TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 05, 2012

SUPREMO ANALISA AS REVELAÇÕES DE VALÉRIO, O HOMEM-BOMBA DO MENSALÃO QUE PODE TER PENA DIMINUÍDA. O CALDO VAI ENGROSSAR!

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
Os ministros do Supremo Tribunal Federal já começam a debater uma possível redução da pena do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza por causa de sua contribuição às investigações que resultaram na condenação dos acusados de integrar o esquema de pagamento de parlamentares durante o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Valério, que entregou ao Ministério Público Federal uma lista de beneficiários dos pagamentos do mensalão, o presidente do PTB e deputado cassado Roberto Jefferson também poderá ser beneficiado com redução da pena - foi o político quem trouxe a público o esquema em 2005.

A pena imposta a Valério pelo mensalão supera 40 anos pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas, corrupção ativa e peculato. Mas o tribunal ainda não mensurou os efeitos da contribuição dada pelo operador às investigações. Um integrante do tribunal admite que a Corte pode reduzir "drasticamente" a pena quando esse assunto for discutido.

A discussão sobre a concessão de benefícios a Valério iniciada agora pelos ministros do Supremo não tem relação com o mais recente depoimento do empresário à Procuradoria-Geral da República. Em setembro, Valério procurou o Ministério Público espontaneamente e, em seu relato, citou o nome de 

Lula, do ex-ministro Antonio Palocci e afirmou ainda que dinheiro do valerioduto foi usado para pagar pessoas que estariam chantageando o PT em Santo André, após a morte do prefeito Celso Daniel em 2002.

Valério disse no depoimento de setembro que poderia fazer novas revelações, mas pretende receber em troca sua inclusão no programa de proteção a testemunhas - algo que poderia livrá-lo da cadeia, pois ele teria de mudar de nome e passar a viver em um local sigiloso. O eventual benefício poderá ser discutido no futuro, após a conclusão do julgamento em andamento no Supremo e a eventual abertura de novo inquérito.

Agora, os ministros avaliam as contribuições prestadas anteriormente. A lista fornecida por Valério com os nomes dos beneficiários do esquema foi confirmada pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares - a ele cabia definir a quem o dinheiro que passava pelas agências de publicidade de Marcos Valério seria entregue.

Sem o rol de nomes, o Ministério Público Federal teria dificuldades de chegar aos deputados que trocaram por dinheiro o apoio a reformas de interesse do governo Lula no Congresso.

O mesmo valerá para Jefferson, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O tamanho de sua pena ainda não foi calculado.

Relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa valeu-se das declarações de Jefferson para condenar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, formalmente denunciado por formação de quadrilha e corrupção ativa como mentor do mensalão. Leia MAIS

5 comentários:

Atha disse...

Não há dúvida dívida, Jefferson merece, mas preciza abandoná a idéia de proteção de que Lula não sabia que o Sabiá sobia pra Sophia.

Anônimo disse...

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2012

PCC contrata snipers de aluguel do Oriente Médio e do Leste europeu para matar policiais em São Paulo

http://www.alertatotal.net/

Anônimo disse...

NÃO DEU NA “IMPRENSA” BRASILEIRA: MPF PEDE O BLOQUEIO DOS BENS DO EX-PRESIDENTE LULA
/
BOOOMMMBAAA!!!!!!!!!!!
/
SAIU NA IMPRENSA PORTUGUESA PORQUE, COMO TODOS SABEM, A IMPRENSA BRASILEIRA É MUITO BEM PAGA PELO PT PARA PROTEGÊ-LO (lula et caterva).
/
ENTÃO, TEMOS QUE FAZER NÓS, INTERNAUTAS, O PAPEL QUE A IMPRENSA NÃO FAZ.
/
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDIU O BLOQUEIO DOS BENS DO LULA NO VALOR DE R$ 9.526.070,64 POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
/
Já sei, você não acredita não é mesmo?
/
Então confira o processo na Justiça Federal:
/
http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400
/
Depois de abrir o link acima, clique em “PARTES” e verá o nome do Lula. Se quiser poderá acompanhar o desfecho..
/
Processo: 0007807-08.2011.4.01.3400
/
Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
/
Vara: 13ª VARA FEDERAL
/
Juiz: PAULO CESAR LOPES
/
Data de Autuação: 31/01/2011
/
Assunto da Petição: 1030801 – DANO AO ERÁRIO –
/
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO
/
Observação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO;
BLOQUEIO DOS BENS DO LULA !
A notícia que todo Brasil esperava foi publicada 23/10/12 no jornal Correio da Manhã em Portugal, quem quiser confirmar é só clicar no endereço abaixo: no site português

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula

Atha disse...

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) classificou de "desespero" as novas revelações de Marcos Valério de Souza ao Ministério Público Federal.

Ele é apontado como o operador do mensalão e citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novo depoimento ocorrido em final de setembro.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta segunda-feira (5) que não há motivo para conceder proteção especial ao empresário Marcos Valério de Souza, considerado o operador do mensalão, pois ainda não há risco iminente de atentados contra a integridade física dele.

Gurgel disse que esse entendimento resulta da própria posição da defesa de Valério, manifestada em setembro passado, quando o advogado do empresário enviou um fax ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre tal fato.

"A notícia que me chegou dele foi no sentido de que não havia ainda nada que justificasse uma providência imediata", disse o procurador-geral. "Agora, se ele viesse a fazer novas revelações, aí sim, esse risco poderia se consubstanciar."

Gurgel também afirmou que, se Valério quiser, pode fazer uma delação premiada em relação aos outros inquéritos que foram desmembrados e, eventualmente, ser beneficiado nestes inquéritos e não mais no julgamento do mensalão.

Celso Daniel também não precizou de Brotetion Protecion? Extrâneo! o PT é conhecido por Brotecionista Protecionismo, cionismo e cionista.

Atha disse...

Uai Barboza, o Valério não tá blefano? Se for apenas pra aumentar a Pena Penha Senhora, agente ibestiba investiga, 40 aninhos é muito mas é pouco. Quanto ao Lula, não sabia.

STF manda apurar ação de Marcos Valério no Banco Central.

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a abertura de investigação para apurar se Marcos Valério de Souza, apontado como o operador do mensalão, realizou tráfico de influência no Banco Central em favor dos bancos Rural e Econômico.

A nova apuração, encaminhada para a Justiça Federal do Distrito Federal, foi decidida em agosto pelo ministro Joaquim Barbosa, após a Procuradoria-Geral da República dizer que há "indícios de que foram praticadas condutas ilícitas" nas gestões feitas por Valério no BC --que avaliava processos de socorros financeiros às instituições.