TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, julho 28, 2010

PELO FATO DO GOVERNO DO PT NÃO CONSIDERAR FARC COMO GRUPO TERRORISTA, COLÔMBIA VÊ BRASIL COM DESCONFIANÇA

A desconfiança da Colômbia em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva limita a capacidade de mediação do Brasil na atual crise entre Bogotá e Caracas. Segundo analistas e ex-diplomatas dos dois países ouvidos pelo "Estado", a diplomacia do presidente Lula é percebida como excessivamente simpática ao governo de Hugo Chávez, embora, formalmente, as relações com Bogotá também sejam boas.

"Não é que Lula seja visto como hostil, mas certamente não inspira confiança no governo colombiano, como, por exemplo, o Chile ou o Peru", opina o cientista político Alejo Vargas, da Universidade Nacional da Colômbia. "Para a Colômbia, e em especial para (o presidente Álvaro) Uribe (que deixa o cargo no dia 7), é importante que os governos vizinhos reconheçam as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como terroristas - e isso o Brasil não fez."

No mês passado, uma fonte próxima ao Ministério da Defesa colombiano disse, sob condição de anonimato, que autoridades de seu país ficaram "chocadas" ao encontrar, no computador apreendido de um líder guerrilheiro, indícios de que integrantes das Farc teriam tido acesso à figuras ligadas ao governo Lula durante as gestões do caso Olivério Medina - ex-padre vinculado à guerrilha refugiado em território brasileiro. Em 2008, o Brasil condenou duramente o bombardeio colombiano contra um acampamento da guerrilha no Equador (a Colômbia ficou isolada na região). E, em 2009, o governo brasileiro criticou o acordo que permite aos Estados Unidos usar sete bases militares na Colômbia. Do site do Estadão - Leia MAIS

MEU COMENTÁRIO: Tanto o governo do Presidente Álvaro Uribe, como o deputado Índio da Costa e o candidato José Serra, expressam igual preocupação no que diz respeito a essa posição dúbia do governo do PT com relação às FARC.

De fato, até hoje o PT não emitiu um pio, isto é, não proclama seu repúdio ao bando terrorista assassino que agora também opera em território venezuelano. Aliás, como postei aqui no blog, a Venezuela admtiu a existência dos acampamentos das FARC em seu território.

Em post mais abaixo há transcrição de matéria do portal da Folha.com, em que a Colômbia afirma que não retificará as denúncias contra a Venezuela de jeito nenhum e já antevendo as opiniões da tal "comunidade internacional", advertiu que trazer outras Nações com seus panos quentes para dentro desta discussão só beneficiará os narco-terroristas das FARC.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

9 comentários:

Anônimo disse...

É uma mensagem direta da Colômbia ao nosso lixão.

Próximo passo será revelar mais dados do computador.

O PT vai se f**** nessa!

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Sem dúvidas, a situação se complica a cada dia.

O Hugo Chaves se radicalizou como é do seu costume, de não saber ou procurar conviver em respeito às divergências, como dever de um Presidente de República.

Às FARC estão no território da Venezuela, exercendo o Narcon-tráfico e agindo com violências na Colômbia, não para derrubar o Governo, mas para implantar um Sistema Libertino-Narco-Financeiro e destruir à democracia colômbiana, para anexá-la e compor-se da Gran-Colômbia do passado, dos tempos de Simon Bolívar e ficar sob contrôle do Hugo Chaves. È uma expansão, com anexação como sempre fazem os ditadores, territorial da Revolução Bolivariana, cujo maior interessado é o próprio Hugo Chaves, com suas Interligações com o Foro de São Paulo, onde o Lula é um dos seus pontos-chave.

Assim o Lula não tem nmoral ou neutralidade e o governo da Colômbia não será um ingênuo de aceitá-lo como interlocutor na negociações.

Como é afeito a confusão e pretender aparecer como super-macho revolucionário, o Hugo Chaves também não aceitará outros líderes latinos que não forem simpáticos do Foro de São Paulo.

Assim a situação se complica e nós brasileiros, a partir de outras lideranças e das FFAA, devemos ter muita cautela nessa condução, esperando que o Lula encontre uma solução para resolver esse embróglio em que ele mesmo se meteu desnecessariamente, arvorando de ser um iluminado super-inteligente e ainda articulando um status quo para permancecer no poder, praticando as suas corrupções tais como sempre fazia quando dirigia os seus sindicatos.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

A verdade é que as FARC já teriam acabado se o Coroner Lua da Sirva não tivesse empregado uma grande soma de recursos nossos para retirar o que resta dela da Colômbia, pois, afinal de contas, se o narcoterrorismo já não tem atuação no território colombiando, de onde vem suas armas e sustento?

Anônimo disse...

Intermediar o que? Essa turma : LUla EVO, Correa sao todos pró Farcs. Querem que Uribe aceite isso?
kkkkkkkkk....

Anônimo disse...

Só quem não conhece o brasil, é que confia nesta desgraça denominada brasil.

claudio disse...

"Posição dúbia do governo do PT"?!!!
Não acho dúbia não, o governo e mais ainda o PT apoiam esses terroristas e ponto final.
Aluízio, se o rei do tártaro for mediar a crise ele vai querer que o governo eleito, democraticamente pelo povo colombiano, renuncie e entregue o poder as FARCs!

E na nossa imprensa vagabunda só se vê manchetes que dizem "Uribe não aceita plano de paz de Chaves"! Plano de paz do Chaves!!! Agora o protoditador é a vítima do malvado direitista Uribe que não quer a paz! Bando de vagabundos!

Anônimo disse...

Mas é claro que Uribe tem que desconfiar.

Anônimo disse...

Gente esse assunto das Farcs e comunismopetista tem que ser malhado dia e noite na cabeca dos brasileiros. E´um assunto que tem que divulgar. Esclarecer, e nao jogar pra baixo do tapete.

Anônimo disse...

Tem que levar o filme Soviet History para escolas, worksshos, reunioes, festa e apresentar essa barbaridade que é o comunismo. Esclarecer os jovens. Dia e noite, bater nessa tecla.