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quarta-feira, fevereiro 22, 2012

SAMBA COMO DISCIPLINA ESCOLAR?

Transcrevo a matéria que segue e abaixo comento. Vale a pena prestar a atenção nisto. Vejam:
 
Com estudantes da rede pública do município da Baixada Santista, ele desenvolve o projeto interdisciplinar Escola com Samba, atividade bem recebida pelos alunos envolvidos. Participam do trabalho estudantes na faixa etária de oito a dez anos, matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental.

Na visão de Antonio Cesar Lins Rodrigues, professor de cultura popular nas unidades municipais de ensino Espírito Santo e Antonio Ortega Domingues, o samba tem uma característica, a "propriedade-elo", por ele considerada mais do que necessária à interligação dos conhecimentos. "O samba, com a sua riqueza semântica, sócio-histórica e esteticorreivindicatória, é um campo do saber que se entremeia na seara disciplinar", destaca Antonio Cesar, que também coordena a área de educação para a diversidade no Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada do município e trabalha no projeto Crescer, que atende estudantes de todas as escolas de Cubatão no turno oposto aos das aulas regulares.
(...)
Com licenciatura plena em pedagogia e em educação física, 27 anos de magistério, Antonio Cesar começou a desenvolver projeto de introdução da cultura popular no currículo escolar no fim de 2008. O objetivo era conquistar espaço permanente para as culturas populares - no caso específico do Escola com Samba, para a cultura negra. O propósito do professor é permitir que as culturas populares apareçam na escola não apenas em datas comemorativas e folclóricas e que passem a ser consideradas conhecimento popular legitimado. 


Com mestrado em educação, especialização em mídias na educação e em escolarização e diversidade, Antonio Cesar conclui curso de doutorado em educação na Universidade de São Paulo (USP). Sua tese trata do tema Corpos e Culturas Invisibilizados na Escola.
Do portal da RBS/Diário Catarinense

MEU COMENTÁRIO: Constata-se nesta notícia a adoção sem qualquer limite, do pensamento políticamente correto nas escolas brasileiras. Em contrapartida não se confere a mesma importância para o ensino das ciências, da matemática, da física, embora se saiba que a maior carência do alunado brasileiro seja exatamente no que diz respeito às disciplinas que listei. 
O Brasil continua sendo um dos países mais atrasados do mundo nas áreas científica e tecnologica. O samba, aliás, nunca precisou ser ensinado em escolas, que o digam os dirigentes de escolas de samba.
Outra coisa completamente desnecessária circunscreve-se à propalada diversidade. Isto porque a cultura brasileira na sua totalidade funda-se na diversidade que é a essência da formação cultural em geral da sociedade brasileira. E isto está representado não só no samba, mas também na total miscigenação e no convívio natural entre homens e mulheres de todas as etnias. Isto está representado provavelmente em cerca de 80% da população brasileira e começou quando colonizador português escapava da casa grande no breu da madrugada, de lamparina não mão, para alcançar a senzala em busca de uma eventual companhia sexual.
Por mais deletério que seja esse ato, a verdade é que foi o primeiro passo para fundar a miscigenação e abrir o caminho para o multiculturalismo no Brasil e   abalar os alicerces do maldito escravagismo trazido pelo colonizador português.
O Brasil é por isso um país multicultural. E isto pode ser visto nos desfiles das escolas de samba, um exemplo de diversidade institucionalizada a mostrar que carece qualquer fundamento legítimo insistir nesse tema como disciplina escolar. 
Repito: o sistema de ensino brasileiro precisa urgentemente valorizar com a prioridade das prioridades o ensino das ciências, da tecnologia e da matemática.


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6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a tese do PhD-USP Antonio Cesar Lins Rodrigues. Vamos acabar com o ensino da Matemática e colocar o samba. E aproveitando o embalo de tão eminente educador, por que não trocar o ensino da Ciência pela história de vida do exLulla?
Vocês podem achar um absurdo, mas nas escolas públicas do Ceará não se ensina mais nada, os alunos e suas famílias exigem a aprovação incondicional. Como diz uma professora minha amiga, "os alunos recebem de graça material escolar, comida, transporte, e agora recebem a nota escolar de graça tambem". Ensinar o samba já seria algum progresso.

Eu sou do Sul disse...

Com essa boa noticia da-se mais um passo importante para a total vagabundagem.

Vem ai o Bolsa Pandeiro. Como pode um pais crescer batendo tambor?

SEPARATISMO JÁ!

Atha disse...

Veja onde os Babá não podem sambá, quão diferente é.

Alunos da Ásia Oriental superam os do Ocidente em Matemática e Ciência.

