TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 20, 2010

AGORA COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS VÍDEO DE UNIVERSIDADE AMERICANA QUE COMPROVA POSSIBILIDADE DE FRAUDE EM URNA ELETRÔNICA


Agora com legendas em português o vídeo da Universidade de Princeton, mostrando o estudo feito por especialistas daquela conceituada instituição americana a respeito da vulnerabilidade da urna eletrônica que abre possibilidade para fraude. Vale pena ver!

Aqui o texto que escrevi e que está e post mais abaixo sobre este vídeo qundo ainda só estava disponível em espanhol. Entretanto, como disse as legendas em português agora facilitam a compreensão desse estudo:

Este vídeo foi produzido pela Universidade americana de Princeton, New Jersey e mostra como é possível fraudar uma eleição contaminando uma máquina de votar com um programa malicioso, um 'virus' (malware no jargão da informática).

Segundo o site Fuerza Solidária, onde descobri o vídeo, informa que foi apresentado na Venezuela pela ESDATA. A máquina tem um design bem mais avançado do que aquele das máquinas utilizadas no Brasil na última eleição. Segundo o vídeo, o programa que essa máquina roda é produzido pela empresa Diebold, a mesma empresa que fornece a maioria das máquinas de votar em uso no Brasil. Também é da Diebold o software para operações da Caixa Econômica Federal e outros estabelecimentos bancários e industrais e de serviços. Pelo menos nos caixas das lotéricas o programa é da Diebold, empresa global americana de tecnologia.

Esta máquina, ao que parece, registra o voto e papel e emite um ticket que colocado numa urna permite a realização de auditoria o que não é possível nas atuais urnas eletrônicas utilizadas no Brasil.

A cada eleição ressurge o assunto e se multiplicam pesquisas de especialistas de universidades importantes, como é Princeton, cujas conclusões  comprovam a possibilidade de fraude eleitoral.

Publiquei em post recente aqui no blog o caso da urna utilizada na Índia, onde um engenheiro provou que a urna eletrônica indiana, que é similar a brasileira, pode ser manipulada através de um telefone celular. O engenheiro indiano foi preso porque se negou a revelar a fonte que lhe entregou uma urna para a pesquisa.

Não se trata portanto de mais uma teoria conspiratória dessas que circulam pela internet, porquanto vídeos como este reportam estudos sérios feitos por especialistas de vários centros de pesquisas tecnológicas e de universidades importantes, como é o caso de Princeton.

O assunto merece ser debatido de forma aberta e transparente. Quem tem alguma noção de informática sabe perfeitamente que em qualquer computador - e a urna é um computador - pode ser inoculado um malware, ou seja, um virus capaz de reorganizar o funcionamento da máquina e alterar o resultado final da contagem do votos, como é o caso da máquina de votar.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Um comentário:

Unknown disse...

A possibilidade de fraude existe, porém existem técnicas de auditorias possíveis de verificar se estão adulteradas.
Para isso bastaria que os partidos políticos pudesse escolher aleatoriamente no dia da eleição umas 300 urnas e com empresas especializadas proceder os teste.
Com isso se garantiria a lisura, pois atualmente não existe um processo mínimo de checagem independente.