TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, fevereiro 28, 2012

ESTADO DE SAÚDE DE CHÁVEZ CONTINUA UM MISTÉRIO. SABE-SE APENAS QUE FOI OPERADO. HÁ CLIMA DE INCERTEZA SOBRE SE VOLTARÁ À ATIVA!

A única informação a respeito do que se passa com o caudilho Hugo Chávez, internado num hospital da capital cubana, é que foi operado e que o tumor, eufemísticamente denominado de "lesão", foi extirpado. Mas continua um mistério a parte do abdome do tiranete atacado pelo câncer. 
Reproduzo trecho de matéria que está no site de O Globo, referindo-se à escassez de informações a respeito do real estado de saúde de Chávez. Enquanto isso o vice-presidente Jaua se esforça para criar fatos que desviem a atenção dos venezuelanos sobre a saúde do caudilho. Isto porque, caso Chávez resolva obedecer os médicos terá que abandonar suas exaustivas atividades e isso tem implicações político-eleitorais profundas na Venezuela. Leiam:
Um clima de incerteza e rumores cercaram os venezuelanos durante toda a segunda-feira. Em Havana e Caracas, as autoridades não divulgaram informes médicos sobre a saúde de Chávez e, nem mesmo nas redes sociais, onde o presidente costuma se manifestar com frequência, foi rompido o silêncio.
Chávez anunciou que precisaria passar pela terceira cirurgia, prevista para o começo desta semana, depois que os médicos constataram a existência de uma lesão no mesmo local onde havia se tratado de câncer. A ministra da Saúde, Eugenia Sader, nomeada porta-voz do governo para informações sobre a enfermidade, não deu qualquer explicação.
Mensagens de e-mail reveladas ainda na segunda-feira pelo WikiLeaks mostram um prognóstico de saúde desolador para o presidente. Os textos fazem parte de um grupo de mais de 5 milhões de e-mails da consultoria de inteligência global Stratford, que fornece serviços para grandes corporações e para órgãos de governo, como o Departamento de Segurança Interna dos EUA, entre outros. No texto, o informante é identificado como uma fonte de qualidade B e apontado como um antichavista. De acordo com a mensagem, o câncer do venezuelano teria se espalhado para outros órgãos e seu estado seria muito sério. O texto afirma ainda que a equipe de médicos do presidente contaria com cubanos, russos e chineses. De acordo com a previsão dos cubanos, o presidente teria mais dois anos de vida. Segundo os russos, apenas um ano. Nenhuma das informações pôde ser comprovada. Do site do jornal O Globo

Um comentário:

Atha disse...

Venezuela envia novo navio com combustível para Síria.

O ministro de Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, informou nesta terça-feira que o país enviou um navio carregado de óleo diesel para a Síria, que passa por conflitos entre o ditador Bashar al Assad e a oposição desde março e sofreu diversas sanções de países árabes e ocidentais.

De acordo com Ramírez, a embarcação leva 300 mil barris do combustível, fornecidos pela PDVSA (Petróleos de Venezuela). O ministro afirmou que o presidente Hugo Chávez não pretende suspender o envio de embarcações, apesar das pressões estrangeiras.

"Síria é um país bloqueado. Se eles precisam de diesel e podemos fornecer, não há razão para não fazer isso".

No dia 16, Caracas havia enviado outra carga de óleo diesel, que pode ser usada para abastecer tanques militares ou aquecimento, para a Síria, avaliada em cerca de US$ 50 milhões.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é um defensor extremado do ditador Bashar al Assad, já que ambos têm em comum a inimizade com os Estados Unidos.

Em discurso no mês passado, Chávez disse que "as agressões contra a Síria estão continuando". "É a mesma fórmula que eles (o Ocidente) usaram contra a Líbia - injetar violência, injetar terrorismo do exterior, e depois invocar as Nações Unidas para intervirem", declarou

Chávez ainda se pronuncia em defesa do falecido líder líbio Muammar Gaddafi e de outros líderes árabes acuados por protestos populares nos últimos meses, como parte da chamada Primavera Árabe.

A Venezuela, um país da Opep, já tentou também fornecer combustível ao Irã, que sofre sanções devido ao seu programa nuclear.