Situação em Blumenau é crítica e chuva não cessa |
A chuva intensa que cai sobre o Vale do Itajaí desde segunda-feira deixou, nesta quarta-feira, Blumenau em estado de alerta, quando o nível do Itajaí-Açu atingiu 6 metros, às 20h. Durante o dia, o rio estava subindo entre 16 a 20cm por hora, mas com a chegada da noite a elevação reduziu e o rio estabilizou.
O mesmo nível se manteve até as 23h. A projeção da Defesa Civil era para que o Itajaí-Açu chegasse aos 6,50 metros às 2h da madrugada. Com 8 metros o rio transborda e atinge as primeiras ruas nos bairros Itoupava Norte, Fortaleza e Itoupavazinha. O secretário de Defesa Civil de Blumenau, José Egídio de Borba, disse que apesar da diminuição na intensidade, famílias que moram em áreas atingidas por alagamentos e encostas devem ficar atentas e, ao menor sinal de perigo, precisam abandonar as residências.
Durante esta quarta-feira, foram registrados cinco deslizamentos nos bairros Vila Nova, Progresso, Ponta Aguda, Velha Grande e Velha Central, que deixaram uma rua interditada e outra em meia pista até o final da noite de ontem. O caso mais grave ocorreu no final da tarde, com uma família da Rua Germano Kratz Neto, no Bairro Velha Grande.
A casa onde mãe e duas filhas residiam desabou, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil, a casa ficava em área de risco. A família foi a única encaminhada até as 23h pela Assistência Social ao abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no Bairro Itoupava Norte.
De segunda-feira à noite até as 17h desta quarta-feira, o Centro de Operações do Sistema de Alerta (Furb) registrou 77,4 mm de chuva. Em Ituporanga, Apiúna, Ibirama, Rio do Sul e Taió choveu 70mm. Informações e foto do portal da RBS/Diário Catarinense
Um comentário:
A linda Blumenau que eu conheci, esta de novo debaixo de agua, que pena.
Mas nao vai longe nao, aqui nas cidades, dos Estados de Pennsylvania, e Delaware estao tambem dabaixo de agua e muita agua...
Postar um comentário