A jornalista brasileira Gracita Salgueiro, experiente analista da política latino-americana, escreveu no seu blog Nota Latina, uma minuciosa reportagem que trata do prisão do general venezuelano Raúl Isaías Baduel, que rompeu com Hugo Chávez e se encontrava detido sem julgamento. Depois que o general divulgou o vídeo acima, foi lançado, como castigo, num calabouço. Desesperada a filha do general denunciou pelo Twitter a ocorrência.
Transcrevo os parágrafos iniciais da reportagem com link para leitura completa. Leiam:
Ontem recebi uma notícia acerca do real estado de saúde de Chávez e, coincidência ou não, recebi também um vídeo do general Raúl Isaías Baduel, antigo colaborador de Chávez, que quando viu em quê ele estava transformando o país, rompeu com o ditador. É verdade que Baduel não foi nenhum santo imaculado, mas seu arrependimento foi sincero, inclusive no momento em que tomou esta decisão ele se pronunciou publicamente pedindo perdão pelo apoio que havia dado durante tanto tempo a Chávez, e pelo mal que ajudou o ditador a causar ao país.
Chávez não aceitou a “traição” e sua vingança não se fez por esperar. Pouco tempo depois, durante as eleições, Baduel foi perseguido (fato que denunciei aqui no blog) e certo dia a Polícia foi a sua casa e o levou preso, algemado, acusado de haver cometido crimes de fraude e roubo quando exercia o cargo de ministro da Defesa.
Pois bem, divulguei o vídeo e poucas horas depois um amigo me chamou no FaceBook para informar que a filha de Baduel estava postando no Twitter que seu pai havia sido seqüestrado da prisão de Ramo Verde, onde se encontra detido (ainda sem julgamento) pela CICPC (Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas) há 3 anos, e fora levado não se sabia para onde. Ficamos durante longo tempo tentando confirmar a notícia mas elas eram muita desencontradas e até um pouco contraditórias, então resolvemos aguardar maiores confirmações para poder divulgar.
Hoje, o Ultimas Noticias da Venezuela confirmou o que antes parecia boato, mas foi real, embora não exatamente como se anunciava. Segundo informa o periódico, Andreína Baduel, filha do general, postou essa mensagem no Twitter: “Uma comissão da DIM (Direção de Inteligência Militar) invadiu a cela do meu pai, tiraram todos os seus pertences e o deixaram trancado com cadeado, não sabemos sobre seu estado de saúde. Não conseguirão te silenciar papai! Te amo!”, foi a mensagem publicada. O jornal informa ainda que nos arredores da casa da família do general Baduel se encontravam efetivos da DIM. Clique AQUI para ler a reportagem completa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário