TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, abril 16, 2011

DISPARADA DA INFLAÇÃO AGITA A BOLÍVIA

Morales distante dos distúrbios: pausa para descanso
Episódios de violência marcaram nesta sexta-feira o nono dia de protestos na Bolívia, onde trabalhadores de várias categorias querem que o governo conceda um aumento salarial maior do que o já prometido.
A central sindical Central Operária Boliviana (COB) convocou por tempo indeterminado uma greve geral, que conta com a participação de mineiros, professores, profissionais da saúde e da área rural.
Em La Paz, sede do governo e cidade mais populosa, manifestantes interromperam o trânsito em alguns pontos e forçaram a suspensão das linhas de ônibus intermunicipais.
Ocorreram choques entre professores rurais e policiais na estrada que liga La Paz ao Estado de Oruro.
A TV ATB afirmou que, em Oruro, policiais lançaram gás lacrimogêneo e os manifestantes usaram dinamites, pedras e garrafas no confronto com as forças de segurança.
O uso de dinamite é comuns nos protestos bolivianos, especialmente por mineiros. O explosivo também simbolizou os protestos liderados pelo presidente Evo Morales, com apoio da COB, antes de chegar à Presidência, em 2006.
Em vários pontos do país também houve bloqueio de estradas.
INFLAÇÃO
Segundo a imprensa local, as manifestações desta sexta-feira foram maiores do que as de outros dias. A edição online do jornal "La Razón", por exemplo, afirmou que "o conflito entre COB e governo se torna violento e se espalha pelo país".
Em uma reunião com representantes dos governo no início da semana, os manifestantes se negaram a aceitar um acordo, condicionando isso à presença de Morales na mesa de negociações.
A explicação oficial do governo para a ausência de Morales é que o presidente estava "participando de atividades locais" no Estado de Tarija (sul do país).
O governo propôs um aumento de salarial 10%, mas os manifestantes exigem reajuste de 15%, alegando a alta inflacionária.
O ministro das Comunicações, Ivan Canelas, disse nesta sexta-feira que o governo voltou a convocar os líderes do movimento para uma negociação na quinta-feira, "mas eles não compareceram".
De acordo com a agência de notícias oficial boliviana ABI, Canelas disse que "os ministros mantêm disposição para o diálogo". 
A agência disse também que Morales já teria se reunido com manifestantes, mas sem sucesso. Do portal da Folha de S. Paulo

4 comentários:

paschoal disse...

Aluizio, agora, sem a presença do pinguço de garanhuns para alisar a cabeça ôca do índio de araque as coisas começam a se complicar para o lado delle. Espero que um raio lhe parta os miolos antes que seu povo acabe pior ainda!

Anônimo disse...

Alô Aluizio
E na Venezuela também deve sair pela mesma trilha e Brasil e Equador,etc..
http://www.bloomberg.com/news/2011-04-15/venezuela-raises-some-food-costs-48-amid-inflation-surge-1-.html

abraços
karlos

Anônimo disse...

É amigo do pinguço?
então fiquem tranquilos que o brasil vai salvá-los,
afinal pode até ser cocaleiro, mas sendo amigos do cara nada acontecerá...

Anônimo disse...

Prezado Aluizio:

Como costuma dizer o Reinaldo Azevedo, tanto esse tiranete boliviano, como o seu mentor venezuelano, ainda vão acabar pendurados em praça pública...