TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, março 11, 2011

SABEM QUANDO É QUE OS MENSALEIROS DO PT SERÃO JULGADOS?

Pelo andar da carruagem os mensaleiros não serão julgados tão cedo. Ou talvez jamais serão julgados e muito menos punidos.  O Brasil é o lixo ocidental.  Eis o que está na Folha de S. Paulo desta sexta-feira.

O STF (Supremo Tribunal Federal) ordenou a quebra do sigilo fiscal de todos os 38 réus do processo do mensalão. Revelado pela Folha em 2005, foi o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolvendo compra de apoio político no Congresso.
 
O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, determinou, em fevereiro, o envio de ofício à Receita Federal pedindo cópia da última declaração do Imposto de Renda dos denunciados.

 
Barbosa acolheu solicitação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que requisitou a quebra do sigilo para que já calcule possíveis multas, em caso de condenação dos acusados.

 
Segundo a Procuradoria, a medida serve para o Ministério Público conhecer a situação financeira dos acusados e adequar os valores das multas, se houver condenação.

 
Também foi aceito pedido de acesso aos antecedentes criminais dos réus. Barbosa não comentou os pedidos.

 
Disse que, "em caso de condenação, sobrevirá a necessidade de análise dos antecedentes dos réus, para fixação da pena-base, bem como da situação financeira deles para a adequada imposição do valor da multa".

 
As informações não poderão ser divulgadas pelo Ministério Público Federal, pois a ação penal corre em sigilo.

 
A medida atinge, entre outros, o deputado cassado e ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação).

 
A defesa do empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema, diz que a quebra do sigilo não significa pré-condenação. "O procedimento é natural. É um processo normal e um pedido razoável do Ministério Público", disse o advogado Marcelo Leonardo.

DADOS SIGILOSOS

A denúncia da Procuradoria-Geral, de 2006, não diz quais dados sigilosos foram obtidos na fase de inquérito.

 
Trecho do relatório de Antonio Fernando Souza, procurador à época, diz que o cruzamento dos dados bancários obtidos pela CPI dos Correios "possibilitou a verificação de repasses de verbas a todos os beneficiários".

 
O processo deve começar a ser julgado no final do ano, mas a expectativa é que o plenário o analise em 2012. Ao todo, são 191 volumes e 50 mil páginas do processo. Da Folha de São Paulo

4 comentários:

Eu Sou do Brasil disse...

Não sei se o Brasil é o "lixo ocidental" --- existem países bem menos sérios --- mas acredito que dificilmente esses ratos mensaleiros venham a ser julgados. Pelo menos não enquanto houver um governo de petralhas. O que se pode esperar se o Genoíno passa s ser assessor do Ministro da Defesa e João Paulo Cunha foi eleito e tem função de destaque no Congresso?
Cada país tem os políticos e o governo merece.

Anônimo disse...

Se fossem pretos, putas e pobres, já estariam condenados, sem recurso.
Mas, como não são pessoas comuns, conforme determinou o cachaceiro-mór, usarão de todos os recursos e nós, patriotas, homens de bem pagadores bovinos de impostos escorchantes, ficaremos como sempre com o nariz do palhaço!
ATÉ QUANDO!!!NUNCA IREMOS REAGIR???
MANDAR FOGO NESSA CANALHA!!!
Eduardo.45

Anônimo disse...

Se fossem adversários, estariam todos presos sem esperança de liberdade, exatamente por obra das mesmas mentes e canetas...
Um MPF e um executor não menos cruel se encarregariam de vergastar com muito alarde até o ritmo respiratório do condenado.
A primeira vítima jurídica do novo regime amarga na prisão o fato de que quando o apedeuta não passava de líder arruaceiro oficial do ABC tê-lo mantido preso, ainda que com todas as mordomias oferecidas pelo xerife amigo de então.
Coi$as da vida...

Anônimo disse...

De baRboseira em baRboseira, vejo um indício de prescrição na linha do horizonte da conveniência política...