TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 07, 2010

ARTIGO: Dilma e o aborto

Por Nilson Borges Filho (*) 

A candidata Dilma Rousseff em entrevista à revista Marie Claire afirmou, sem rodeios, ser favorável a descriminalização do aborto. Em outra oportunidade, manteve a mesma posição quando questionada pelo jornalista Fernando de Barros e Silva, em encontro patrocinado pelo jornal Folha de São Paulo. Isso é fato e está comprovado pelas duas reportagens, uma impressa e a outra em vídeo. Negar o que está escrito e gravado é desonestidade intelectual. Mais do que isso, é confundir o eleitor.

A coordenação de campanha de Dilma Rousseff  possui números que comprovam que o eleitor católico e evangélico, em sua maioria, rejeita a candidata petista. Como se isso só não bastasse, chegou ao conhecimento do PT que cresce, nas redes sociais, movimentos contrários ao posicionamento  de Dilma,  que seria favorável à legalização do aborto.

A candidata tem se esforçado para negar o que realmente afirmou, aumentando mais ainda a desconfiança do eleitor com relação às suas opiniões. O ministro licenciado, Alexandre Padilha, ficou encarregado pela coordenação de campanha de desconstruir o discurso original de Dilma Rousseff, sempre em defesa  da legalização do aborto.

O discurso de Padilha é no sentido de que tanto Dilma como Serra pensam igual em relação ao tema. Padilha mente. E de forma descarada, pois contra os fatos não há nada que possa ser feito. Aliás, Padilha deveria ter um pouco mais de cuidado no papel de tarefeiro do partido, pois antes de ser ministro é médico por formação e sabe, melhor do ninguém, a gravidade do que está sendo discutido.

Essa mudança de opinião de Dilma Rousseff está provocando um efeito perverso, pois para o eleitor já no dia seguinte ela pode mudar de opinião e voltar a defender a legalização do aborto. Na verdade, Dilma não só expôs a sua posição pessoal sobre o assunto, como reproduziu o que consta do seu programa de governo, quando trata de saúde pública.

José Serra defende posição divergente, totalmente contrário à descriminalização do aborto. As duas posições são antagônicas e nem mesmo se aproximam, seja na forma ou no conteúdo. Não restam dúvidas que na sociedade civil existem grupos que defendem a tese de que o aborto deva ser descriminalizado, com base em argumentos fortíssimos, principalmente quando está em jogo a saúde da mulher. Na outra ponta, movem-se grupos que consideram a descriminalização do aborto como um atentado à vida. Argumento que não pode ser descartado, com a mera alegação de se tratar de uma justificativa moral ou religiosa.

Curiosamente, a candidata Dilma Rousseff está se afastando da sua posição e do programa do seu partido – apesar de acreditar que esta é a melhor saída para as mulheres que não desejam ser mães – visando apenas fins eleitoreiros. Dilma Rousseff não mudou de opinião sobre a descriminalização do aborto. Nessa altura do campeonato, negar o que disse pode lhe trazer muito  mais prejuízo eleitoral caso permanecesse com a posição inicial. 

(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em Direito e articulista colaborador deste blog. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

4 comentários:

El Príncipe Da Treta disse...

A questão não é só aborto mas tbm aquela lei pra gay que tira o direito de livre expressão de quem for contra (no caso a maioria) inclusive o indio da costa ja falou sobre o tema, este blog tbm deveria falar...
Acho estranho tirar o direito de livre expressão do povo de uma nação democratica por conta do que fazem dois homens na cama, neste caso eu concordo com o indio da costa, quando ele se coloca contra.

samuel disse...

É A MENTIRA ESTÚPIDA!!
Tentar apagar o que está fartamente documentado, MENTINDO, é mais relevante do que a posição de Contra ou Pró.
Sugiro ao dono do blog que faça constar em forma de folheto o texto abaixo com a recomendação que seus leitores copiem e distribuam:
VOTAR EM MENTIROSA (O) É TAMBÉM SER MENTIROSO (A)
“A mentira é o degrau de todos os vícios.”
“A mentira só dura enquanto a verdade não chega.”
“A mentira monta na garupa da dúvida.”
“A mentira corre mais que a verdade.”
“A mentira não tem pés, mas anda veloz.”
“A mentira corre, mas a verdade a apanha.”
“A mentira é o autor de toda a maldade.”
“O ‘quase’ e o ‘talvez’ encobrem muita mentira.”
“A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, mais engrossa.”
“Às vezes são precisas muitas mentiras para sustentar uma.”
“Após uma mentira, vem outra ainda maior.”
“A mentira é o degrau de todos os vícios.”
“Uma mentira descobre outra.”
“A mentira é como a desgraça, nunca vem só.”
“A mentira dá flores, mas não frutos.”
“Mentira é sempre vencida.” “A mentira tem pernas curtas.”
A mentira tem pernas curtas, barba branca, língua presa e falta-lhe um dedo...
“o povo que aplaude os mentirosos merece ser logrado.”
DE MENTIRA EM MENTIRA CHEGARAM E QUEREM SE PERPETUAR NO PODER...
leia: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/; http://www.coturnonoturno.blogspot.com/
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/; http://aluizioamorim.blogspot.com/
Dilma Presidente: aborte essa idéia!

Anônimo disse...

Dilma presidenta? ABORTE essa idéia!

Crato.

Fátima disse...

Hoje é dia #NASCITURO# !o QUE VAMOS COMEMORAR NO BRAIL, SE #DILMAGANHAR#?vAMOS REZAR PELOS QEU NÃO PODERÃO NASCER, SE ESTA MULHER TEIMAR EM QUERER GANHAR E SER UMA PRESIDENTA! RRSRRRRSRKKKKK#NÃOVOTONADILMA# pENSE NISSO, MERECEMO COISA MELHOR!
APROVEITANDO A DEXA, DIGO:E, MARINA ESTÁ QUERENDO ROER A CORDA?SERÁ? oNDE ESTÁ SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS TAMBÉM? #ACORDABRASIL#