Situação na região da Grande Florianópolis também é dramática |
Este boletim do site Climatempo deve ser lido com atenção. A chuva que se abate sobre Santa Catarina continuará está noite e madrugada adentro. Segundo a previsão só a partir desta sexta-feira é que começará a cessar a volumosa precipitação. A se concretizar a previsão é certo que a região metropolitana de Florianópolis terão uma madrugada e a sexta-feira com situações muito críticas. Na foto acima se pode ver uma ponte no município de São João Batista, na Grande Florianópolis, onde falta pouco para a água passar por cima. A foto foi postada há pouco no Twittpic por @gustavo8up
Leiam o boletim do Climatempo:
O ar quente e úmido que chega do norte do continente reforça as áreas de instabilidade associadas à frente fria que está quase parada no Sul do Brasil. Nas últimas 24 hs já choveu muito em Santa Catarina e também no sudoeste do Paraná.Em Clevelândia, no Paraná, o acumulado de chuva chega a 90mm e em Planalto, também no Paraná, o total de chuva é de 65mm. Muita chuva também em Foz do Iguaçu, com quase 50mm.
Em Santa Catarina os valores de chuva acumulado são significativos. Em São José, grande Florianópolis, o total de chuva já chega a 108mm, em novo Horizonte 107mm, em Curitibanos 91mm, em Caçador 90mm, em Ituporanga, 88mm, em Urubici 82mm, em Dionísio Cerqueira 80mm e em Itajaí o acumulado já chega a 77mm.
Em Florianópolis, entre às 9hs de ontem e às 9hs de hoje, o acumulado chegava a 97,4mm para uma média de 92,5mm em Setembro.
Outro destaque é a cidade de Campos Novos, região central catarinense. Entre 9hs de ontem e 9hs de hoje o acumulado chegava a 98mm.
A previsão para as próximas horas é de mais chuva em Santa Catarina. As chuvas no mês de agosto já foram volumosas e toda este chuva agora no início de setembro deixa praticamente todas as regiões catarienses em estado de alerta.
A chuva causou transtornos em 23 cidades do Estado, segundo levantamento da Defesa Civil. Houve registros de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores, quase 10 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e 353 foram obrigadas a deixar suas residencias.
Blumenau foi uma das cidades mais atingidas e ainda tem ruas alagadas. As aulas na cidade foram interrompidas. O rio Itajaí-Açu, que corta o municipio, passa dos 10 metros e deve transbordar. A Defesa Civil teme pela ocorrencia de mais deslizamentos de terra e pede para que os moradores de áreas de risco se encaminhem para abrigos públicos.
Foram registrados deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, nos municipios de Gaspar e Apiúna. A BR-470 segue bloqueada nessa quinta-feira, e há água acumulada em trechos das BR-101, BR-282 e BR-280.
Na Grande Florianópolis, falta energia elétrica nas cidades de Tijucas e Governador Celso Ramos afetando mais de 12 mil pessoas. O fornecimento deve retomar ainda hoje.
Nesta sexta-feira a chuva diminui de volume na maior parte de Santa Catarina, mas na madrugada e também pela manhã, a chuva ainda é volumosa no leste e nordeste catarinense, regiões onde estão a capital, quase todo o litoral e o Vale do Itajaí. Do site Climatempo
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
Um comentário:
Lamento sinceramente pelo povo catarinense,que eles tenham força para superar mais uma fúria da natureza.Tomara q/pare de chover.
Postar um comentário