TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 13, 2011

MOVIMENTO DISSIDENTE FIRMA HISTÓRICO ACORDO PARA IMPLEMENTAR TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA EM CUBA COM CONSTITUINTE

Oswaldo Payá, do Movimento Cristão de Libertação.
Mais de 40 importantes dissidentes em Cuba e no exílio firmaram nesta quarta-feira um histórico acordo para uma transição democrática que exige do governo de Raúl Castro um amplo marco de participação cidadã, assim como a libertação dos presos políticos, a restituição das liberdades básicas e a convocação de uma Assembléia Constituinte.
"Tem uma dimensão humana e social e aparece num momento onde há grande confusão, falta de perspectiva e se fala de dar votos de confiança ao governo", declarou o dissidente Oswaldo Payá ao jornal El Nuevo Herald de Miami (EUA). "Esta proposta diz aos cubanos que têm de ser protagonistas e que a palavra 'mudança' significa direito".
Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, indicou que se trata da abertura de um caminho que proclama de maneira direta e transparente mecanismos destinados a implementar as mudanças.
"No aspecto econômico se demanda liberdade para que os cubanos tenham suas próprias empresas e se respeite o trabalho. Não podemos seguir sentenciando os cubanos à pobreza", assinalou o líder dissidente. Leia AQUI a reportagem completa - En Español


2 comentários:

gutenberg j disse...

FALSO DISSIDENTE

Oswaldo Payá é um falso dissidente que sobrevive ao regime porque é útil ao regime. No blog dele critica o congresso do PCC mas elogia o socialismo, criticando apenas o que ele chama de totalitarismo do regime. Como se uma e outra coisa não fossem a mesma. Essa cara está a serviço dos serviços de segurança de Fidel. Os verdadeiros dissidentes vão esticar a mão e botar o pescoço para fora. Há no momento uma onda repressiva na Ilha, por isso Payá será útil ao regime para que o sistema identifique opositores.
Há muitas informações sobre Payá no Notalatina, da Graça Salgueiro. Não nos iludamos com o falso dissidente.
Capitão Gutenberg

Aqui não, jacaré... disse...

O título mais correto para uma notícia dessas seria:

Após 50 anos de ditadura comunista, irmãos Castro admitem a falência da revolução e chamam a Democracia para salvar o país.