é uma reportagem sobre o 40º aniversário do resturante Versailles especializado em culinária cubana. 

Desde que o facínora Fidel Castro tomou conta de Cuba, milhares de cubanos exilaram-se em Miami e lá prosseguiram sua vida, deram continuidade às suas famílias e estabeleceram seus negócios sendo que alguns prosperaram e se tornaram ícones desse Estado americano, Florida, onde o español é uma idioma tão falado quanto o inglês. 

É o caso desse famoso restaurante que já acolheu celebridades e se tornou um point turístico obrigatório para todos que visitam Miami.
E não são apenas os cubanos que se refugiaram em Miami, mas também dezenas de cidadãos de outros países latino-americanos que por perseguição política imigraram para esse pedaço da América do Norte. Mais recentemente centenas de venezuelanos começaram a povoar Miami fugindo do terror do regime comuno-bolivariano de Hugo Chávez. Tanto é que Miami sedia a Organização do Venezuelanos no Exílio (Orvex).

 
O restaurante Versailles faz parte do The Valls Group, companhia fundada pela família cubana Valls que opera ainda os restaurantes La Carreta, Casa Juancho e 25 boxes de alimentação no Aeroporto Internacional de Miami, proporcionando emprego a 2.400 pessoas.


A família Valls está entre as primeiras levas de exilados que fugiram do terror comunista de Fidel Castro e foram acolhidos pela Nação americana e hoje contribui com seu grupo empresarial para a grandeza dos Estados Unidos e o bem-estar de seus cidadãos.
 
Tivessem permanecido em Cuba poderiam ter sido mortos no paredão do assassino Fidel Castro ou então, esquálidos e desdentados estaríam diariamente nas filas em busca de tikets-alimentação fornecidos pelo governo do tiranete para não morrer de fome.


No entanto, Fidel, Chávez, Lula e os demais tiranetes comunistas latino-americanos praguejam contra os Estado Unidos e o qualificam de império do mal.

Enquanto esse pensamento idiota for hegemônico na América Latina este continente continuará a ser o lixo ocidental. Clique aqui para ler também a reportagem completa sobre o Versailles - En español


Nenhum comentário: