TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, março 01, 2012

ABUSO DE ESTEROIDES PARA APARENTAR MELHORA PIOROU SERIAMENTE O ESTADO DE SAÚDE DE HUGO CHÁVEZ QUE CONTINUA INTERNADO EM HAVANA

Chávez durante convalescença fez diversas demonstrações de força
EXTRA! VEJA TAMBÉM ENTREVISTA EM VÍDEO DO MÉDICO VENEZUELANO QUE TRABALHA NOS ESTADOS UNIDOS CLICANDO AQUI
Exames realizados no hospital Cimeq, o mais renomado de Havana, mostraram que os esteroides usados pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para melhorar sua aparência durante o tratamento de câncer e voltar a fazer aparições públicas pioraram seu quadro de saúde, revelou nesta quarta-feira o jornalista e blogueiro venezuelano Nelson Bocaranda, em sua página na internet.
Segundo Bocaranda, na avaliação de um médico brasileiro que faz parte da junta responsável pelo acompanhamento do caso do presidente, o uso deste recurso foi contraproducente. De acordo com o blogueiro, essa é também a análise de outros oncologistas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que atribuem ao abuso desse elemento o rápido avanço do tumor encontrado. E, com base nessa interpretação, o presidente não poderá, ao menos por enquanto, fazer uso de esteroides para melhorar o semblante em eventos públicos.
Bocaranda relata que Chávez teria sido submetido a duas cirurgias, a primeira seria uma intervenção cirúrgica para aprimorar o diagnóstico, e a segunda, de extração da lesão, realizada na manhã de terça-feira. Ele afirma ainda que foram feitas várias biópsias de diferentes órgãos. O jornalista conta que, com o resultado dos exames, a equipe médica verificará se será necessário retomar as sessões de quimioterapia a partir de abril. Essa opção representaria uma real preocupação para o comando de campanha do candidato à reeleição, pois os efeitos do coquetel químico ficariam bastante evidentes.
Especialistas afirmam que enfrentar o câncer pela segunda vez pode, de um lado, despertar uma onda de solidariedade em relação ao presidente, mas, de outro lado, caso pareça enfraquecido pelo tratamento, pode torná-lo vulnerável a dúvidas sobre sua capacidade de governar em um novo mandato de seis anos.
Sigilo sobre saúde é questão de segurança, diz ministra
Após o sucinto comunicado do vice-presidente Elías Jaua na terça-feira sobre a saúde de Chávez, sem informações sobre quando ele retorna ao país, o tipo e a localização da lesão ou os próximos passos do tratamento, o governo voltou a defender nesta quarta-feira a estratégia de comunicação sobre a doença do presidente.
Em entrevista à TV estatal, a ministra de Proteção Social, Isis Ochoa, disse que o governo é "transparente" sobre o assunto, mas que nem todos os detalhes podem ser divulgados.
— É informação perigosa do ponto de vista de segurança do líder e das próprias especulações dos inimigos — disse.
Ela fez ainda um apelo para que os venezuelanos não deem ouvidos a informações não oficiais sobre Chávez.
— Nossa gente não deve prestar atenção a estes rumores. Estamos passando por um período muito emotivo. A população deve confiar em seus líderes — disse. — Não temos um governo acéfalo. Está todo mundo em pleno exercício de suas tarefas. Do site do jornal O Globo - Foto do site do El Universal-Caracas

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER

Nenhum comentário: