TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, junho 25, 2011

UM PAÍS NÃO PODE SER MANEJADO PELO TWITTER

Chávez tentando governar a Venezuela pelo Twitter
Reproduzo as declarações do prefeito da região metropolitana de Caracas, o oposicionista Antonio Ledezma e, na seqüência analiso a situação política gerada pela doença de Chávez que há mais de dez dias se encontra em Cuba hospitalizado mas que não transfere o poder para o seu vice. Tenta governar através do Twitter! Leiam:

"Não se pode manejar um país via Twitter", afirmou neste sábado o prefeito da região metropolitana de Caracas, a capital venezuelana, Antonio Ledezma, que é de oposição ao chavismo, ao referir-se à situação gerada pelo afastamento do ditador Hugo Chávez para tratamento de saúde em Cuba, onde segue internado em 'estado crítico' conforme revelou o jornal El Neuvo Herald em reportagem que reproduzi aqui no blog em post mais abaixo.
"Nesta hora de confusões nos perguntamos: em mãos de quem está a pessoa que pode comprometer legalmente a Venezuela?, fustigou o Prefeito.
Ledezma também se pronunciou sobre a maneira como foi comemorada a Batalha de Carabobo, data histórica da Venezuela. "Aqui não se vão resolver os problemas com uma obra de teatro, mas com uma batalha contra a pobreza" - disse o prefeito acrescentando que "um governo acéfalo como o que temos não é capaz de manejar um país imerso numa profunda crise estrutural, onde são os mais inocentes que sofrem as conseqüências da improvisação, da desídia e da irresponsabilidade."
Ledezma é um dos nomes da oposição que se apresenta como candidato à sucessão de Hugo Chávez nas eleições marcadas para o ano que vem. Do site Noticias24

MEU COMENTÁRIO: O que acontece na Venezuela neste momento já é uma crise institucional decorrente do aniquilamento das instituições democráticas pela ditadura chavista. Num regime democrático uma doença e até mesmo a morte do Chefe de Estado não causam qualquer abalo político. O vice-presidente assume  ou dependendo das disposições legais acordadas na Constituição do Estado são convocadas novas eleições.
O Prefeito Ledezma tem razão ao referir-se ao fato de que não é possível dirigir um país através do Twitter. Como vocês podem conferir acima no facsímile estão selecionadas duas postagens de @ChavezCandanga no microblog.
Como numa monarquia absolutista Chávez é o Luiz XIV botocudo por encarnar o Estado venezuelano: 'O Estado sou eu', jactava-se o monarca francês. 
A situacão em que se encontra a Venezuela neste momento pode atingir também a Bolívia, o Equador e futuramente o Peru onde assumirá Humala, também ele tido como líder carismático. Recentemente, o Brasil esteve a um passo de viver esse Estado dependente de uma só pessoa, quando se aventou o terceiro mandato de Lula. Ainda assim, sem ter se concretizado esse funesto plano do PT, Lula segue exercendo seu carisma e o governo brasileiro enquanto estiver nas mãos do PT estará dependente de Lula, fato que perverte as instituições tornando o país sucetível a crises institucionais sérias.
Neste momento se tem uma lição de teoria política ao vivo e em cores, mas não acredito que motive esses professores das universidades brasileiras, na sua maioria alinhados ao PT, a utilizá-las em sala de aula para explicar aos seus alunos por quê todas as ditaduras são deploráveis, ridículas e caricatas e como são capazes de arruinar uma Nação.
De quebra os professores de teoria política, teoria geral do Direito e Direito Constitucional poderíam realizar um excelente seminário com seus alunos a respeito de democracia x autoritarismo e as razões pelas quais a dominação carismática (sentido weberiano) produz um estado de crise permanente em função de sua perene instabilidade política.

2 comentários:

Anônimo disse...

Chávez tem quadro clínico crítico, diz jornal dos EUA

25 de junho de 2011 // 16h09 (Agência Estado)




O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está internado em um hospital de Havana há duas semanas, estaria enfrentando "um quadro clínico crítico", segundo fontes do serviço de inteligência dos Estados Unidos, informou o site do jornal norte-americano de língua espanhola El Nuevo Herald, neste sábado.

As fontes, que falaram sob a condição de anonimato, disseram que não podiam confirmar a notícia que o mandatário venezuelano está sendo tratado de um câncer de próstata, versão que está sendo sussurrada com cada vez mais frequência nas altas esferas venezuelanas. Mas uma delas disse que o estado de saúde de Chávez "é crítico; não grave, mas crítico, complicado."

Por outro lado, as fontes do serviço de inteligência que têm acompanhado de perto a situação em Caracas confirmaram que a filha de Chávez, Rosinés, e sua mãe, Marisabel Rodríguez, saíram da Venezuela com destino à Cuba em um avião da Força Aérea há três dias. "Marisabel e sua filha saíram do país de forma intempestiva", comentou outra das fontes.

Início das suspeitas

O mistério sobre o estado de saúde de Chávez e sua reclusão desde que viajou para Cuba acentuaram as especulações sobre seu verdadeiro estado de saúde. Ele falou brevemente à televisão estatal venezuelana logo depois da cirurgia, tirou fotos no hospital, divulgadas na quinta-feira, e deixou mensagens no Twitter. Mas não mencionou até agora quando voltará a seu país.

Segundo o governo, Chávez foi operado de um abscesso pélvico em 10 de junho, em um hospital de Havana, onde estava em visita oficial. A coalizão de oposição, Mesa de la Unidad Democrática (MUD) exigiu nesta semana informes médicos diários sobre a saúde do presidente. "Não pode haver segredos nesta matéria. Governos autoritários enviam fotos, na democracia há informação", disse o deputado Américo de Grazia, líder da coalizão.

Pós Chávez?

Os crescentes rumores sobre o estado de saúde de Chávez têm gerado especulações sobre o que aconteceria com a Venezuela caso ele seja obrigado a deixar o cargo.

Existem distintas facções dentro do chavismo, que se enfrentam frequentemente. Não se sabe quem seria o sucessor do presidente. De acordo com analistas, mesmo a percepção de que Chávez poderia ficar algum tempo fora do governo seria suficiente para gerar um forte choque interno pelo controle do movimento chavista.

Por enquanto, os altos funcionários do governo redobram os esforços para manter um ar de tranquilidade repetindo a todo instante, sem dar detalhes, que Chávez se recupera de forma satisfatória. "Posso testemunhar sobre a saúde do presidente", disse o governador do estado de Barinas e irmão do presidente, Adán Chávez, em declaração à televisão estatal, na quarta-feira.

Gabriel Nunes disse...

Espere aí! Por que o Chávez tem Twitter, isso não é coisa feita pelo império ianque?