TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 21, 2010

COM APOIO DOS SINDICATO DOS JORNALISTAS CEARÁ PODERÁ TER LEI QUE AMORDAÇARÁ A IMPRENSA SEGUINDO DIRETRIZ DO PROJETO DO PT

Transcrevo do blog do Reinaldo Azevedo esta primeira ação que tenta amordaçar a imprensa. Acontece no Ceará e com o apoio - pasmem - do Sindicato dos Jornalistas daquele Estado. Leiam:

A Assembléia Legislativa do Ceará aprovou ontem (19) proposta de implementação do Conselho de Comunicação Social no Estado. Para que o órgão entre em atividade, é preciso a assinatura do governador Cid Gomes (PSB) e uma nova avaliação da Casa. O projeto segue a esteira da Conferência Nacional da Comunicação realizada em dezembro do ano passado pelo governo federal, em Brasília. Nela foi proposta a criação desses conselhos em todos os Estados.
Segundo o texto do projeto, o conselho será vinculado à Secretaria da Casa Civil do Ceará. Além de acompanhar a produção pública e estatal de comunicação, o projeto prevê o monitoramento dos demais veículos de comunicação locais e a elaboração de uma política estadual de comunicação. Também está previsto “monitorar, receber denúncias e encaminhar parecer aos órgãos competentes sobre abusos e violações de direitos humanos nos veículos de comunicação no Estado do Ceará”. O texto não explicita quais são os órgãos competentes para julgar as denúncias, nem apresenta punições aos veículos.
Se aprovado, o conselho será composto por 25 membros - sete representantes de governo, Assembléia e escolas de comunicação; oito dos proprietários dos meios de comunicação, e dez da sociedade civil, incluindo o sindicato de jornalistas e movimento estudantil. Os mandatos serão de dois anos e os membros não receberão pagamento. O Sindicato dos Jornalistas do Ceará é favorável ao projeto, de autoria da deputada Rachel Marques (PT). O governador foi procurado para comentar o assunto na tarde hoje, mas sua assessoria afirmou que ele estava em reunião com os secretários e não havia previsão de término.
Comento
É claro que se trata de uma patifaria contra a liberdade de imprensa. Vamos ver o que vai fazer Cid Gomes. Irmão que é de Ciro, a gente deve ficar animado? Vamos fazer a conta: “10 representantes da sociedade civil” devem merecer a seguinte tradução: “petistas” — ou “socialistas” à maneira dos coronéis de Sobral. Aqueles sete do governo, assembléias e escolas podem ter um pouco de tudo. Os empresários que não forem cooptados ficarão evidentemente reféns dos demais.
A única coisa razoável a fazer, evidentemente, é vetar essa porcaria. Mas  lembro que a  proposta não teria chegado tão longe sem o apoio do governo do Estado. O sindicato local de jornalistas aprova. Entendo: um sindicato de jornalistas comprometido com a liberdade de expressão é que seria surpreendente.

10 comentários:

Anônimo disse...

que vergonha hein Ceará !!!! estamos assistindo à lenta e gradual morte da incipiente democracia brasileira. serão necessários anos para curar esse mal que o PT vem fazendo ao país.

Unknown disse...

Aluizio, me responda....
Que será de nós se Dilma vencer? Com sua vasta experiência de vida, me dê uma luz....

Sergio Accioly disse...

Jornal espanhol El Mundo em manchete na primeira página diz que

SERRA ARREMETE CONTRA LAS "TROPAS NAZIS" DE DILMA TRAS SUFRIR UNA AGRESIÓN EN RIO

http://thumbsnap.com/apNS7NRv

ÁLVARO JUNQUEIRA disse...

Aluizio, eu num mi acridito!!!
Fui comentar notícia publicada no UOL, em que Lula chama de "farsa" a agressão contra Serra e - SURPRESA!!! - fui impedido de publicar com um aviso: "Atenção: O seu comentário não pode ser publicado. As palavras no seu texto marcadas em vermelho descumprem as regras para a publicação de comentários. Por favor, edite o seu texto, retirando as mesmas e tente novamente".
Sabe qual era a palavra que eles consideravam ofensiva ou inadequada, sei lá? "PETISTAS".
Sim, eu escrevi um longo arrazoado, criticando o fato de eles quererem sangue, sem o que não vale chorar, e, num dado momento, escrevi: "Como vocês, petistas, não tem apreço pela democracia, acham muito natural impedir alguém de andar pelas ruas".
Pensando bem, acho que a Folha está certa. Petistas, ainda mais no plural, é mesmo um palavrão.

Alexandre, The Great disse...

Já começou, hein?
Vamos "começar" também...

Anônimo disse...

Gente, não dá p/ acreditar! Lei da mordaça com o apoio do sindicato dos jornalistas? Não deveria ser o contrário? É, estamos no fim dos tempos...

Lou

Alexandre, The Great disse...

Aluízio: acho que temos de nos preparar para uma outra guerra. E esta será na verdadeira acepção da palavra - GUERRA (de guerrilha).
O chefe da quadrilha já mandou diversos recados e seus madraçais estão armados até os dentes para eliminar, isso mesmo, qualquer oposição.

Unknown disse...

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/responsavel-por-quebra-de-sigilo-de-tucanos-diz-que-rui-falcao-copiou-os-arquivos

A Verdade!

José Evilásio disse...

Vídeo do SBT é montagem.
Veja o post: http://foracarlito.blogspot.com/2010/10/entramos-definitivamente-no-eixo.html

Atha disse...

Câmaras e Camaradas, parem e pensem, não erga o Bedo Medo Dedo, sem antes pensar no que Lula Dilma da silva querem dizer com "Mudar", "Mudança" e seguir mudando. O Segredo está escondido em "Mudar" e seguir a Buda que é Muda, Budano Mudano Mundano e submundo do crime.

Começa a aparecer, não no Tietê, mas no Lula Dilma da silva. O que é dito Sensura ou Censura, não é Censura, é o Beso que te Abnzoa, Benza Deus! Bensa Sensa Insenso da India, Insesatos os que acreditam no Bitismo Petismo.

Mudar para o comunismo com disfarse de Socialismo Comunismo e Socialistas Comunistas. Procurem se informar sobre a URSS e o que faziam a quem fosse contrário a seus "ideais", "Campo de Concentração" e "Serviços Forçados". Muito dos chamados Judeus e Cientistas foram mandados pro Campo de Concentração se definhando e mrrendo à mingua. URSS pretendia dominar o mundo, mas esbarrou nos States que foram proteger a Inglaterra, pois Alemanha estava dominada desde 1938, quando tudo começou.

Esse é o Prezente de Babá Boé em Papa Noé Papai Noel que foi oferecido a você e você disse, "eu aceito". Agora, Chavez grita, Comunismo em "Socialismo o Muerte" e quanto à Dilma disse, "Dilma Russofe, é linha dura" e não a Dita Dura. Isto é que chamam de mudança, com o Estado dono de tudo por serem contra os ricos e os que se enriqueceram, menos os seus para quem a Porta está aberta, podem roubar o quanto quizerem.