TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, julho 14, 2020

MORRE O ENGENHEIRO CIVIL E PROFESSOR JOÃO MARIA DE OLIVEIRA EM FLORIANÓPOLIS

João Maria de Oliveira-Foto:UFSC.
O engenheiro civil João Maria de Oliveira (foto ao lado) faleceu nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020, aos 90 anos de idade. Tive a oportunidade de conhecê-lo há muito anos. Portanto escrever esta postagem é doloroso, porque sempre mantive com João Maria uma ótima amizade e com ele pude conhecer nuances da política catarinense.
Nos últimos anos mantivemos contatos frequentes e, invariavelmente, a conversa girava em torno da política num dos cafés do Beiramar Shopping. Aliás, João Maria era, além de engenheiro civil, apaixonado pela política e tinha muitas histórias para contar, haja vista que viveu intensamente boa parte da história política catarinense, senão a mais importante. Além disso integrou a equipe do histórico governo de Celso Ramos quando foram erguidos os pilares que iriam sustentar a industrialização do Estado, principalmente. 
João Maria de Oliveira graduou-se em 1956 em Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná, haja vista que até então o Estado catarinense ainda não dispunha de curso de engenharia. Aliás, João Maria esteve entre os que contribuíram para a criação das engenharias da UFSC, estando entre os primeiros professores da Faculdade de Engenharia Ciivil da UFSC.
Mas João Maria de Oliveira não era apenas um profissional de engenharia. A política também o fascinava e estava sempre pronto para conversar ou debater aspectos da política nacional e local. Com excelente memória discorria com facilidade sobre os acontecimentos da política catarinense, mormente daquele período da história de Santa Catarina marcado pela batalha entre os dois maiores e mais influentes partidos políticos da época: o PSD e a UDN. Do lado do PSD estava a família Ramos enquanto a UDN tinha à frente as famílias Konder e Bornhausen.
No tocante a esse interregno da história política catarinense João Maria de Oliveira era imbatível, particularmente no que respeita ao período que culminou com a vitória do PSD levando Celso Ramos ao Governo do Estado. E como não poderia deixar de ser João Maria de Oliveira, que era engenheiro do antigo DER, acabou sendo incluído como assessor de destaque na equipe do Governo Celso Ramos.
Enfim. João Maria de Oliveira gostava muito de discorrer sobre a história da política e da economia de Santa Catarina até porque testemunhou e assessorou a tomada de decisões políticas e econômicas, sobretudo durante o Governo Celso Ramos, quando foi plantada a infraestrutura que anos mais tarde tornou-se fundamental para transformar Santa Catarina num centro industrial de importância nacional e internacional. Destaca-se nessa época o Plameg - Planos e Metas do Governo, órgão criado pelo Governador Celso Ramos.
O engenheiro João Maria de Oliveira, deixa viúva a advogada e artista plástica Dolma Magnani de Oliveira, e os filhos Luís Fernando Magnani de Oliveira, engenheiro eletricista, Henrique Magnani de Oliveira, engenheiro civil, e Jenny Magnani de Oliveira, advogada, e os netos Mateus, Victoria, Laura, Franco, Roberto e Artur.
O falecimento do querido amigo João Maria de Oliveira decorreu de complicações derivadas de sua idade avançada. Seu sepultamento será realizado nesta terça-feira, 14/07/2020, às 11 horas, no Cemitério do Itacorubi em Florianópolis.
À família enlutada meu profundo sentimento e pesar.

4 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Infelizmente resta a saudade para os que aqui ficam. Um alento é que trata-se da ordem natural da humanidade, todos iremos partir um dia. Minhas condolências à Família e ao Amigo Aluízio.

Petra disse...

Espero que os seus filhos sigam o exemplo do pai, precisamos de homens honrados na sociedade e na política.
Que os bons não fiquem em silêncio e que Deus o receba em sua casa.
Condolências à sua Família, familiares e amigos.

Anônimo disse...

Deus o tenha

Anônimo disse...

Off topic

Assista a mais este chocante e emocionante desabafo de um pai de família.
https://www.youtube.com/watch?v=CiR8-jygiWw

Chorar, não adianta.Pedir, não adianta. Ir para as ruas fazer protesto no domingo e voltar para  casa achando que "cumpriu seu dever, também não adianta. Tem que invadir as sedes das prefeituras e dos governo e para as ruas e  só sair quando todos caírem. O objetivo deles, prefeitos, governadores e integrantes dos demais poderes  é quebrar o país, derrubar Bolsonaro e entregar tudo para a China e  nos transformar em escravos. Eles acham que estão no controle. Não estão! Se a China entrar aqui, não sai nunca mais.


Basta o povo reagir. Ação meu povão! " É melhor ser leão um dia, do que viver cem anos como ovelhas".(Olavo de Carvalho)




A China está em um mato sem cachorro
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/21736/a-china-esta-em-um-mato-sem-cachorro
A China está em um mato sem cachorro


Leia mais: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/21736/a-china-esta-em-um-mato-sem-cachorro