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sexta-feira, setembro 16, 2011

GOVERNO DO PT DIVULGA TABELA DO IPI QUE FARÁ AUMENTAR O PREÇO DOS AUTOMÓVEIS

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas não habilitadas no regime automotivo, anunciado nesta quinta-feira pelo governo, ficará entre 37% e 55% para automóveis, 30% para caminhões e 34% para caminhonetes e comerciais leves, segundo tabela distribuída pelo Ministério da Fazenda. Atualmente, o IPI para automóveis varia de 7% a 25%, enquanto caminhões são isentos e as caminhonetes e comerciais leves têm tributação de 4%.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que as empresas que não atenderem aos requisitos estabelecidos pelo governo de investimentos e utilização de componentes nacionais terão uma elevação na alíquota de IPI em 30 pontos porcentuais até o final de 2012.
Pela tabela, automóveis de até mil cilindradas têm atualmente IPI de 7%, mas para as empresas que não se habilitarem o imposto ficará em 37%, nesta faixa de classificação dos automóveis. Para os carros entre mil e 2 mil cilindradas, o IPI atual é de 11%, para carros bicombustíveis (flex), e de 13% para os movidos somente a gasolina. Nessa faixa, o IPI para as empresas não habilitadas no novo regime saltará para 41% e 43%, respectivamente. Os automóveis com mais de 2 mil cilindradas recolhem, hoje, IPI de 18%, para modelos bicombustíveis; e 25%, para os que só usam gasolina. As novas alíquotas serão de 48% e 55%, respectivamente. Do site da revista Veja

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3 comentários:

Anônimo disse...

Aluizio,

Peço licença para divulgar o blog Ternuma,

http://www.ternuma.com.br/ternuma/index.php?open=10

Anônimo disse...

Alguém já fez um comparativo sobre a relação entre empregos existentes nas indústrias de automóveis e nas redes de concessionárias? No caso dos importados, para cada emprego que dizem proteger na indústria nacional de carros quantos empregos serão fulminados nas redes de concessionárias dos importados? Cada concessionária emprega desde faxineiras e seguranças até técnicos especializados e executivos, passando pelos vendedores e uma legião de mecânicos, entre muitas outras funções, sem falar que os salários nessas concessionárias geralmente são mais altos que os das concessionárias de carros nacionais. Daí aparece alguém (de camisa e boné vermelhos) dizendo:"mas vão diminuir os empregos nas concessionárias de carros nacionais", mas esquecem que esses trabalhadores poderão ser absorvidos pelas concessionárias de carros importados, até mesmo com remuneração maior.
Indico um post sobre o assunto que escancara a imbecilidade de tal medida:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1109

Atha disse...

Com aumento do IPI, construção de fábrica é inviável, diz Jac Motors.

Segundo o presidente da empresa chinesa, uma montadora leva cerca de três anos para atingir nacionalização de 65%, uma das exigências do governo.

O presidente da Jac Motors, Sergio Habib, disse nesta sexta-feira, 16, que, "do jeito que está escrito o decreto hoje, o projeto de construção da fábrica da Jac Motors no Brasil é inviável". "Mas o projeto está mantido por enquanto, porque acredito que o governo vai mudar", afirmou.

Segundo Habib, uma montadora leva cerca de três anos para atingir um nível de nacionalização de 65%. "A previsão da Jac Motors é que a fábrica fique pronta em 2014. Ou seja, só atingiríamos o índice de nacionalização em 2017, o que nos daria direito ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido. Isso é inviável."

Os veículos importados de montadoras não instaladas no Brasil que custam até R$ 60 mil representam 3,3% do total de veículos comercializados no mercado. "São esses carros que competem com os veículos produzidos no País.

Um Jaguar, um Land Rover ou uma BMW não compete com o veículo nacional. Não somos nós, com 3,3% do mercado de veículos até R$ 60 mil, que estamos roubando empregos no Brasil", afirmou nesta sexta-feira, 16, José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). De acordo com a entidade, o total de carros importados pelas empresas associadas representam 5,8% de todos os carros comercializados no Brasil.

Parece que o Jabuar Jaguar vai já aguar em Jaguaré ou no Jabaré Babuá Jacaré Paguá.

O Jaguar vai se socorrê em OMC.