TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

RÍGIDO ESQUEMA DE SEGURANÇA EM CUBA NÃO IMPEDE QUE CIRCULEM INSISTENTES RUMORES SOBRE O MAU ESTADO DE SAÚDE DE HUGO CHÁVEZ

O centro hospitalar CIMEQ, em Havana, onde Chávez está internado.
Em tradução livre do espanhol, transcrevo texto veiculado agora há pouco no TwitLonger da atriz e famosa cantora internacional da Venezuela, Maria Conchita Alonso  @MC_ALONSO .
O texto refere-se ao rígido sistema de segurança cubano que cerca o hospital CIMEQ, em Havana onde o caudilho Hugo Chávez recupera-se de cirurgia que extirpou tumor cancerígeno do seu abdome.
O texto atribui as informações a fontes sem identificá-las. Pode tratar-se apenas de rumores. Este clima de incerteza e imprecisão é gerado justamente pela censura imposta pelos governos cubano e venezuelano. Tanto é que até hoje ninguém sabe ao certo que órgão do corpo do tiranete foi atacado pelo câncer. Eis a transcrição das informações e rumores que circulam intensamente pelas redes sociais. Leiam:
Desde Havana, a capital cubana, informam que foi bloqueado o acesso a três andas do CIMEQ,  hospital onde convalece o caudilho Hugo Chávez. Fontes bem informadas acrescentam que tem sido literalmente "sequestrados" todos os médicos, enfermeiras e enfermeiros, pessoal de manuntenção, pessoal administrativo que trabalha nesses três andares do prédio do hospital, os quais não podem se dirigir a outras áreas desse centro hospitalar e nem regressar a seus lares.
Igualmente foi suspenso o serviço telefônico interno e externo desses andares e confiscados todos os telefones celulares cujo uso foi proibido na área submetida a essas rigorosas medidas de segurança.
Segundo as fontes, as ditas medidas obedecem ao fato de que a cirurgia exploratória revelou resultados altamente negativos e se trata de evitar que isso, de algum maneira, chegue ao conhecimento pleno da opinião pública venezuelana e internacional pelas repercussões que poderia ter.
As mesmas fontes informam que se espera para hoje ou amanhã, quinta-feira, o resultado definitivo das biópsias e que o prognóstico, de acordo com a informação disponível até agora, não é nada alentador de acordo com os comentários e rumores que correm dentro do centro hospitalar CIMEQ.

4 comentários:

Anônimo disse...

Avante bactérias progressistas, cumpram com seu dever

Alexandre, The Great disse...

E o capiroto dançando em volta do caldeirão de enxôfre, aguardando a chegada do baiacú bolivariano... fuerza, tumor!

Atha disse...

Ignorem rumores sobre câncer de Chávez, diz Venezuela.

Fontes sugerem que o líder de 57 anos enfrenta uma metástase do câncer descoberto no ano passado.

CARACAS! - O governo do presidente Hugo Chávez pediu na quarta-feira, 29, que os venezuelanos ignorem os rumores de que a saúde do líder socialista está pior do que diz a versão oficial, segundo a qual ele passa bem após uma cirurgia em Cuba.

Apesar das manifestações dos aliados sobre a última operação do presidente, algumas fontes, incluindo um proeminente jornalista pró-oposição da Venezuela, sugerem que o líder de 57 anos está enfrentando uma metástase do câncer descoberto no ano passado.

Isso lançaria dúvidas sobre a campanha de Chávez pela reeleição em outubro e sobre sua capacidade de governar depois, caso vença. Além disso, afetaria uma região onde Cuba e outros governos de esquerda contam com a generosidade do país rico em petróleo.

"Nossa população não deve prestar atenção a esses rumores. Estamos passando por um período muito emocional", disse Isis Ochoa, ministra da proteção social, na TV estatal. "As pessoas devem continuar confiando em seus líderes."

O governo diz que a "extrema direita" da Venezuela alimenta as especulações de que a saúde de Chávez esteja se deteriorando.

"Desde o surgimento da notícia de que o presidente Chávez está doente, eles tentam fomentar uma sensação de vácuo", disse Ochoa, pedindo que seus simpatizantes mostrem "combatividade" para compensar isso.

Exalando força e energia desde que chegou ao poder como uma zebra eleitoral em 1998, a imagem pública de Chávez sofreu um grande golpe no ano passado quando os médicos descobriram um tumor maligno em sua pélvis.

Quem é o Correto do Coreto? é o Incorreto e a Incorrecion que não se corrige.

Atha disse...

Atencion, Notícia mui quente, gente. Morre em Cuba aIrmã de Fidel e Raúl Castro. Angela é a primeira dos sete irmãos Castro a morrer. Mas o Chavez insiste em rezistí.

Angela Castro, irmã mais velha dos líderes revolucionários Fidel and Raúl Castro, morreu em Cuba aos 88 anos. Sua morte foi confirmada nesta quarta-feira, 29, por Juanita Castro, outra irmã, que vive exilada nos Estados Unidos.


Angela é a primeira dos sete irmãos Castro a morrer. Segundo Juanita, que mora em Miami, sua irmã, conhecida por amigos e familiares como "Angelita" sofria de Alzheimer havia vários anos.

Embora dois de seus irmãos tenham se tornado os homens mais poderosos de Cuba, Angela teve uma vida pacata, longe dos olhares do público. Ela era divorciada e deixou cinco filhos, assim como netos.

Não houve confirmação sobre a morte de Angela pelos meios de comunicação estatais cubanos e autoridades não responderam aos pedidos de comentários sobre o assunto.

Como siembre, quien morre fica apagado e abafado.