Sediado na Austrália, o Instituto Grattan comparou o desempenhos dos estudantes em diferentes países. Serviu-se de dados coletados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Concluiu: estão assentadas na Ásia Oriental as melhores escolas do planeta.

Alunos de escolas primárias e secundárias de países como China, Japão e Coreia do Sul revelam-se mais preparados que estudantes de mesmo nível em nações desenvolvidas do Ocidente.

De acordo com o estudo, um estudante médio de 15 anos em Xangai detém conhecimentos de matemática em níveis que o acomodam dois ou três anos à frente de alunos dos EUA, Austrália e Europa.

Num intervalo de cinco anos, Hong Kong saiu da 17a para a 2a colocação nos estudos internacionais que medem o nível dos alunos em leitura. Ostenta a nova posição desde 2006.

No trabalho feito pelo instituto australiano, informa-se que, hoje, a garotada de Hong Kong está pelo menos um ano à frente dos colegas americanos e europeus não só em leitura, mas também em matemática.

Os alunos das escolas primárias da Coreia do Sul custam metade do que gastam os EUA com seus estudantes. A despeito disso, os estudantes sul-coreanos exibem desempenho superior ao dos americanos em leitura, matemática e ciência.

O estudo joga luz sobre um fenômeno que ajuda a explicar o deslocamento do eixo econômico do mundo: as mudanças não são operadas apenas na economia, mas também no cenário acadêmico, eis a conclusão.

Verificou-se que as escolas primárias e secundárias da Ásia Oriental têm sido mais bem sucedidas na identificação e, mais importante, na resolução dos problemas que debilitam o ensino.
Para melhorar a qualidade das escolas adotam-se, por vezes, providências draconianas. Por exemplo: Cingapura simplesmente reduz o número de aulas de professores que não conseguem melhorar o desempenho de seus alunos.

Dito de outro modo: não existe mau aluno, o que há são estudantes mal ensinados. Detectado o problema, o professor incompetente é, por assim dizer, desligado da tomada.
Os efeitos são palpáveis. Os alunos de Cingapura exibem uma das melhores pontuações de ensino médio para matemática e ciências de todo o mundo. Os colegas dos EUA, diz o estudo, encaminham-se para as piores posições nas duas matérias.

Atha disse...

Aluizio, responda se puder, esse apelidado de Bestle que vira Nestlê e Mestle em Mestre e faz Mestrado na Estrada Escala Escalada em Ezbola Ezmola Esmola Esgola escola e copiá e colá. Na Escola era proibido copiá e colar no Color.

Eis o pseudo Mestre, mestre em Escola de Sabá Sambá Caçamba:

Com mestrado em educação, especialização em mídias na educação e em escolarização e diversidade, Antonio Cesar conclui curso de doutorado em educação na Universidade de São Paulo (USP). Sua tese trata do tema Corpos e Culturas Invisibilizados na Escola.

Fala-se dos Hoge Hoje Inbibibilis Invizibilis e Inbibibeis Inviziveis.

O Professor não professô aqui, a Quarta Feira de Cinza Zinza. Aqui está esplicado a Quarta Feira e o Cinza Zinza que também é Zenza com "L" alocado e fica Zemzala Senzala e dizem que são os chamados de Abribano Afrigano Africano.

Quem é o Cinza? Cinza ou Cinzento não existe. É o Babi Bazi pronunciado Abib em Abiz e Aziz. Leia Aziz ao contrário, é Ziza e Ziza em Zinza que é Cinza. Nos tempos de Sadam Russein havia um Aziz, só que o Abib Aziz muda para Assis e você assiste e Inciste. Não é ao acazo que um Abib foi chamado de Bachado Machado de Assis.

A Quarta é a Alta pronunciada Bualta em Buarta, Guarta em Quarta Bela Fera pronunciado Beila Beira Lible em Feira Livre e Feira vira Freiras e Freires.

Nada se cria, tudo se copia e école cola em Es Cola Escolaridade que antes era o Bolegio Golegio Colegio que muda para Colegiado de Bolebas Golegas Colegas formando um Coligiado.

Anônimo disse...

Meu Deus do céu... de onde é que esse "gênio" tirou essas justificativas mirabolantes?

Vejo que ao fim desse governo que aí está, as novas gerações já estarão andando de quatro...

gutenberg j disse...

Aluizio, é preciso complementar com uma informação que creio não estar no texto rigina: a administrãção é do PT.
O PT foi varrido das administrações da Baixada Santista, menos em Cubatão, onde a prefeita está no primeiro mandato.
Assim, Cubatão está como o Brasil do Apedeuta: nunca antezneste município!!!
A propósitoa, também estão fazendo uma experiência estranha com uma moeda iventada lá, na dita "comunidade". Parece que para aquela administração o Real não vale muito.
Sempre a ideia de fazer um novo mundo!
Gutenberg