TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, julho 08, 2011

CONGRESSO PARAGUAIO PEDE LIBERTAÇÃO DE PEÑA ESCLUSA, PRESO POLÍTICO DE HUGO CHÁVEZ.

Alejandro Peña Esclusa
O Congresso do Paraguai aprovou nesta quinta-feira por unanimidade um documento de apoio de solidariedade ao engenheiro e ativista democrático Alejandro Peña Esclusa que há 11 meses se encontra detido nos calabouços do tirano Hugo Chávez na Venezuela, pelo 'delito' de fazer oposição ao chavismo.
Peña Esclusa convalescia de uma operação de câncer da próstata, quando foi preso em sua residência pelos bate-paus da polícia política do ditador venezuelano. Por esta razão seu tratamento pós-operatório foi interrompido e por isso corre risco de vida.
O congressista paraguaio pelo Partido Liberal do Paraguai, Enrique Salyn Buzárquis, explicou que a sessão desta quinta-feira da Câmara dos Deputados paraguaia aprovou um documento em que 'solicitamos ao governo da Venezuela um tratamento justo e digno e a liberação de Peña Esclusa por razões humanitárias". 
Além, disso, afirmou que "cremos na democracia, no Estado de Direito e na possibilidade de que todo cidadão tem direito a um julgamento justo e digno, independentemente que seja de esquerda ou de direita"..
"Após uma investigação e de revisar o caso Peña Esclusa, chegamos à conclusão que estão sendo violados os direitos humanos internacionais ao não permitir que uma pessoa que padece de câncer receba a atenção médica necessária", expressou o deputado paraguaio.
 
Salyn Buzárquis revelou que apesar das diferenças ideológicas no Congresso paraguaio, todos os partidos com assento no parlamento aprovaram o documento. "Não houve uma só voz dissonante", assegurou.

 
Por sua vez, o deputado pelo Senado boliviano, Adrián Olivo, informou que no próximo domingo viajarão à Venezuela uma comissão de deputados do Brasil, Paraguai e Bolívia, para visitar o engenheiro Peña Esclusa e verificar o seu estado de saúde.  Com informações do site do jornal El Universal - Leia MAIS - En español


3 comentários:

Anônimo disse...

Olha aí a justiça de Deus. O vagabundo e tiranete Hugorila Chavez prendeu injusta e violentamente o grande Esclusa, que estava fazendo tratamento contra o câncer. Agora é o próprio tiranetizinho que está com câncer, e tem poucos meses de vida.
Deus existe ou não existe blogueiro?
É uma vergonha que um Paraguai tenha que tomar atitudes assim.
'Nuncaantesnestepaís' a canalhice da classe política foi tão mesquinha, hipócrita e degradante.

O Brasil morreu e ninguém viu.

Anônimo disse...

enquanto isso, a dilminha oferece tratamento de saúde para o ogro Chavez.

Anônimo disse...

dilma e chavez deveriam morrer de câncer e ambos arder no mármore do inferno juntinhos, emparelhados com o demo, esses vagabundos enganadores do povo humilde que se deixa comprar por qualquer vintém e muito papo furado. o iluda da çilva deveria lhes fazer companhia!