TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, março 22, 2012

COCALEIRO EVO MORALES PERSEGUE DEPUTADO QUE DENUNCIA CORRUPÇÃO, PRESOS POLÍTICOS E TORTURA NA BOLÍVIA


Adrián Oliva Alcázar: ameaçado de prisão pelo índio cocaleiro
O governo de Evio Morales ordeu o início de uma feroz persegtuição contra o presidente da Aliança Parlamentar pela Democracia da América (APDA), o deputado boliviano Adrián Oliva Alcázar, com a finalidade cassar o seu mandato na Assembléia e, eventualmente, levá-lo à prisão.
O motivo da perseguição foi uma resolução da Câmara de Deputados do Paraguay, datada de 14 de março de 2012, mediante a qual se condena a violação dos direitos humanos na Bolívia e assinala a existência de numeros presos e perseguidos político nesse país. A resolução se baseou em informação recolhida pela própria Câmara de Deputados e no testemunho apresentado em Assunção por Adrián Liva, acompanha pela deputado Norma Piérola e por familiares de presos políticos bolivianos.
Por sua parte, o governo de Morales acusa Oliva de haver "informar mal" às autoriades paraguaias.
A APDA consiera que a perseguição contra o deputado Oliva não se deve apenas à sua atuaç˜so no Paraguai, mas principalmente pelas denúncias que esse parslamentar vem fazendo contra o governo de Morales, que incluem fatos de corrupção, violação dos direitos humanos e, mais recentemente, torturas e execuções contra três cidadãos estrangeiros no rumoroso caso do Hotel Las América, ocorrido em 16 de abril de 2009. Leia MAIS - en español

Nenhum comentário: